Conecte-se conosco

Brasil

Maduro rechaça ultimato europeu e diz apoiar reunião de grupo de contato da UE

Publicado

em

Presidente venezuelano instou líder opositor a ‘abandonar estratégia golpista’

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro discursa para militares em base naval de Turiamo Foto: Palácio de Miraflores / REUTERS

CARACAS — O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rechaçou o ultimato europeu, cujo prazo se encerra neste domingo, e descartou a convocação de novas eleições presidenciais. Em entrevista à rede espanhola La Sexta, o líder venezuelano disse apoiar a reunião do grupo de contato internacional, anunciada para quinta-feira com presença de ministros da União Europeia e de países da América Latina.

Diante do ultimato europeu, que deve se transformar nesta segunda-feira em uma onda de apoio internacional ao líder opositor Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino do país, Maduro afirmou que não dará seu “braço a torcer por covardia”.

— Por que a União Europeia tem que dizer a um país do mundo que já fez eleições que tem que repetir suas eleições presidenciais porque não ganharam seus aliados de direita? — questionou Maduro, entrevistado em Caracas pelo jornalista Jordi Évole.

Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Portugal e Holanda advertiram que, caso Maduro não convocasse novo pleito presidencial, reconheceriam a autoridade de Guaidó.

— Tentam nos encurralar com ultimatos para nos obrigar a ir a uma situação extrema de enfrentamento — denunciou Maduro, que insistiu em sua proposta de antecipar as eleições legislativas. A oposição controla desde 2015 a Assembleia Nacional, hoje presidida por Guaidó e com poder anulado pela convocação chavista da Assembleia Nacional Constituinte, em 2017.

No dia em que se encerra o prazo, a União Europeia anunciou que será coanfitriã de uma reunião do grupo de diálogo criado pelo bloco para a crise da Venezuela, ao lado de Uruguai. Estarão presentes ainda chanceleres da Bolívia, da Costa Rica e do Equador na reunião inaugural de quinta-feira, em Montevidéu. Maduro destacou apoiar a “boa iniciativa” do grupo.

— Eu apoio esta conferência. Torço para que, desta iniciativa, venha uma mesa de negociações, de diálogo entre os venezuelanos, para resolver nossos assuntos, para agendar um plano, uma rota de solução aos problemas da Venezuela — disse.

Durante a entrevista à La Sexta, Maduro enviou uma mensagem a Guaidó.

— Que abandone a estratégia golpista. Se quer conseguir algo, sente-se em uma mesa de negociação cara a cara — desafiou o presidente.

Guaidó já disse que não se engajará em diálogos “falsos” que deem oxigênio ao governo e o permita ganhar tempo. O líder opositor diz que os venezuelanos continuarão nas ruas “até que cesse a usurpação” de poder de Maduro. O líder bolivariano assumiu em 10 de fevereiro um segundo mandato presidencial após eleições marcadas por denúncias de fraude e abstenção de 54%.

O Globo e AFP

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Acidente com lancha deixa 6 mortos em rio na divisa entre SP e MG

Publicado

em

Divulgação/ CBMMG
Corpo de Bombeiros foi acionado pela Polícia Militar

Uma colisão entre uma lancha e um píer terminou com seis mortos, entre eles uma criança de 4 anos, por volta das 23h desse sábado (21/2), no Rio Grande, na região de divisa entre Rifaina (SP) e Sacramento (MG). Outras nove pessoas foram socorridas com vida e encaminhadas para atendimento médico.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Uberaba (MG), 15 ocupantes estavam na embarcação após deixarem um bar flutuante e seguiam para um rancho quando ocorreu o acidente. Durante o trajeto, a lancha atingiu um píer localizado às margens do rio.

Segundo testemunhas, a estrutura estava sem iluminação no momento da batida.

O resgate contou com a ajuda de moradores da região, além de mergulhadores e equipes da Guarda Civil Municipal de Rifaina. Até o momento, não há confirmação se as vítimas morrerama fogadas em decorrência do impacto.

Os bombeiros informaram que o piloto da lancha não possuía carteira para condução de embarcações emitida pela Marinha do Brasil.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Mulher não aceita término e esfaqueia namorado durante briga

Publicado

em

Reprodução/ Top Mídia News
Mulher esfaqueia marido após não aceitar fim de namoro

Um homem, de 31 anos, foi esfaqueado pela companheira na madrugada desse sábado (21/2), em Rio Verde de Mato Grosso (MS). Segundo o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada após a vítima dar entrada na unidade de saúde com ferimentos causados por faca.

No hospital, o homem contou que havia discutido com a mulher no dia anterior e decidiu encerrar o relacionamento, pedindo que ela deixasse a casa.

Após a separação, ele resolveu sair com amigos e, ao retornar durante a madrugada, encontrou a companheira em frente à residência. Motivada por ciúmes, ela teria desferido vários golpes no rapaz, atingindo rosto, braços, ombro e costas.

Leia a reportagem completa em TopMídia News

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

SC: homem é preso por matar cães a machadadas e enterrar corpos

Publicado

em

Reprodução/ NSC Total
Cães foram encontrados enterrados em uma região próxima ao rio Benedito

Ainda de acordo com a PM, o vizinho filmou o momento em que o idoso, portando um machado, passou a desferir golpes contra um cachorro de porte médio. Em seguida, o suspeito ainda agrediu um segundo animal. Os casos aconteceram por volta das 9h30min na Rua Edmundo Bell, região próximo ao Museu da Música.

Leia a reprotagem completa em NSC Total

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo