fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Lula amplia visitas à Amazônia, mas Acre segue fora da agenda presidencial

Publicado

em

O presidente chegou a traçar um plano de visitar todas as unidades da Federação ao longo de 2024, o que não aconteceu

Mesmo cumprindo as agendas na Região Norte, o presidente voltou a excluir o Acre da lista de visitações. Foto: assessoria 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta semana no Pará e no Amapá para cumprir uma série de compromissos na Região Norte. No entanto, o Acre segue fora da lista de visitações, mantendo-se entre os poucos estados que ainda não receberam a presença do presidente desde o início do terceiro mandato, em 2023.

Além do Acre, Rondônia e Tocantins também não foram visitados por Lula. O presidente havia anunciado a intenção de percorrer todas as unidades da Federação ao longo de 2024, mas a meta ainda não se concretizou.

Até o momento, Lula já passou por 19 estados neste ano, visitando 65 cidades. Em 2023, o número de cidades visitadas foi menor: apenas 36.

Jorge Viana perdeu prestígio? 

A ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visitas ao Acre desde o início de seu terceiro mandato levanta questionamentos sobre o prestígio do partido no estado. Mesmo com Jorge Viana – principal nome do PT acreano – ocupando a presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), não houve articulação suficiente para garantir a presença do chefe do Executivo na região.

Ausência de Lula no Acre expõe fragilidade do PT no estado

A falta de prioridade dada ao Acre pode refletir um enfraquecimento da legenda no estado, algo que pode se tornar um obstáculo nas eleições de 2026. O PT tem como meta eleger um senador, e o apoio nacional será crucial para viabilizar essa estratégia. No entanto, a ausência de Lula pode indicar dificuldades na consolidação de alianças e na mobilização da base eleitoral local.

A conjuntura sinaliza que o PT precisará reavaliar sua atuação no Acre para evitar um cenário ainda mais desafiador nos próximos pleitos.

A exclusão do Acre da lista de Lula mostra ainda que o caminho não deve ser fácil para o PT nas eleições de 2026. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo

Acre

*Em Brasília, Gonzaga e Alan se reúnem com ministro de Portos e Aeroportos para tratar de voos internacionais do Acre para o Peru

Publicado

em

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Luiz Gonzaga, participou nesta terça-feira (11), em Brasília, de reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, para tratar de voos internacionais do Acre para o Peru. Gonzaga esteve acompanhado do senador Alan Rick, deputado federal Roberto Duarte e o prefeito em Exercício de Feijó, Juarez Leitão.

Gonzaga, que defende a integração comercial e turística entre Acre e Peru como ferramenta de desenvolvimento econômico do estado, afirmou que o início dos voos comerciais e de cargas saindo do Acre para o Peru e vindo do Peru para a Amazônia vai impulsionar a economia local e gerar emprego e renda aos acreanos.

“É uma conquista muito importante para o nosso estado. Estamos trabalhando para fomentar o comércio bilateral entre o Acre e Peru e esses voos vão contribuir muito com isso. Poderemos enviar nossos produtos ao países vizinhos e compramos produtos mais baratos. Tudo isso vai gerar mais emprego e renda ao nosso povo”, disse o deputado.

Gonzaga destacou ainda que o ministro garantiu que virá ao Acre entre abril e maio para anunciar o início dos voos entre os dois países. O parlamentar aproveitou para agradecer ao senador Alan Rick que intermediou a reunião juntamente com o ministro e ao deputado Roberto Duarte.

“Quero agradecer ao senador Alan Rick que sempre tem nos ajudado muito com as pautas do Acre, e o deputado federal Roberto Duarte pelo apoio. Estamos ansiosos para o início desses voos que será importante para a integração comercial”, afirmou Gonzaga.

O parlamentar aproveitou também para agradecer ao governador Gladson Cameli pelo empenho em fortalecer a integração comercial entre Acre e Peru.

