Flash
Liderança feminina: tenente-coronel assume segurança institucional do Poder Judiciário do Acre
A tenente-coronel Alexsandra Rocha assumiu a Assessoria Militar (Asmil) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) neste biênio 2023-2025. Essa é a primeira vez que uma mulher é nomeada para a direção do órgão de segurança institucional do Poder Judiciário do Acre.
“Essa é uma experiência nova na minha carreira, um desafio diferente de tudo o que já vivi. Minha expectativa é poder contribuir com o tribunal e melhorar cada vez mais o serviço”, afirmou a chefe da Asmil.
A Assessoria Militar é o órgão responsável pela segurança institucional do Poder Judiciário e o cumprimento de sua missão alcança o andamento de todos os objetivos estratégicos definidos para o tribunal, além da observação da função finalística, com o trabalho operacional de guarda, escoltas, manutenção de sistemas e segurança das instalações.
Carreira militar
A carreira militar era um sonho pessoal da Alexsandra, que antes lecionava como professora de geografia na rede pública de ensino: “o concurso da Polícia Militar era um que sempre tive vontade, aí eu foquei para passar nesse de oficial”. A aprovação veio no ano de 2005.
Iniciou como tenente e diante do dinamismo natural da corporação ascendeu a várias funções no 1º Batalhão, a Diretoria Operacional, Comando de Policiamento Operacional da Capital, Comando de Policiamento Operacional do interior, Batalhão de Trânsito, o cargo de oficial Ajudante de Ordem do Comandante-Geral e o último foi o comando da Patrulha Maria da Penha.
Aos 44 anos de idade e 18 anos de Polícia Militar, ela avalia sua trajetória pessoal: “eu sou filha de seringueiro e posso dizer que eu experimentei a igualdade de gênero desde a minha criação, somos quatro irmãos e três irmãs e tanto o trabalho, como as brincadeiras em casa sempre foram iguais para todos. O que eu fazia, meus irmãos faziam, assim como todos jogávamos bola juntos e assim por diante. Eu cresci sem me sentir diminuída a ocupar espaços de homens e realmente a Polícia era algo que eu me identifico e queria para a minha vida”.
Nessa nova fase, decidiu também pela sua segunda formação, cursando assim a faculdade de Direito na Unidade Federal do Acre (UFAC) e sendo aprovada no exame da Ordem dos Advogados Seccional Acre (OAB/AC).
Patrulha Maria da Penha
A tenente-coronel ganhou grande destaque em sua carreira militar pelo Comando da Patrulha Maria da Penha. A Patrulha Maria da Penha foi lançada pelo governo do Acre em 2019, sancionada pela Lei n° 3.473.
Desde a concepção e fundação da Patrulha Maria da Penha a tenente-coronel estava à frente da iniciativa, o que culminou no recebimento do Selo Nacional de Práticas Inovadoras pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2022, pela relevância desse trabalho itinerante de enfrentamento à violência doméstica e familiar.
“Desde quando recebi a capacitação sobre a igualdade de gênero, aquilo me transformou. Meu olhar para as pessoas e situações se tornou diferente. Então quando escrevi o projeto eu sabia que se tratava de uma causa muito relevante, porque realmente contribui para a melhoria da realidade do nosso Acre”, enfatizou.
A missão da Patrulha é fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas e assim combater a reincidência criminal, “na verdade é um trabalho que evita feminicídios, que mais mulheres sejam mortas e ciclos de violência se repitam”, afirma.
Inclusive, a Patrulha Maria da Penha integra a Rede Proteção da Mulher e sempre colabora em ações do Projeto Cidadão. “As viaturas são especialmente caracterizadas, o braçal da farda é rosa e tem um ônibus para atendimentos na comunidade, assim os agentes desenvolvem um contato aproximado com o público, implementando campanhas educativas em locais estratégicos, que tinham mais ocorrências na cidade”, contou.
Portanto, plenamente capacitada para o exercício da atual função na Asmil, a escolha da tenente-coronel partiu também de uma mulher. O TJAC está em sua sétima gestão administrativa feminina com a desembargadora Regina Ferrari, que assim como as demais chegaram ao auge da carreira por merecimento. Considerando a presença expressiva de mulheres na instituição, a ocupação de postos de trabalho diretivos também simboliza a maior promoção da equidade. Com efeito, as chefias foram reconfiguradas, confirmando uma equipe com maioria de mulheres para as diretorias.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.







Você precisa fazer login para comentar.