fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Elzinha Mendonça cobra ações efetivas da Prefeitura na educação ambiental

Publicado

em

A vereadora Elzinha Mendonça, em celebração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, apresentou uma indicação para a Secretaria Municipal de Educação, solicitando que intensifique a política de educação ambiental na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, visando incentivar o conhecimento sobre sustentabilidade.

“A política da educação ambiental é essencial para aumentar a conscientização sobre questões ecológicas, formando cidadãos responsáveis e promovendo a sustentabilidade. Ela se integra ao desenvolvimento escolar, e incentiva o desenvolvimento econômico sustentável, apoia a legislação ambiental, melhora a saúde pública e aborda questões de justiça social e ambiental, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável”

Em suas considerações sobre política ambiental, Mendonça enfatizou a responsabilidade coletiva sobre o meio ambiente e destacou a necessidade dos gestores públicos serem exemplos para a população. “Nós temos que ser, acima de tudo, exemplos para a população. Não tem justificativa dizer que a gente pode jogar lixo em terreno e sujar o meio ambiente. Somos passíveis de erro, mas quando estamos no cargo público, precisamos ser exemplo”

A vereadora também manifestou a sua indignação e criticou a atual gestão municipal em relação à transparência de dados públicos. Segundo a organização OKBR, Rio Branco obteve a segunda pior nota em transparência entre as capitais brasileiras, com uma nota 1. “É tão vergonhoso que precisei conferir a informação para realmente acreditar, porque mesmo sabendo da falta de capacidade do atual prefeito, eu não queria que essa informação fosse verdade”, lamentou Mendonça.

Elzinha também destacou a necessidade de não aceitar essa situação, comentando sobre a importância da transparência como pilar da democracia e do controle social, e pediu que a prefeitura realize medidas de mudanças,

“Quando falhamos em disponibilizar dados públicos de maneira clara e acessível, falhamos em nosso dever de servir ao cidadão com responsabilidade e respeito. Não podemos aceitar passivamente essa situação. Precisamos de ações concretas e imediatas para mudar esses cenários, é necessário que a prefeitura tome iniciativa e reconheça o estado crítico e adote mudança de postura, a falta de transparência é inaceitável.”

A vereadora fez indicações de medidas a Prefeitura municipal com o intuito de reverter o quadro, entres elas, a disponibilização de informações de forma acessível e atualizada, melhoria do portal da transparência, treinamento adequado para servidores em práticas de gestão de dados, e a promoção de espaços de diálogo com a população para construir políticas públicas e fiscalizar recursos públicos.

“Dessa forma, senhor prefeito Tião Bocalom, a nota de Rio Branco em transparência poderá subir muito. Meu dever enquanto vereadora é dar minha contribuição dentro do contexto de transparência da gestão pública”, concluiu Mendonça.

Elzinha finalizou pedindo que a Câmara Municipal possa discutir e votar o projeto de lei voltado para o cadastro de reserva dos concurseiros.

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

No Acre, servidores do Meio Ambiente entrarão em greve dia 24

Publicado

em

Servidores federais de órgãos de Meio Ambiente de 11 estados, incluindo o Acre, decidiram nessa sexta-feira (14) declarar greve geral a partir do próximo dia 24 de junho.

Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), além do Acre, a paralisação também contará com a adesão de servidores dos estados: Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O Distrito Federal, Bahia e Santa Catarina também decidiram parar, mas a partir do dia 1º de julho. O estado do Ceará votou contra a greve.

Comentários

Continue lendo

Acre

Motorista morre com cabeça esmagada em acidente de trânsito em Rio Branco

Publicado

em

Populares e Samu tentam reanimação, mas o óbito foi confirmado no local.

Na noite deste sábado (15), Romário Teixeira Martins, de 32 anos, sofreu um acidente fatal no km 1 da rodovia AC-10, conhecida como Estrada de Porto Acre, em Rio Branco.

Testemunhas relataram que Romário dirigia um carro modelo Fox, de cor preta e placa NAA-8755, em alta velocidade no sentido Porto Acre/Rio Branco. Ao passar direto em uma curva, o veículo invadiu o terreno de uma residência à margem da rodovia. No trajeto, Romário foi arremessado para fora do carro, que acabou caindo sobre ele, esmagando sua cabeça. Ele sofreu fraturas na face e exposição de massa encefálica, além de uma fratura exposta na perna, morrendo antes de receber atendimento médico.

Populares que passavam pelo local tentaram ajudar Romário. Entre os presentes, um técnico de enfermagem realizou as primeiras manobras de reanimação, mas sem sucesso. Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, mas os socorristas só puderam atestar o óbito de Romário.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia criminalística. Após os procedimentos, os auxiliares de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) recolheram o corpo de Romário para exames cadavéricos. O veículo permaneceu no local, sob a responsabilidade da família proprietária da casa e do terreno onde o carro parou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Peão de rodeio pisoteado na cabeça é transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

Publicado

em

Foto: WhatsApp

Um peão de rodeio, identificado pelas iniciais A.R.M., natural do município de Assis Brasil, será transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) na capital do Acre após ser pisoteado durante um rodeio na noite deste sábado, 15, em Brasiléia.

De acordo com informações do hospital local, A.R.M. não conseguiu se segurar no animal durante a montaria, caindo e sendo pisoteado na região da cabeça. O acidente resultou em um possível trauma no lado direito, além de fratura no maxilar.

Devido os ferimentos, a equipe médica de Brasiléia decidiu transferir o peão para a capital, onde ele poderá receber cuidados médicos mais avançados e especializados no HUERB. O peão está consciente sem qualquer perigo maiores.

Um incidente semelhante teria ocorrido na sexta-feira, 14, mas não foi grave e o peão já está na ativa. Segundo a organização do evento, todos os cuidados são tomados para esse tipo de evento, onde existe uma apólice, tipo de seguro para garantir o apoio para os organizadores, atletas, vaqueiros, juízes, peões, palhaços salva vidas, madrinheiros(as) porteireiros, Staff e demais envolvidos, caso venham sofrer alguns imprevistos.

Comentários

Continue lendo