“O governador Gladson Cameli sempre foi um entusiasta dessa parceria com o Peru e graças ao governo do Estado o Acre agora terá ligação direta com o Peru e isso vai fortalecer a nossa economia”, finalizou.

O senador Alan Rick destacou que o início dos voos para o Peru vai ajudar a transformar o Acre em polo logístico de exportação. Alan aproveitou para agradecer ao deputado Gonzaga pelo apoio.

“Quero agradecer ao deputado Gonzaga pelo apoio nesse projeto. Essa parceria vai impulsionar voos de passageiros e cargas e abrir a rota das exportações brasileiras pelo Porto de Chancay. Temos um sonho de transformar o Acre em um polo logístico estratégico para o comércio exterior brasileiro e convidamos o ministro para visitar o Porto peruano no primeiro semestre deste ano”, disse o senador.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco recebi cônsul do Japão em Manaus e fortalecem parcerias

Publicado

em

O novo cônsul do Japão, em Manaus, Yuichi Miyagawa, acompanhado da assessora, Takako Shima, além do presidente e do vice-presidente da Associação Nipo-Brasileira no Acre, Eduardo Kawada e Luciano Sasai, realizou uma visita de cortesia à Prefeitura de Rio Branco, para fortalecer laços de cooperação entre as instituições. Essa é a segunda vez, durante a atual gestão, que um representante do consulado japonês visita à capital acreana.

Durante o encontro, foram estreitadas parcerias já estabelecidas entre o governo japonês e a prefeitura, como a Casa Rosa Mulher, projeto voltado ao acolhimento e suporte de mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi apresentado ao cônsul o Projeto “1001 Dignidades”, que chamou a atenção do representante japonês. Segundo o prefeito Tião Bocalom, a iniciativa despertou grande interesse, e há expectativa de que possa contar com o apoio do governo do Japão, seja por meio de sugestões tecnológicas ou outras formas de cooperação.

“Eu espero que a gente possa ter também uma parceria com o “1001 Dignidades”, pelo menos foi o que foi demonstrado durante a visita deles aqui. Se a gente pudesse ter o governo do Japão também participando de alguma forma, de repente sugerindo tecnologias, ajudando em algum tipo de tecnologia seria muito importante”, explicou o prefeito.

Outro tema abordado foi a agricultura familiar. A expertise japonesa no setor, especialmente na produção sustentável e orgânica, foi ressaltada como uma referência para possíveis colaborações. O Japão tem uma experiência milenar no aproveitamento de espaços e na produção agrícola sustentável. Esse diálogo pode resultar em avanços importantes para a agricultura familiar em Rio Branco.

“Tratamos também sobre a questão da agricultura familiar, que a gente sabe que os japoneses têm nisso daí uma experiência. Que já trazem a milhares de anos de aproveitamento, de espaço, da forma como tratar a agricultura como sendo com produtos orgânicos.  Então, eu penso que isso começa a estreitar a nossa relação no sentido de ter apoio também de lá, nessa questão da agricultura familiar mais sustentável”, complementou.

Segundo o diplomata japonês, o Japão mantém uma relação próxima com Rio Branco e já contribuiu com iniciativas importantes em parceria com outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Manaus. Até o momento foram realizados quatro projetos voltados ao fortalecimento das comunidades locais e à aquisição de equipamentos para a área da saúde, especialmente nos setores de saúde da mulher e da criança. O investimento total dessas ações, de acordo com ele, chega a cerca de R$ 2 milhões. Durante a visita, o cônsul destacou a importância da comunidade japonesa no Acre, que há décadas tem colaborado para o desenvolvimento da agricultura, da medicina e da educação no estado. Ele ressaltou que a viagem também teve como propósito conhecer melhor a atual situação do município e identificar novas oportunidades de cooperação.

“Esta minha visita o objetivo é conversar para promover ainda mais os laços, a amizade entre o Japão e a Prefeitura de Rio Branco e também para planejar mais projetos para essa Prefeitura do Rio Branco. E agradeço muito esse recebimento, e estou muito contente de estar aqui como cônsul do Japão, em Manaus.”

