fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Leila Galvão faz balanço positivo de seu mandato em 2017

Publicado

em

O ano se encerra daqui há três dias e esse é o momento em que muita gente faz uma avaliação sobre os 365 dias que ficaram para trás para identificar os pontos positivos, o que deu certo ou o que deu errado e planejar um ano novinho que será inaugurado em 1º de janeiro. A deputada estadual Leila Galvão (PT) reuniu sua equipe há quinze dias do fim de 2017, justamente, para fazer essa avaliação.

Em um ano político agitado e conturbado, quando o País e o Estado vivem momentos econômicos difíceis, o balaço é o de que o mandato de Leila Galvão, em 2017, foi positivo e propositivo, já que sua atuação contribuiu para o desenvolvimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, principalmente, os da região do Alto Acre, das cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitacilândia e Assis Brasil.

“Minha candidatura a deputada estadual surgiu dessa região, portanto, o meu mandato é natural de lá. Devo, então, dedicar maior atenção para essas cidades e sua gente”, explicou Leila Galvão.

Sendo assim, a parlamentar petista procurou realizar parcerias com as prefeituras do Alto Acre. Em outubro, por exemplo, mulheres de Brasileia estiveram em Rio Branco realizando exames de mamografia e outros que possibilitam a identificação precoce de câncer de mama. Essa ação foi realizada graças ao empenho do gabinete de Leila Galvão que fez parceria com a prefeitura daquela cidade. A mesma parceria também contou com a participação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Aleac), através do seu presidente Ney Amorim (PT), e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

“Esse é apenas um exemplo do trabalho que realizamos em parceria com as administrações municipais. Isso fortalece as gestões e garante acesso a serviços que não chegam tão fácil para as pessoas, principalmente, para as mulheres.”

E esse apoio às mulheres tem recebido atenção especial de Leila Galvão. Ela é a liderança feminina do Partido dos Trabalhadores na Aleac. Assim sendo, tem buscado pautar a casa com temas de relevância para as causas das mulheres.

É bom ressaltar, porém, que sua atuação na Aleac vai muito além. Leila participa das comissões de Finanças; de Educação, Cultura e Desporto; de Direito do Consumidor e de Limites Territoriais. Nesta última, atua como presidente.

Em plenário, fez 71 pronunciamentos e mais 42 indicações. Fez, ainda, 387 visitas diversas ao longo do ano. Esses números a colocam com uma atuação bem acima da média.

Muitas de suas indicações já foram atendidas ou estão em andamento. É o caso da implantação do Ensino Médio na escola 7 Estrelas, em Assis Brasil e a construção de duas salas de aula e reforma da quadra da escola Valéria Bispo Sabala, em Brasileia. Tão importante quanto esses foi a implantação do Ensino Integral na região do Alto Acre, mais especificamente, na escola Kairala José Kairala e a recuperação do ramal do Icuriã, em Assis Brasil.

“Esse é um importante ramal para a região do Alto Acre. Ali há centenas de famílias de produtores rurais, seringueiros e extrativistas que, a partir de agora, têm um acesso mais facilitado para as cidades e para os mercados onde podem comercializar seus produtos a preços bem mais justos.”

Nessa questão de acesso e transporte, Leila Galvão foi praticamente incansável na luta pela recuperação e manutenção de ramais, estradas e rodovias. Mas ela dedicou maior atenção mesmo para os problemas da BR-317, que liga a capita Rio Branco à região do Alto Acre, buscando articulação forte com a chefia da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que sempre atendeu às suas reivindicações.

Também foi a atuação forte de Leila Galvão que garantiu a recuperação e manutenção da Estrada da Borracha, em Xapuri. Foram realizadas parcerias com a prefeitura de Xapuri que vão desde a liberação de emendas parlamentares à aquisição de kits de sangrias para o trabalho das famílias da reserva Chico Mendes.

“Durante nossa reunião de avaliação do mandato neste ano, pontuamos todas as nossas atividades. Essas que citamos aqui foram apenas uma parte de tudo que foi possível realizar”, explicou a parlamentar. “Devo ressaltar, contudo, que isso só foi possível graças ao grande empenho de minha equipe, pois trabalho com pessoas dedicadas que comungam do mesmo objetivo que o meu, que é o de fazer sempre o melhor para o Acre e para essa nossa gente, desde os que residem nas cidades aos que estão lá nas mais longínquas localidades da nossa floresta”, acrescentou. “Tem, ainda, as parcerias e os apoios institucionais e de nossas autoridades, como o governador Tião Viana, que sempre foi mais que um parceiro, foi um amigo de todas as horas, e o nosso presidente da Aleac, o Ney Amorim, que é outra pessoa que tenho muito a agradecer. Não posso esquecer dos nossos parlamentares federais, que estiveram sempre prontos para nos ajudar lá em Brasília”, disse. “São tantas pessoas que nos ajudaram a fazer desse um mandato vitorioso que nem daria para citar todos, mas aproveito para agradecer, de coração, por tudo que fizeram por mim, pelo meu mandato, e pelo sucesso dos nossos projetos”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ramón Díaz e Emiliano Díaz deixam o Vasco

Publicado

em

Clube emite comunicado com saída da comissão técnica depois da derrota em casa

G1.com

Ramón Díaz não é mais o técnico do Vasco. Ele e o filho Emiliano Díaz deixaram o clube depois da goleada sofrida para o Criciúma por 4 a 0, na tarde deste sábado, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Rafael Paiva, técnico do sub-20, vai comandar a equipe interinamente até um novo treinador ser anunciado.

O Vasco da Gama informa que imediatamente após a partida Ramón Díaz e Emiliano Díaz não fazem mais parte da comissão técnica. Rafael Paiva, técnico da equipe sub-20, assume interinamente.

— diz o comunicado do Vasco

Nenhum jogador do Vasco falou na saída do gramado. Com a demissão de Ramón Díaz, o time também cancelou a coletiva de imprensa de pós-jogo e a zona mista com os atletas.

No ano passado, o técnico ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B. Este ano, amargou a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca. Fotos: Leandro Amorim/Vasco

Ramón Díaz chegou ao Vasco em julho de 2023 junto com o filho, Emiliano Díaz. No ano passado, o técnico ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B. Este ano, amargou a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca.

Ao todo, Ramón Díaz comandou o Vasco em 41 jogos, de 11 de julho 2023 a 27 de abril 2024, com 15 vitórias, 11 empates e 13 derrotas. O aproveitamento foi de 50%. Os dois primeiros jogos do Vasco no Campeonato Carioca deste ano não entraram nos números, pois Ramón estava com o time principal no Uruguai.

Com a goleada sofrida para o Criciúma, o Vasco segue com três pontos em quatro jogos disputados no Campeonato Brasileiro. Neste momento, o time está em 16º, mas ainda pode entrar na zona de rebaixamento até o fim da rodada caso Vitória ou Corinthians vençam.

O próximo jogo do Vasco pelo Brasileirão acontece no dia 5 de maio, contra o Athletico-PR, em Curitiba. Antes disso, porém, o time enfrenta o Fortaleza, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Castelão.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil realiza atendimento domiciliar para emissão de documentos a pessoa com autismo grave no período noturno

Publicado

em

Equipe do Instituto de Identificação de Cruzeiro do Sul, foi convidada a realizar o atendimento no momento em que a pessoa vai dormir. Foto: cedida.

Na madrugada de sexta-feira, 26, o governo do Acre, por meio da Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou uma iniciativa inovadora e de grande sensibilidade, o atendimento para a emissão de Identidade em domicílio para pessoas com autismo grave, durante o período noturno, na cidade de Cruzeiro do Sul.

Esta ação, coordenada pelo Instituto de Identificação da PCAC, foi uma resposta às dificuldades enfrentadas por pessoas com autismo grave, que muitas vezes resistem a sair de casa durante o dia.

O serviço especial, ocorreu por volta das 23h de quinta-feira, 25, concentrou-se no Bairro Miritizal, especificamente na Avenida Juruá, em Cruzeiro do Sul. Durante a operação, foi realizado o atendimento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Em meio a essa demonstração de comprometimento e cuidado, o delegado-geral de Polícia do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância dessa iniciativa para garantir que todos, sem distinção, tenham acesso aos serviços essenciais. “Estamos empenhados em atender às necessidades da nossa comunidade, especialmente daqueles que enfrentam desafios adicionais devido a condições especiais, como o autismo grave”, declarou.

Equipe levou todo aparato para atender o cidadão em sua residência. Foto: cedida. Foto: cedida.

Por sua vez, o Diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, ressaltou a relevância do serviço oferecido e agradeceu à equipe pelo empenho e dedicação. “É fundamental que o Estado esteja presente para garantir os direitos de todos os cidadãos, e estamos orgulhosos de poder oferecer esse serviço diferenciado, adaptado às necessidades específicas das pessoas com autismo grave”, afirmou o diretor.

Essa ação exemplar da Polícia Civil do Acre reflete o compromisso do governo do Acre em promover inclusão e acessibilidade, demonstrando que, mesmo durante a noite, os serviços públicos estão disponíveis para atender às demandas da comunidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco oferece serviços para pessoas em situação de rua no Centro Pop

Publicado

em

Por

O Município de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e do Consultório na Rua, promoveu nessa sexta-feira (26), uma ação integrada no Centro POP, destinada exclusivamente à população em situação de rua.

Durante a atividade, os participantes foram beneficiados com uma variedade de serviços essenciais. Destaque para os cortes de cabelo feminino e masculino, além do design de sobrancelhas, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A equipe do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou testes rápidos para tuberculose, HIV, hepatite e sífilis.

Com mais de 200 atendimentos, a união entre instituições foi fundamental para o sucesso e eficácia dessa ação em prol do bem comum que contou com a colaboração de diversos parceiros, incluindo o Senac, a Associação de Redução de Danos do Acre (Aredacre) e grupo Boticário.

De acordo com Suellen Araújo, secretária da SASDH, o objetivo principal da iniciativa foi facilitar o acesso dessa parcela da população a serviços básicos de assistência social, saúde e bem-estar.

“A ação é fruto de uma cooperação entre várias entidades que compartilharam o propósito de contribuir para proporcionar o mínimo de dignidade a essas pessoas, uma vez que esse tipo de vulnerabilidade dificulta bastante o acesso a serviços básicos de beleza, bem-estar e principalmente, diagnósticos de saúde”.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo