As lideranças do PP, PDT e PSDB oficializaram a criação de um bloco na noite de ontem (17/06) para a eleição da prefeitura de Tarauacá. O ex-vereador Chico Batista foi indicado como pré-candidato a chefe do Executivo.
No encontro, os participantes divulgaram a Carta de Tarauacá com o comprometimento de unir as legendas de oposição. A mobilização propôs a união com outras siglas contrárias a atual gestão.
O presidente municipal do PP, Grandi Almeida, responsável pela aliança, afirmou que os participantes do bloco buscam um projeto comum para o município.
“A união demonstra o interesse das lideranças que buscam um objetivo comum para a gestão da cidade, uma administração transparente e que possa otimizar os investimentos”, afirmou Grandi Almeida.
Os participantes aproveitaram para lançar o movimento Avança Tarauacá, que defende a participação da comunidade na estratégia de utilizar o orçamento, investindo os recursos públicos depois de consulta pública.
“A mobilização busca maiores investimentos na área social para combater a criminalidade com mais educação, mais atividades esportivas e mais responsabilidade social”, afirmou Grandi Almeida.
O bloco busca ainda a participação do PSD, PMDB e todas as legendas de oposição que possam realizar a adesão no projeto social de buscar melhorias para o município.
“A meta é construir um projeto coletivo, garantindo o futuro, por isso todos estão abrindo mão de projetos pessoais, porque a união é a única saída para garantir o investimento correto dos recursos públicos”, detalhou o presidente do PP.
Carta de Tarauacá
Aos dezessete dias do mês de junho de dois mil e dezesseis, reunidos na sede do Partido Progressista, as lideranças do PP, PDT e PSDB para declarar a união em prol de uma única candidatura para a Prefeitura de Tarauacá, buscando garantir os interesses coletivos e a missão de proporcionar avanços e melhorias nos serviços públicos oferecidos à população.
Assim, com base no projeto do bloco de oposição que busca melhorias para o município, os participantes deste encontro, deliberaram por unanimidade, indicar como pré-candidato a prefeito Chico Batista. Homem honrado e taraucaense de valor que promete atender a todos os cidadãos e oferecer respostas as reivindicações.
Com o propósito de buscar o bem-estar de todo o povo, o bloco composto por três partidos se torna, a partir desta data, um bloco que propõe ampliar o acesso à educação, a saúde e a melhor infraestrutura, convergindo os ideais de luta pelo investimento dos recursos públicos com eficácia e eficiência.
O bloco, por unanimidade, decidiu também lançar o movimento Avança Tarauacá que buscará a transparência dos gastos públicos, defendendo a participação da comunidade nas decisões administrativas, usando o dinheiro público de forma racional e democrática.
O compromisso firmado por todos os participantes abaixo assinados é de buscar mais apoiadores a causa de um poder público que respeita a população, cumprindo os compromissos de campanha e oferecendo alternativas as dificuldades enfrentadas.
A população carente e em risco social terá uma atenção especial, proporcionando meios possíveis para o fim do sofrimento com a alagação e da falta de alimentação necessária para uma vida digna.
Os membros do Avança Tarauacá lutarão pela educação em saúde e buscarão apoio federal para que o saneamento básico elimine os vetores de doenças causadas pela falta de esgoto tratado e de água de qualidade.
Todos os participantes se comprometem ainda pela busca de uma economia regional fortalecida, com a geração de emprego e renda.
O setor de segurança pública deverá ser tratado com prioridade, buscando melhorias, como iluminação pública decente, escola em tempo integral, além de ampliar a luta contra o tráfico com medidas sociais que possam inserir o jovem em programas esportivos.
A luta por uma Tarauacá melhor é o dever de todos os participantes.
Rio Branco vive um momento de transformação, marcado por projetos que têm o poder de mudar não apenas o panorama urbano, mas também o futuro econômico da cidade. Com esse intuito de desenvolvimento, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, realizou na manhã deste sábado (21), uma visita técnica às obras do Polo Agroindustrial, na indústria de leite de soja conhecida como “Vaca Mecânica”, e no Viaduto Mamedio Bittar.
Estiveram nesta visita o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Rio Branco, Cid Ferreira, que acompanhou a equipe técnica da Secretaria nas obras. A visita contou com a presença também do diretor de Ações do Gabinete do Prefeito, Jesus de Oliveira Cruz, do consultor Sérgio Silva e do secretário especial de Comunicação, Ailton Oliveira.
Polo Agroindustrial: Fase de intensificação dos trabalhos
A visita às obras contou com a presença do secretário Cid Ferreira, equipe técnica e representantes do Gabinete e da Comunicação da Prefeitura. (Foto: Ailton Oliveira/Secom)
Cid Ferreira destacou o avanço das obras no Polo Agroindustrial, que já se encontra com 80% a 85% de sua execução concluída. “Os galpões estão prontos, as moegas também, que são as estruturas onde serão instaladas as máquinas de beneficiamento de arroz, feijão e milho. A instalação desses equipamentos começa já na segunda-feira”, explicou o secretário.
Ferreira também mencionou que o trabalho no local tem sido intenso e que as obras de infraestrutura, como os secadores e a instalação de duas subestações, estão em andamento.
“A perspectiva é que o Polo esteja pronto para inauguração na primeira segunda-feira de março, conforme determinação do prefeito Tião Bocalom”, afirmou Cid Ferreira.
Indústria de Leite de Soja “Vaca Mecânica” em fase final
Previsão é que, em um prazo de 10 a 15 dias, a instalação da indústria de leite de soja seja finalizada, possibilitando o início do funcionamento da unidade. (Foto: Ailton Oliveira/Secom)
Em relação à indústria de leite de soja, Cid Ferreira também trouxe boas notícias. “Todos os equipamentos já estão disponíveis no local. Vamos iniciar a instalação da parte de produção nesta segunda-feira (23)”, disse o secretário.
A expectativa é que, dentro de 10 a 15 dias, a instalação seja concluída, permitindo que a unidade entre em funcionamento. A indústria, conhecida popularmente como “Vaca Mecânica”, é um importante marco para a economia local, trazendo inovação e geração de empregos para a região.
Viaduto Mamedio Bittar: Obras de embelezamento e urbanismo
Agenda também contemplou o Viaduto Mamedio Bittar, que ainda recebe ajustes finais no acabamento e na parte de urbanização.(Foto: Ailton Oliveira/Secom)
A visita também incluiu o Viaduto Mamedio Bittar, que já está pronto, mas ainda passa por ajustes no acabamento e no trabalho de urbanismo. Ferreira destacou que, assim como no Viaduto Beth Bocalom, o objetivo é transformar o espaço não só funcionalmente, mas também visualmente.
“Não é apenas concreto e aço. Tem que ser bonito. O prefeito sempre fala que estamos transformando Rio Branco em uma capital que se orgulha de sua estética”, declarou.
No momento, a equipe trabalha na instalação de espelhos d’água sob o viaduto e no detalhamento do paisagismo da área. “A previsão é de que essa parte inferior do viaduto esteja pronta em 20 a 25 dias. Além disso, a pintura da ferragem e a instalação do ACM (Acrílico Composto de Metal) vão contribuir para a durabilidade e beleza do viaduto”, explicou Ferreira.
Legado para a Capital
Cid Ferreira também comentou sobre o legado que o prefeito Tião Bocalom está deixando para Rio Branco. “Essas obras são fundamentais para o futuro da cidade. O prefeito determinou que sejam entregues em seu mandato e essas melhorias vão ser um marco duradouro para nossa capital”, disse o secretário.
Com o ritmo acelerado das obras, as entregas esperadas para o mês de março representam um importante avanço para a infraestrutura de Rio Branco, impactando diretamente o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), segue fortalecendo parcerias institucionais com foco em uma das principais prioridades da atual gestão: assegurar os direitos básicos da população, especialmente o acesso à água de qualidade. Como parte desse compromisso, o município avança em alternativas de abastecimento por meio da perfuração de poços em diferentes regiões da capital.
Dentro dessa estratégia, a Prefeitura recebeu da União a cessão gratuita de um terreno localizado na Via Chico Mendes, área estratégica que permitirá a conclusão de estudos hidrogeológicos e geofísicos, fundamentais para viabilizar a perfuração de quase cem poços artesianos.
Termo de cessão foi assinado na tarde desta sexta-feira (20), no gabinete da Prefeitura, com a presença do diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, do prefeito Tião Bocalom e do superintendente da SPU no Acre, Tiago Mourão. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A assinatura do termo de cessão ocorreu na tarde desta sexta-feira (20), no gabinete da Prefeitura, com a presença do prefeito Tião Bocalom; do superintendente do Patrimônio da União no Acre (SPU), Tiago Mourão; e do diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira.
A área, com aproximadamente três mil metros quadrados, foi cedida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria do Patrimônio da União, e será destinada exclusivamente à realização de estudos e à prospecção hídrica.
“Quero agradecer ao Tiago, da SPU, pela parceria. A perfuração de poços é uma alternativa estratégica para ampliar a produção e garantir mais segurança hídrica à população”, afirmou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito Tião Bocalom destacou a importância da parceria e reforçou o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços essenciais à população.
“Quero agradecer ao Tiago, da SPU, que tem sido um grande parceiro da Prefeitura de Rio Branco. Sabemos dos desafios históricos no abastecimento de água e estamos buscando soluções concretas. A perfuração de poços é uma alternativa importante para ampliar a produção e garantir mais segurança hídrica para a nossa população”, afirmou.
“A Prefeitura solicitou a área para captação de água, e atendemos prontamente por beneficiar a população, especialmente o Segundo Distrito”, destacou Tiago. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O superintendente da SPU no Acre, Tiago Mourão, ressaltou que a cessão do terreno atende diretamente às demandas da população e reforça o papel social dos bens da União.
“A Prefeitura nos apresentou a necessidade de uma área já identificada como potencial para captação de água. Prontamente atendemos, pois essa é uma ação que beneficia diretamente a população, especialmente os moradores do Segundo Distrito”, destacou.
Saerb realizará estudos rasos e profundos na área.
“É uma área estratégica para estudos que viabilizam a perfuração e ampliam o abastecimento de água no município”, pontuou Enoque. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que o espaço permitirá o avanço dos estudos técnicos necessários para a implantação dos poços.
“Trata-se de uma área estratégica onde será possível realizar estudos rasos e profundos, etapa essencial para garantir a viabilidade da perfuração e ampliar o sistema de abastecimento de água no município”, pontuou.
A iniciativa representa mais um avanço da gestão municipal na busca por soluções eficientes e duradouras, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em assegurar direitos fundamentais e melhorar a qualidade de vida da população.
Acordo pode unir Márcio Bittar, Gladson Cameli e Mailza Assis em chapa majoritária; decisão deve ser oficializada nos próximos dias
A direção nacional do Partido Liberal (PL) deve formalizar nos próximos dias apoio a uma aliança política com a Federação Progressista no Acre, formada pelo Progressistas (PP) e pelo União Brasil.
A articulação envolve lideranças como o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente nacional da sigla Waldemar da Costa Neto, o senador Flávio Bolsonaro e o senador Rogério Marinho.
Pelo desenho político em construção, o senador Márcio Bittar deve integrar uma chapa conjunta ao lado do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis — que é pré-candidata ao governo — e de um vice a ser indicado pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que tem planos de migrar para o Avante, já teria sido informado previamente sobre a decisão do PL. Mesmo com a possível mudança partidária, ele deverá manter apoio a uma eventual candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República.
Você precisa fazer login para comentar.