Comentários

Continue lendo

Acre

Comissão de Segurança Pública recebe policiais e bombeiros militares para discutir reivindicações

Publicado

em

A Comissão de Segurança Pública, de Combate à Violência e Narcotráfico da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma reunião nesta quarta-feira (12) para ouvir as reivindicações dos bombeiros e policiais militares. O encontro contou com a presença de representantes da categoria e deputados estaduais que integram a comissão.

O presidente da Comissão, deputado Arlenilson Cunha (PL), abriu a reunião destacando o compromisso da Aleac em mediar diálogos entre os trabalhadores da segurança pública e o governo. “Essa Casa sempre esteve à disposição para intermediar e buscar o entendimento. Agradeço a presença maciça dos militares nesta reunião, que é fundamental para avançarmos nas pautas da categoria”, afirmou. Em seguida, ele passou a condução dos trabalhos ao deputado Gene Diniz (Republicanos).

Por sua vez, Diniz reforçou a importância do debate e elogiou a união da comissão na defesa dos profissionais da segurança pública. “Esta é uma causa justa dos militares, especialmente na questão salarial. Quero cumprimentar os colegas deputados que têm trabalhado incansavelmente em favor dos policiais militares, civis, bombeiros e penais”, ressaltou.

“Os policiais e bombeiros militares do Acre prestam serviços essenciais à sociedade, mas ainda recebem salários menores do que outras forças de segurança pública. Desde 2018, buscamos corrigir essa desigualdade, pois, além de enfrentar perdas ao longo da carreira, ficamos entre os últimos no ranking salarial nacional. Temos uma das polícias mais honestas do Brasil, e isso, por si só, já deveria ser argumento suficiente para que o governo valorizasse a categoria. Uma polícia bem remunerada faz toda a diferença na segurança pública”, destacou o representante da Associação dos Militares.

O sargento Sóstenes, tesoureiro da Associação dos Praças da Polícia Militar, destacou a importância da valorização da carreira dos militares. Ele enfatizou a luta pela melhoria nas condições salariais e de progressão de carreira para a categoria, apontando as dificuldades enfrentadas.

“Os militares estaduais não possuem um plano de carreira, e isso impacta diretamente na progressão salarial da categoria. Atualmente, os aumentos são limitados e dependem da existência de vagas para promoções, sem garantias de crescimento. Nossa luta é para mudar essa realidade, garantindo que um soldado ou oficial possa planejar sua trajetória profissional com dignidade, tendo previsibilidade de reajustes salariais ao longo dos anos. Precisamos de um realinhamento que valorize aqueles que dedicam suas vidas à segurança pública”, defendeu.

Sóstenes também ressaltou a necessidade de uma atenção real e efetiva por parte do governo em relação à valorização dos militares. Segundo ele, a tropa está exausta não apenas pelas exigências do trabalho diário, mas também pela frustração de ver constantes discursos de reconhecimento sem que isso se traduza em melhorias salariais concretas. “O governador participa de solenidades, formaturas, faz toda aquela média de valorização, mas essa valorização não vem da forma que esperamos, que é a questão remuneratória”, criticou.

Ele também destacou o compromisso inabalável dos militares com a segurança pública e pediu compreensão dos parlamentares para intermediar uma solução. “Temos colocado nossa lealdade em jogo diversas vezes, mas não vemos a mesma lealdade por parte dos gestores do Estado. O compromisso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros é servir e proteger, independentemente das condições, mas é preciso que esse compromisso seja recíproco”, afirmou.

Ao final da reunião, o deputado Gene Diniz anunciou o encaminhamento do requerimento aos órgãos competentes, como a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e a Casa Civil, para que se iniciem negociações com os policiais e bombeiros militares. “Já passou do momento de ouvir, é hora de o governo tomar uma posição firme”, destacou o parlamentar. Ele reforçou que a Comissão buscará, ainda este ano, encontrar soluções concretas para atender as demandas da categoria, visando ações urgentes, e não apenas palavras.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo