fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Lixões ainda são problema para municípios do interior do Acre

Publicado

em

Prefeituras têm até 2014 para construir aterros sanitários.
Apenas dois municípios no estado, fazem destinação correta do lixo.

Francisco Rocha, do G1 AC

A população dos cinco municípios do Vale do Juruá (Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo) no interior do Acre, ainda sofrem com a poluição dos aquíferos, do solo e a proliferação de insetos. A falta de controle e fiscalização por parte das prefeituras, permite que estas áreas sejam invadidas por pessoas que buscam restos de alimentos.

Lixões trazem prejuízos à população (Foto: Francisco Rocha/G1)

Lixões trazem prejuízos à população (Foto: Francisco Rocha/G1)

Dos 22 municípios do Acre apenas dois fazem a destinação correta do lixo, Rio Branco e Senador Guiomar. Em muitos municípios os lixões estão situados a menos de um quilômetro do centro da cidade, como é o caso de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter. No mesmo local onde é depositado o lixo doméstico é despejado o lixo hospitalar e restos de animais, abatidos em matadouros.

De acordo com o Ministério Público Estadual, os gestores dos municípios do Vale do Juruá têm sido orientados a resolver os problemas dos lixões, que tem causado sérios danos à população e ao meio ambiente. A grande maioria das prefeituras construíram os lixões próximos de igarapés e até da pista de aeroporto, como é caso do município de Porto Walter.

Segundo o Ministério Público, as prefeituras têm até 2014 para extinguir os lixões e construir aterros sanitários. A determinação é da nova Lei 12.305/10, que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Algumas prefeituras já sinalizaram que estão trabalhando para resolver o problema. Em Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, técnicos já trabalham na elaboração dos projetos para implantação dos aterros sanitários, a partir do próximo ano.

A secretária de Meio Ambiente da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Francisca Nascimento, disse que o município já adquiriu a nova área que fica a 20 quilômetros do centro da cidade para construir o aterro sanitário. Segundo ela, o projeto para a implantação do aterro sanitário fica pronto ainda este ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Dia do Jornalista: A arte de transformar palavras em pontes e informação em poder

Publicado

em

Profissão que exige coragem para ouvir, questionar e buscar a verdade celebra sua importância na construção de uma sociedade informada e crítica

Este mercado, cada vez mais exigente, cobra deste profissional multi habilidades, que muita vezes vai além do jornalismo, expandindo para outras áreas da comunicação, como marketing, publicidade, propaganda e RP.

No Dia do Jornalista, celebrado neste 7 de abril, homenageamos a profissão que vai além da simples transmissão de informações – é ofício de coragem, empatia e persistência. Ser jornalista é ter a ousadia de ouvir as vozes silenciadas, questionar estruturas de poder e iluminar verdades que muitos prefeririam manter na sombra. É transformar relatos em pontes que conectam realidades, histórias em instrumentos de mudança e dados em ferramentas de emancipação.

Em um mundo de desinformação, o jornalista assume o papel de guardião da democracia, muitas vezes arriscando-se para estar onde a história acontece – seja em cenários de conflito, tragédias ou nas periferias negligenciadas. Sua missão é amplificar quem nunca foi escutado, desafiar narrativas convencionais e, acima de tudo, resistir.

Nesta data, reconhecemos aqueles que, com caderno e caneta, câmera ou microfone, insistem em construir um futuro onde a informação de qualidade seja direito de todos. Porque jornalismo não é sobre likes ou algoritmos – é sobre humanidade, ética e o compromisso inegociável com a verdade. Aos profissionais que diariamente transformam notícias em consciência: nossa homenagem e gratidão.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo

Acre

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido na Avenida Isaura Parente

Publicado

em

Acidente ocorreu após motorista de Renault Sandero não ver moto ao virar; vítima fraturou o fêmur, mas passa bem

Um acidente entre um carro e uma motocicleta na manhã desta segunda-feira (7) deixou o motociclista Bryon Sérgio ferido na Avenida Isaura Parente, próximo ao 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC). De acordo com informações preliminares, o Renault Sandero, dirigido por Andrea Elena, tentou virar à esquerda na Rua Canindé, mas não percebeu a aproximação da Yamaha/NMax, resultando em uma colisão frontal.

Bryon foi arremessado com o impacto, caindo sobre o teto do carro, mas permaneceu consciente. O SAMU prestou atendimento no local e o encaminhou ao pronto-socorro com uma fratura no fêmur direito e escoriações pelo corpo. Seu estado de saúde foi considerado estável.

O BPTRAN isolou a área para perícia, e os veículos foram liberados posteriormente, com a moto sendo entregue à família do condutor. O caso segue em investigação.

VEJA VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Paciente tenta fugir de hospital no AM com soro na veia; vídeo viraliza

Publicado

em

Homem desorientado foi contido por segurança após tentativa de fuga inusitada no Hospital Geral de Itacoatiara; cenas chamaram atenção nas redes sociais.

Screenshot

Um paciente não identificado tentou fugir do Hospital Geral José Mendes, em Itacoatiara (AM), no último domingo (6), ainda com o acesso venoso e o soro conectado ao braço. O momento foi registrado por uma testemunha e rapidamente viralizou nas redes sociais.

Nas imagens, o homem aparece com uma camisa cobrindo a cabeça, visivelmente confuso, enquanto caminha pelos corredores segurando o suporte do soro. Testemunhas alertaram um segurança, que conseguiu impedir sua saída do prédio.

O caso chamou atenção pelo modo incomum da tentativa de fuga, já que o paciente ainda estava em tratamento. O vídeo, que circulou amplamente na internet, gerou debates sobre as condições de atendimento e supervisão em unidades de saúde da região.

Até o momento, o hospital não se pronunciou sobre o estado de saúde do homem ou as circunstâncias do incidente.

VÍDEO:

Comentários

Continue lendo