Acre
Lideranças Huni Kuin se filiam ao Progressistas e destacam valorização dos povos indígenas
Na tarde desta quinta (5), o Progressistas ganhou novas importantes filiações: lideranças indígenas de várias etnias dos municípios de Feijó, Tarauacá e Santa Rosa. No evento, também foi realizada a filiação e apresentação da pré-candidatura a deputado estadual de Manoel Kaxinawa, presidente da Organização dos Povos Índígenas de Tarauacá (OPITAR). As filiações aconteceram na sede do partido em Rio Branco, onde foram recebidas pelo presidente José Bestene e outros membros da Executiva do Progressistas no Acre.
Estiveram presentes as lideranças indígenas Ninawa Inu, presidente da Federação do Povo Huni-kuin/Acre – FEPHAC, Isaka Rui, coordenador da juventude Huni-kui no Acre pela FEPHAC e cacique da Aldeia São Francisco em Feijó, Alberto Kaxinawa, vice-presidente da FEPHAC, Assis Gomes Kaxinawa, cacique da aldeia Pinuyã em Tarauacá, além de técnicos e assessores da federação.
Bestene deu as boas vindas ao povo Huni Kuin, agradeceu aos novos filiados por acreditar no projeto de governo e destacou que a presença de lideranças indígenas na política se destaca pela diferença e inovação no modo de fazer política no estado
“A gente fica feliz com a entrada do Manoel no Progressistas. Vocês são merecedores de um representante na Assembleia Legislativa, espera você se eleger, trabalhar com afinco a atender as demandas do estado e da comunidade indígena. Bestene reforçou que o senador Gladson Cameli acredita na candidatura de Manoel e está aberto para diálogos.
Manoel Kaxinawa iniciou sua fala saudando os colegas indígenas na língua mãe hãtxakui. Falou que a vontade de ver novos projetos e novas lideranças para representar os indígenas e a luta pela valorização do seu povo fizeram ele entrar no projeto político para 2018.
“Quero exercer uma representação onde representante e representado sejam felizes. Só vamos ter cidadania de verdade fazendo um trabalho nas colônias, na beira dos rios, nas terras indígenas, valorizando a cultura, respeitando as diferenças. Democracia se faz cuidando das pessoas. Nós, povos indígenas, acreditamos nas pessoas. Somos todos cidadãos brasileiros, acreanos, todos filhos desta terra, não podemos ter divisão geográfica no pensamento. Vamos cuidar do povo, juntar e trabalhar com o coração, é isso que nosso povo precisa” destacou o líder indígena.
Para ele, a escolha do Progressistas para concorrer a deputado estadual é um ganho de espaço para valorização da cultura dos povos indígenas
Participaram do ato o senador Sérgio Petecão (PSD), o deputado estadual Nelson Sales (PV), o prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro, dentre militantes e dirigentes do partidos.
Comentários
Acre
Cruzeiro do Sul inicia trabalho paliativo em locais afetados pelas chuvas
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (5) para relatar os impactos das chuvas intensas que atingiram o município nas últimas horas. A forte precipitação causou danos significativos, incluindo o afundamento de algumas ruas.
No vídeo, Zequinha Lima ressaltou a intensidade da chuva que atingiu Cruzeiro do Sul. Segundo o gestor, o volume elevado de água causou prejuízos e transtornos.”Como vocês mesmos observaram, a chuva realmente foi muito intensa, muito forte, e a chuva, quando ela é nesse nível, pode causar alguns prejuízos e acarretar uma série de transtornos dentro da cidade”, disse.
O prefeito destacou que, ainda na noite anterior, acompanhou a equipe municipal para liberar o local onde estava sendo realizado o carnaval. “Ontem nós acompanhamos com a nossa equipe, e à noite ainda, para poder liberar o local onde estava sendo realizado o carnaval”, pontuou Zequinha.
Pela manhã, a prefeitura mobilizou a equipe técnica da Secretaria de Obras para avaliar os danos e definir as medidas emergenciais. Segundo Zequinha Lima, um bueiro existente na avenida será substituído por galerias pluviais mais robustas.
“Hoje de manhã trouxemos toda a nossa equipe técnica aqui da Secretaria de Obras para que pudesse analisar de fato o que é que tem acontecido aqui. Nós vamos fazer um trabalho paliativo, vamos iniciar daqui a pouco, de maneira que ali nós temos um bueiro naquela avenida, e aquele bueiro vai ser substituído por galerias”, relatou.
O prefeito explicou que a gestão está buscando recursos para viabilizar essa mudança de forma definitiva.
“Então, a gente vai nos preparar para que, em breve, a gente possa ter o recurso suficiente para transformar aquilo ali numa galeria e dar continuidade a esse córrego aqui, que já é todo ele feito de galeria”, destacou.
O gestor também ressaltou que a situação poderia ter sido ainda mais grave, mas que ações preventivas realizadas recentemente ajudaram a minimizar os impactos.
“O problema não foi maior ainda porque vocês perceberam que há poucos dias nós limpamos ali o canal da Avenida Coronel Marcelino. Então, a limpeza fez com que a gente não tivesse tantos prejuízos na parte de cima do córrego da Avenida Marcelino”, encerrou.
Assista ao vídeo:
Comentários
Acre
Acre e outros oito estados em alerta por aumento de síndromes respiratórias graves, aponta Fiocruz
Crescimento de casos entre crianças e adolescentes preocupa; especialistas recomendam uso de máscaras e ambientes abertos durante o Carnaval

Dados são do boletim Infogripe da FioCruz/Foto: Reprodução
O Acre está entre os nove estados brasileiros que registraram níveis de alerta, risco ou alto risco para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre 16 e 22 de fevereiro, segundo o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última sexta-feira (28). O estudo revela um aumento significativo de casos em crianças e adolescentes de até 14 anos, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e no estado de Sergipe.
Além do Acre, as unidades federativas em situação preocupante são Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, destacou que, embora não haja incidência elevada de Covid-19 durante o período do Carnaval, é essencial adotar cuidados para evitar a propagação de vírus respiratórios.
“Em caso de sintomas gripais, como coriza, dor de garganta, febre ou tosse, a recomendação é evitar festas e aglomerações. Outra opção é curtir o Carnaval usando máscara e priorizando ambientes abertos”, orienta Portella.
A especialista também chamou a atenção para o aumento de casos de síndromes gripais em crianças e adolescentes, um padrão já observado em anos anteriores. No entanto, o estado de Goiás merece atenção especial devido ao crescimento associado ao vírus sincicial respiratório (VSR).
Quanto à Covid-19, Portella afirmou que não há áreas de alto risco no momento, mas destacou uma tendência de estabilidade ou oscilação nos números de novos casos, principalmente em estados das regiões Norte, Nordeste e Mato Grosso.
Você precisa fazer login para comentar.