Conecte-se conosco

Cotidiano

Líderes católicos, evangélicos e espíritas do Acre cobram agilidade na liberação de vacina contra a Covid-19

Religiosos cobram vacinação em massa para a população acreana e também incentivam os fiéis a buscarem as unidades de saúde e tomarem o imunizante. Na terça (15), os religiosos se encontram na sede da Assembleia de Deus, na Antônio da Rocha Viana, com autoridades do estado.

Publicado

em

Religiosos incentivam ainda a população a tomar a vacina — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Aline Nascimento e Lidson Almeida

Líderes de diversas denominações religiosas estão reunidos em uma campanha para cobrar mais agilidade na liberação da vacina contra a Covid-19. O Instituto Ecumênico Fé e Política elaborou um documento e enviou às autoridades pedindo que o imunizante seja liberado para o público geral.

Na terça-feira (15), quando é celebrado o aniversário do Acre, os religiosos vão se reunir na sede da Assembleia de Deus, na Avenida Antônio da Rocha Viana, em um ato para também conscientizar a população sobre a importância da vacina.

Na minha igreja, embora seja um grupo pequeno, interrompemos as reuniões, fizemos pela internet. Atendi um rapaz que fez o aniversário de uma menina de 15 anos, tinha terminado a faculdade, feito a prova da OAB, foi aprovada, era filha única e com duas semanas com Covid faleceu. Então, ele falou que não tinha palavras e choramos com os que choram e não sabia direito o que dizer. Essas histórias de multiplicam, e a maneira de a gente evitar isso é por meio da vacina”, destacou o pastor Cid Mauro.

Ato pede vacinação em massa para a população acreana — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Encontro

O líder espírita Hildo Montezuma disse que deputados e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), representantes do Ministério Público e governador já se manifestaram solidários ao ato dos religiosos.

“Estamos tentando confirmar a presença do Ifac, da Ufac e também do Comitê de Enfrentamento à Covid. Também estamos mobilizando todas as denominações religiosas que queiram se somar para que a gente possa fazer um ato simbólico e, depois, colher assinaturas de todas as lideranças e pessoas que desejam apoiar nosso movimento”, frisou.

O secretário geral do Instituto, padre Mássimo Lombadi, reforçou que um dos principais objetivos do movimento é também incentivar a população que já pode tomar a vacina procurar uma unidade de saúde e se imunizar. Ele criticou também as falsas notícias divulgadas sobre o imunizante.

“Me preocupa muito pela divulgação de notícias falsas no âmbito da religião e da fé. Não posso imaginar que uma pessoa que tenha fé diga que a vacina é fora do desígnio de Deus. Deus é o Deus da vida, ele coloca a inteligência nos pesquisadores para desenvolver a vacina. Tenho certeza que a vacina é um instrumento de Deus para nossa saúde e vida. Se você é um religioso, evangélico, saiba que é um dever seu se vacinar e divulgar a oportunidade de uma vacinação em massa. Isso é o que desejo e peço todos os dias para acontecer”, concluiu.

Vacinação no Acre

Neste sábado (12), a capital acreana continua imunizando as pessoas acima de 18 anos do público da 4ª fase. Sete pontos abrem das 8h às 16h para atender os moradores.

A partir de segunda-feira (14), a vacina vai ser liberada para o público geral, iniciando pelas pessoas sem comorbidades de 55 a 59 anos. Em Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que tem 27 mil doses em estoque para começar a vacinação nesse público.

Na terça-feira (8), o Acre recebeu um lote 9.360 doses da Pfizer para distribuir para Rio Branco, Acrelândia, Plácido de Castro, Brasileia, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano e Jordão, cidades do interior do estado.

No dia seguinte, quarta (9), mais uma remessa com vacinas foi entregue no aeroporto de Rio Branco. O Ministério da Saúde enviou um lote com 48.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz para imunizar a população acreana.

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 341.300 doses de vacinas e foram aplicadas 215.492 até essa sexta (11), data da última atualização, sendo 152.706 da primeira dose e 62.786 da segunda. Rio Branco aplicou 99.964 doses e Cruzeiro do Sul 24.649.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo