Acre
Maduro denuncia “hacking massivo e brutal” ao Conselho Eleitoral Venezuelano
“Este triunfo é o seu triunfo, comandante Hugo Chávez (…) e o país segue os caminhos que foram indicados”, comemorou Nicolás Maduro, ao saber que iniciará um terceiro mandato de 6 anos

Segundo presidente Maduro, o mesmo disse que queria evitar o primeiro boletim oficial e por isso demorou tantas horas para dar os primeiros resultados.
Oposição venezuelana denuncia que o Conselho Eleitoral se recusa a transmitir o resultado da ata

A oposição venezuelana denunciou esta noite, quatro horas após o encerramento dos centros de votação, que o Conselho Nacional Eleitoral Venezuelano não está a entregar as actas às suas testemunhas ou observadores. Delsa Solórzano foi à comunicação social dizer que os observadores estão a ser retirados de diferentes centros e o que é ainda pior, “a transmissão dos resultados das atas foi paralisada”.
Mas ao mesmo tempo disse triunfalmente que com os registos que recolheram anteriormente, já têm o suficiente para saber o que se passa no país, sem ousar dizer que estaria a fermentar uma fraude eleitoral, mas insinuando-a.
“O que se passa é que não querem imprimir as atas e não querem transmiti-las. Então, a transmissão ficou paralisada, o Conselho Nacional Eleitoral, através dos seus operadores, está a recusar-se a transmitir o resultado das atas, “, revelou Solórzano, líder do Encuentro Ciudadano e principal testemunha da oposição perante o Conselho Nacional Eleitoral.
E voltou a pedir aos seus colaboradores: “Não saiam dos centros de votação antes de ter a ata em mãos, ter esta ata é um direito legal que está previsto em todos os regulamentos eleitorais venezuelanos, está previsto na lei do processo eleitoral. , bem como a regulamentação emitida pelo Conselho Nacional Eleitoral a este respeito. A não entrega da ata é totalmente ilegal.”
“Qual é o padrão que estamos a ver neste momento? Há um número significativo de centros de votação onde estão a retirar as nossas testemunhas. Estão a forçá-las a sair. Num outro número significativo de centros de votação estão a recusar-se a transmitir o resultado da votação. minutos”, ele repetiu.
Concluiu dizendo que como oposição são capazes de defender a vontade do povo. “A vontade dos cidadãos foi expressa no pleno exercício de um direito humano. Porque os direitos políticos são direitos humanos. E como todos nós fizemos, durante toda a nossa vida, vamos defender os direitos dos cidadãos e a vontade dos cidadãos. aos cidadãos o que já foi expresso”
Por sua vez, Perkins Rocha, uma das figuras públicas do Comando María Corina Machado, expressou: “Não estamos dispostos a que nos seja tirada a felicidade que os cidadãos hoje saíram às ruas. pessoas que representam esta aliança política fundamental, estamos dispostos a defendê-las e não vamos abandoná-las.
“Não permitiremos que a soberania popular seja violada , há 90 mil testemunhas que permanecem nos seus centros eleitorais e vamos acompanha- las . Para não violar os cidadãos , temos a prova de “quais foram os resultados , é hora de dizermos a verdade, para isso estaremos dispostos a dar a nossa vida ”, concluiu Rocha.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.