Cotidiano
Lionel Messi ganha a Bola de Ouro pela oitava vez após temporada mágica e título da Copa
Astro argentino superou Mbappé e Haaland para ganhar o prêmio de melhor jogador da temporada; Vini Jr. ficou na sexta colocação
O argentino Lionel Messi foi eleito pela oitava vez o melhor jogador do mundo, na premiação da Bola de Ouro, da revista France Football, celebrada nesta segunda-feira (30), em Paris.
O astro argentino bateu seus principais concorrentes — entre eles Kylian Mbappé, do PSG, e Erling Haaland, do Manchester City — para levar o principal prêmio individual do futebol mundial.
Na temporada 2022/23, Messi marcou 42 gols e 26 assistências e comandou a seleção argentina para um épico tricampeonato na Copa do Mundo do Catar, além de ter conquistado o Campeonato Francês pelo PSG.
Com o oitavo título, Messi se isola ainda mais como o maior vencedor da história da Bola de Ouro. Na segunda posição está Cristiano Ronaldo, hoje no Al-Nassr, da Arábia Saudita, com cinco conquistas. Empatados com três vitórias, aparecem os lendários ex-jogadores Michael Platini, Johan Cruyff e Marco van Basten.
Em seu discurso após o anúncio do título, Messi fez questão de exaltar o legado de Diego Maradona, ídolo argentino que morreu em 2020 e que completaria 63 anos nesta segunda-feira.
“Hoje queria falar do Diego. Não tem lugar melhor para lhe desejar feliz aniversário aqui perto de tanta gente amando futebol, como ele queria. Onde você estiver, Diego, feliz aniversário. Isso vale também para você”, afirmou.
Pela segunda vez na história da premiação, o calendário europeu (de julho de 2022 a agosto de 2023), foi levado em conta para escolher os ganhadores, em vez do calendário anual (de janeiro a dezembro), como era nos anos anteriores.
Atuando na Liga Americana, longe dos holofotes da Liga dos Campeões e do velho continente, esta é provavelmente a última vitória de Messi na cerimônia, que deve abrir espaço para que os “mortais” levem a honraria individual.
O brasileiro Vinícius Jr. ficou na sexta colocação. Na premiação do ano passado, o atacante do Real Madrid e da seleção brasileira ficou em oitavo. Essa é a melhor colocação de um jogador brasileiro desde 2012, quando Neymar ficou em terceiro.
Confira o top 10 da Bola de Ouro masculina:
1º: Lionel Messi (Inter Miami/Argentina)
2º: Erling Haaland (Manchester City/Noruega)
3º: Kylian Mbappé (PSG/França)
4º: Kevin de Bruyne (Manchester City/Bélgica)
5º: Rodri (Manchester City/Espanha)
6º: Vinícius Jr. (Real Madrid/Brasil)
7º: Julián Álvarez (Manchester City/Argentina)
8º: Victor Osimhen (Napoli/Nigéria)
9º: Bernardo Silva (Manchester City/Portugal)
10º: Luka Modric (Real Madrid/Croácia)
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.