Conecte-se conosco

Acre

Mãe de aluno suspeito de passar a mão em colega diz que ele tem problemas mentais e teme transferência para presídio no AC

Publicado

em

Mãe de aluno suspeito de passar a mão em colega diz que ele tem problemas mentais e teme transferência para presídio no AC — Foto: Arquivo pessoal

Mãe de aluno suspeito de passar a mão em colega diz que ele tem problemas mentais e teme transferência para presídio no AC — Foto: Arquivo pessoal

A mãe do aluno de 20 anos que foi preso nesta semana, em Assis Brasil, interior do Acre, suspeito de passar a mão em uma colega na escola revelou ao g1 que ele tem problemas mentais e recebe acompanhamento médico no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) e teme que ele seja transferido para o presídio.

“Ele é doente mental, tenho todos os papéis do Hosmac, tudo. Ele faz tratamento desde 2013 lá e decidiram decretar a prisão preventiva dele e não estão tratando ele como deve, sem tomar os medicamentos. E se ele for levado para o presídio tenho medo que matem ele”, disse a mãe do estudante, Cosma da Silva.

O caso ocorreu na terça-feira (20) e Mateus Nunes acabou preso suspeito de passar a mão nas nádegas de uma colega, de 15 anos. Os dois são alunos da Escola Profª Íris Célia Cabanellas Zannini. O jovem foi detido por importunação sexual.

Segundo a direção, o jovem começou a estudar tarde, foi oferecido para ele fazer o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), mas a família preferiu mantê-lo em ensino regular. A direção informou ainda que, mesmo sem laudo, o aluno apresenta algumas necessidades especiais e faz uso de medicamento específico.

A família apresentou documentos de acompanhamento médico feitos no hospital, na delegacia, mas, mesmo assim, na audiência de custódia, foi decretada a prisão preventiva dele, que aguarda para ser transferido para o presídio, em Rio Branco. A mãe dele disse que o advogado entrou com habeas corpus.

“Ele tem esquizofrenia, distúrbio de conduta. E se ele descer para o presídio, podem matar ele porque não tem noção. Não sei como chamaram a polícia sabendo que ele tinha problema. Todo mundo conhece ele que já é paciente há nove anos, quem vê percebe porque não fala coisas com sentido, tem 20 anos, mas a mente dele é como de uma criança”, contou.

Cosma informou ainda que foi feito o pedido de internação e como se trata de caso de saúde mental, o Ministério Público Estadual (MP-AC) deve se manifestar. Ela conta ainda que o filho e o pai dele se mudaram recentemente para a cidade e que antes eles moravam em Senador Guiomard e na cidade as pessoas já o conheciam e já tinha acontecido antes, mas como era conhecido, ao ser preso, foi enviado para o Hosmac.

O delegado Erick Maciel disse que depois da prisão ele passou pela audiência de custódia, a defesa apresentou documentos, mas o juiz determinou a prisão preventiva dele. O jovem segue na delegacia porque devido à distância da capital acreana, as transferências de presos só ocorrem duas vezes na semana e, caso a defesa consiga a manifestação favorável pela soltura dele, pode não ser transferido.

“A defesa dele apresentou uns laudos durante a audiência mas, como virou ação penal, saiu da nossa ossada, e a defesa deve pedir o exame de insanidade mental dele. Só que esta questão é complexa porque nem toda patologia mental pode tirar a culpabilidade da pessoa. O perito tem que dizer que ele tem a doença mental e que naquele momento tirou o entendimento dele do caráter ilícito do fato”, explicou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais

Derivan Vitor da Silva, de 30 anos, é acusado de estuprar a própria prima, uma adolescente de 14 anos, na quinta-feira (25), no Ramal 07, às margens da BR-364, em Cruzeiro do Sul, no Acre. Segundo a Polícia Militar, não foi possível realizar buscas imediatas pelo suspeito devido às más condições da via vicinal e à disponibilidade de apenas um quadriciclo no atendimento da ocorrência.

A equipe da PM foi acionada, mas as fortes chuvas tornaram o ramal intransitável para a viatura. Diante da situação, os policiais retornaram à Base Ambiental e seguiram até o local utilizando um quadriciclo.

De acordo com o relato da vítima, ela havia ido de motocicleta com o primo até a Vila Santa Luzia para fazer compras. No retorno pelo Ramal 07, Derivan teria parado o veículo em uma área isolada e a conduzido até uma região de mata. A adolescente contou que tentou fugir, mas foi agarrada pelo pescoço pelo agressor, que sacou uma faca da cintura.

Ainda segundo a vítima, ela tentou tomar a arma branca, sofrendo um corte no braço. O suspeito apresentava sinais de embriaguez e, sob ameaça e uso de força física, teria consumado o estupro, colocando a faca em seu pescoço e ameaçando cortar sua garganta caso o crime fosse revelado.

A irmã da adolescente relatou à PM que, pouco antes de a vítima chegar em casa, Derivan apareceu na residência extremamente nervoso e sem camisa, pegou uma mochila e fugiu rapidamente do local. Logo depois, a adolescente chegou chorando, com as roupas sujas de lama e sangue, afirmando ter sido estuprada pelo primo.

Como a guarnição era composta por apenas dois policiais e o quadriciclo já estava com a capacidade ocupada pela vítima e sua responsável, não foi possível iniciar buscas pelo suspeito naquele momento. Na Delegacia Geral de Polícia Civil, a adolescente não foi ouvida no mesmo dia por se tratar do feriado de Natal e pela ausência de profissional disponível.

“Por conta da demora do deslocamento, por conta de difícil acesso, ao chegar lá não conseguiram mais localizar o autor. Foram feitos os registros na delegacia e a partir daí vai ter uma apuração dos fatos e com certeza vai ser feita uma tentativa de buscar esse autor”, citou o subtenente Janderson, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo

Acre

Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Publicado

em

Foto: David Medeiros

A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.

De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros

Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.

Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros

Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.

Comentários

Continue lendo

Acre

Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros

Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.

Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.

O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

 

 

 

Comentários

Continue lendo