fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Líderes católicos, evangélicos e espíritas do Acre cobram agilidade na liberação de vacina contra a Covid-19

Religiosos cobram vacinação em massa para a população acreana e também incentivam os fiéis a buscarem as unidades de saúde e tomarem o imunizante. Na terça (15), os religiosos se encontram na sede da Assembleia de Deus, na Antônio da Rocha Viana, com autoridades do estado.

Publicado

em

Religiosos incentivam ainda a população a tomar a vacina — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Aline Nascimento e Lidson Almeida

Líderes de diversas denominações religiosas estão reunidos em uma campanha para cobrar mais agilidade na liberação da vacina contra a Covid-19. O Instituto Ecumênico Fé e Política elaborou um documento e enviou às autoridades pedindo que o imunizante seja liberado para o público geral.

Na terça-feira (15), quando é celebrado o aniversário do Acre, os religiosos vão se reunir na sede da Assembleia de Deus, na Avenida Antônio da Rocha Viana, em um ato para também conscientizar a população sobre a importância da vacina.

Na minha igreja, embora seja um grupo pequeno, interrompemos as reuniões, fizemos pela internet. Atendi um rapaz que fez o aniversário de uma menina de 15 anos, tinha terminado a faculdade, feito a prova da OAB, foi aprovada, era filha única e com duas semanas com Covid faleceu. Então, ele falou que não tinha palavras e choramos com os que choram e não sabia direito o que dizer. Essas histórias de multiplicam, e a maneira de a gente evitar isso é por meio da vacina”, destacou o pastor Cid Mauro.

Ato pede vacinação em massa para a população acreana — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Encontro

O líder espírita Hildo Montezuma disse que deputados e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), representantes do Ministério Público e governador já se manifestaram solidários ao ato dos religiosos.

“Estamos tentando confirmar a presença do Ifac, da Ufac e também do Comitê de Enfrentamento à Covid. Também estamos mobilizando todas as denominações religiosas que queiram se somar para que a gente possa fazer um ato simbólico e, depois, colher assinaturas de todas as lideranças e pessoas que desejam apoiar nosso movimento”, frisou.

O secretário geral do Instituto, padre Mássimo Lombadi, reforçou que um dos principais objetivos do movimento é também incentivar a população que já pode tomar a vacina procurar uma unidade de saúde e se imunizar. Ele criticou também as falsas notícias divulgadas sobre o imunizante.

“Me preocupa muito pela divulgação de notícias falsas no âmbito da religião e da fé. Não posso imaginar que uma pessoa que tenha fé diga que a vacina é fora do desígnio de Deus. Deus é o Deus da vida, ele coloca a inteligência nos pesquisadores para desenvolver a vacina. Tenho certeza que a vacina é um instrumento de Deus para nossa saúde e vida. Se você é um religioso, evangélico, saiba que é um dever seu se vacinar e divulgar a oportunidade de uma vacinação em massa. Isso é o que desejo e peço todos os dias para acontecer”, concluiu.

Vacinação no Acre

Neste sábado (12), a capital acreana continua imunizando as pessoas acima de 18 anos do público da 4ª fase. Sete pontos abrem das 8h às 16h para atender os moradores.

A partir de segunda-feira (14), a vacina vai ser liberada para o público geral, iniciando pelas pessoas sem comorbidades de 55 a 59 anos. Em Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que tem 27 mil doses em estoque para começar a vacinação nesse público.

Na terça-feira (8), o Acre recebeu um lote 9.360 doses da Pfizer para distribuir para Rio Branco, Acrelândia, Plácido de Castro, Brasileia, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano e Jordão, cidades do interior do estado.

No dia seguinte, quarta (9), mais uma remessa com vacinas foi entregue no aeroporto de Rio Branco. O Ministério da Saúde enviou um lote com 48.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz para imunizar a população acreana.

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 341.300 doses de vacinas e foram aplicadas 215.492 até essa sexta (11), data da última atualização, sendo 152.706 da primeira dose e 62.786 da segunda. Rio Branco aplicou 99.964 doses e Cruzeiro do Sul 24.649.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo