A Polícia Civil continua investigando o caso para identificar outros envolvidos e mapear toda a rede de tráfico transfronteiriço. Os presos foram conduzidos à delegacia e estão à disposição da Justiça.
Acre
Lene Petecão cobra fortalecimento de políticas públicas para preservação do Meio Ambiente
“Os desafios são muito grandes e nós, representantes do povo, temos que fazer a nossa parte”. A frase é da vereadora Lene Petecão (UB) ao destacar a importância de debater e fortalecer políticas públicas para preservação do Meio Ambiente.
Na oportunidade, a vereadora citou da Lei Nº 2.190, de sua autoria, cujo objetivo é promover eventos, atividades, feiras, exposições, palestras e debates em prol do tema em questão.
“Minha preocupação quanto a preservação é constante e urgente, pois sabemos do nosso compromisso do ‘Fazer Agora’, para que as futuras gerações também possam usufruir e se beneficiar das belezas do nosso planeta. Precisamos, sim, chamar a atenção de todos os cidadãos sobre a necessidade de implantar medidas em benefício da preservação do meio ambiente”, disse a parlamentar ao cobrar ainda da Prefeitura de Rio Branco a efetividade da lei.
“Essa lei foi um marco significativo no fortalecimento desse debate, mas precisamos também que as autoridades, o poder público, os órgãos competentes levem essas discussões para dentro das escolas, da comunidade, da sociedade como um todo, seja através campanhas educativas, mesa redonda, audiência pública, seja qual for o meio, mas precisamos levantar esse debate com urgência”.
Lene citou a audiência pública realizada na Câmara Municipal, a pedido dela e do vereador Samir Bestene, no qual debateu propostas de limpeza e prevenção para evitar o transbordamento do igarapé São Francisco durante as chuvas na Capital. Segundo ela, o debate foi importante para evitar que a comunidade continuasse jogando lixo no Igarapé, o que contribui com enxurradas. “Dessa audiência pública saiu o fruto positivo, que foi a limpeza do Igarapé São Francisco. O ponto positivo foi a campanha realizada que contribuiu ainda com a conscientização para evitar lixos também em nossos rios”, falou.
Ela reforçou a necessidade de ação do poder público. “Não adianta ficar insinuando que a população é mal educada por jogar lixo nos rios e igarapés, é preciso mais do que isso. Fico triste em ver o secretário Municipal do Meio Ambiente, um dos que considero melhores da gestão do prefeito Tião Bocalom, não ter tido nenhuma ação enérgica quanto ao descarte indevido do lixo por nosso povo. Essa lei de minha autoria é justamente para ensinar a população como as coisas devem ser feitas. Cadê as ações do Município em relação a Semana Municipal do Meio Ambiente?”, questionou.
Ecoponto no Segundo Distrito
A vereadora cobrou ainda a construção de um ecopontos, – locais de entrega voluntária de pequenos volumes, os quais buscam eliminar o descarte irregular na cidade, recebendo também materiais inservíveis -, no Segundo Distrito da Capital. Lene lembrou que o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos prevê a construção de mais de 13 ecopontos, porém, apenas dois foram construídos até o momento.
“Até hoje não temos um ecopontos no Segundo Distrito e acho essa medida extraordinária porque vamos evitar que lixos sejam jogados na natureza e, especialmente, tornar esse lixo em utensílios. É uma alternativa de chamar a responsabilidade da população para a preservação do meio ambiente”, finalizou.
Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Polícia Civil prende trio suspeito de tráfico em Mâncio Lima e apreende arma e cocaína

Ação resultou na prisão de três suspeitos e apreensão de drogas e munições. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou na noite de quarta-feira, 23, mais uma importante ação no combate ao tráfico de drogas na região de fronteira. Três pessoas foram presas, suspeitas de envolvimento com o tráfico, além da apreensão de cloridrato de cocaína e munições. A operação foi deflagrada após investigações conduzidas pela equipe da delegacia local, com foco nas atividades de um indivíduo reincidente no crime.
Segundo a Polícia Civil, as informações investigativas apontavam para uma residência em Mâncio Lima, pertencente a um homem que já havia sido preso anteriormente pelo mesmo delito. Após ser posto em liberdade, ele teria retomado a atividade criminosa, atuando em constante trânsito entre o Brasil e o Peru, trazendo consigo grandes quantidades de entorpecentes.
Com base nas informações levantadas, os agentes se deslocaram até o local indicado. Durante a abordagem, foram encontradas três pessoas de nacionalidade peruana dentro da residência. Apesar da droga principal já ter sido despachada, os policiais apreenderam 350 gramas de cloridrato de cocaína e um pacote contendo 27 cartuchos calibre .26 carregados.

Entorpecentes e munições estavam em posse de estrangeiros em residência investigada. Foto: cedida.
Comentários
Acre
Xapuri se fortalece em agenda ambiental com presença marcante em Belém e Brasília
Única cidade do interior do Acre convidada para o Encontro de Prefeitos da Amazônia Legal, Xapuri participa de forma ativa dos debates preparatórios para a COP-30, com o prefeito Maxsuel Maia em Belém e o vice-prefeito Vânio Miranda em Brasília, reafirmando o compromisso da gestão com soluções ambientais concretas
Berço de Chico Mendes e símbolo da luta socioambiental, Xapuri voltou a ganhar protagonismo nacional ao participar, simultaneamente, de duas agendas estratégicas nas principais capitais políticas do país. A pequena cidade acreana, única do interior do estado convidada oficialmente para o Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal — etapa preparatória para a COP-30 — foi representada em Belém pelo prefeito Maxsuel Maia, enquanto o vice-prefeito Vânio Miranda tratava, em Brasília, da viabilização de uma Parceria Público-Privada para a gestão de resíduos sólidos urbanos.
Aberto na quarta-feira (23) e ainda em andamento nesta quinta (24), o evento em Belém reúne gestores da Amazônia Legal para discutir temas como adaptação climática, financiamento ambiental e a inclusão efetiva das cidades amazônicas na agenda global sobre mudanças climáticas. Em sua fala, o prefeito Maxsuel Maia destacou a necessidade de que os debates da COP-30 sejam interiorizados, alcançando também os pequenos municípios — inclusive no que diz respeito ao acesso a recursos.
“É preciso interiorizar o debate, sim. Mas principalmente interiorizar o dinheiro. Que essa seja a COP dos municípios, inclusive dos pequenos, que ainda lutam para ter acesso a políticas públicas efetivas”, afirmou o prefeito, que também chamou atenção para a interdependência entre meio ambiente e equidade social: “É impossível a gente discutir justiça climática sem discutir justiça social”.
Mesmo com seu histórico ambiental ligado à figura de Chico Mendes, o prefeito ressaltou os desafios atuais enfrentados por Xapuri. Em 2023, por exemplo, o município registrou a pior qualidade do ar do Brasil, reflexo de problemas estruturais ainda não resolvidos. “Somos a cidade de Chico Mendes, mas também uma cidade que, em 2025, ainda não tem um plano de saneamento viável. Precisamos de cooperação técnica e recursos para elaborar e executar bons projetos”, afirmou.
Enquanto isso, em Brasília, o vice-prefeito Vânio Miranda cumpriu agenda com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar da estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) que visa o manejo e a destinação final de resíduos sólidos urbanos no Acre. A iniciativa é conduzida pelo Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CINRESO/AC) e conta com apoio técnico e financeiro do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS).
Segundo Vânio, a participação de Xapuri neste processo é essencial para transformar o discurso ambiental em prática. “A gestão adequada dos resíduos sólidos é um desafio que não pode mais ser adiado. Estamos trabalhando para acabar com os lixões, proteger nossos rios, nossa saúde e implementar soluções modernas e integradas para todos. Participar dessa construção coletiva é essencial para um Acre mais limpo e ambientalmente responsável.”
A presença simultânea em duas agendas distintas, mas conectadas por desafios ambientais urgentes, coloca Xapuri em uma posição de destaque — não apenas pelo simbolismo histórico, mas por buscar, de forma prática, caminhos para sair do discurso e avançar em ações. Em meio a limitações orçamentárias e carência de infraestrutura, o município busca ocupar espaços decisivos onde normalmente só as grandes cidades têm voz.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco mantém compromisso com servidores e garante pagamento dos salários nesta sexta-feira, 25
A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com os servidores públicos municipais ao assegurar o pagamento dos salários referente ao mês de abril para esta sexta-feira, 25. Desde o início da gestão do prefeito Tião Bocalom, os vencimentos têm sido depositados pontualmente até o dia 25 de cada mês, com antecipações em algumas ocasiões, consolidando uma política de valorização do funcionalismo público.
A medida beneficia milhares de servidores, incluindo ativos (efetivos, temporários e comissionados) e inativos (aposentados e pensionistas), promovendo estabilidade financeira para os trabalhadores e movimentando a economia local.
O calendário de pagamentos para 2025, estabelecido pelo Decreto nº 186/2025, prevê que os salários sejam depositados majoritariamente no dia 25 de cada mês; com exceções em maio, outubro e dezembro, quando os pagamentos ocorrerão nos dias 23, 24 e 19, respectivamente.
O prefeito destacou que o pagamento em dia é um marco consolidado nos últimos anos e reflete a seriedade e a responsabilidade com os recursos públicos. “Esse é o nosso lema: cuidar de gente. É dessa forma que reforçamos nosso compromisso com a responsabilidade fiscal e a valorização dos servidores, pilares essenciais para o desenvolvimento da nossa cidade”.
Você precisa fazer login para comentar.