Conecte-se conosco

Cotidiano

Liga Acreana de Capoeira realiza eleição e define sua nova diretoria para o triênio 2025/2028

Publicado

em

A eleição foi conduzida por uma comissão eleitoral presidida pelo senhor Ozéias da Silva Figueiredo, conhecido como Mestre Caboquinho, ex-presidente da Liga Acreana de Capoeira

 

Por Ithamar Souza

Pela primeira vez, em 24 anos de existência, a Liga Acreana de Capoeira realizou uma eleição que não foi por aclamação. Neste pleito eleitoral, a instituição contou com duas chapas: uma composta por todos os membros do Grupo Cordão de Ouro, e a outra liderada pelo Mestre Caju, com apoio de outros grupos que integram a Liga.

A eleição foi conduzida por uma comissão eleitoral presidida pelo senhor Ozéias da Silva Figueiredo, conhecido como Mestre Caboquinho, ex-presidente da Liga Acreana de Capoeira. Ele foi auxiliado pelo secretário Adalcides Adalci Nunes de Amorim, conhecido como Mestrando Tainhas, e contou com o apoio técnico do senhor George “Nego”, presidente da UMARB (União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco).

Desta vez, de fato, houve uma eleição formal. A Chapa 1 foi composta por José Carlos Oliveira Cavalcante (presidente), Átila Amaral Santos (vice-presidente), Edmilson Costa de Souza (secretário) e Erica da Costa Carvalho (tesoureira). Já a Chapa 2 apresentou Eduardo Nonato de Freitas (presidente), Denilson da Silva Cosme (vice-presidente), Clemilda Duarte do Nascimento (secretária) e Gilson Robes Pereira da Silva (tesoureiro). A votação durou cerca de três horas, e logo foi anunciado o nome do novo presidente, uma vez que a Chapa 1 venceu com ampla vantagem.

A votação teve início às 9h e terminou às 12h, com participação expressiva. A Chapa 1, liderada pelo Mestre Caju, foi eleita com 98 votos válidos, enquanto a Chapa 2 obteve apenas 22 votos. Ao todo, 160 pessoas estavam aptas a votar, mas apenas 120 capoeiristas compareceram para eleger o novo presidente para o triênio 2025–2028.

A Liga Acreana de Capoeira foi criada em 2001 e teve como primeiro presidente o senhor Francisco Alexandre Almeida da Silva, aclamado naquele ano e reeleito por aclamação, permanecendo no cargo até 2006. O segundo presidente foi o senhor Ithamar da Silva Souza, conhecido como Mestrando Malvado, também aclamado em 2009 e reeleito, permanecendo até 2015. O terceiro presidente foi o senhor Francisco Nogueira de Queiroz, o Mestre Pavão, aclamado em 2015 e com mandato até 2018. O quarto presidente foi o Mestre Caboquinho, que assumiu em 2022 e comandou a entidade até 2025.

O novo presidente, José Carlos Oliveira Cavalcante, o Mestre Caju, deve permanecer no cargo até 2028, quando novas eleições deverão ser convocadas. Um novo formato de pleito deverá ser organizado para que os capoeiristas escolham seu próximo representante. Vale destacar que a Liga dá um exemplo para outras entidades gestoras do esporte e da cultura, que muitas vezes não têm a capacidade ou a disposição de realizar eleições democráticas, pois seus dirigentes se comportam como donos das instituições.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo