Acre
Lei que proíbe venda de armas de brinquedo é sancionada na capital do Acre
Texto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (21).
Lei entra em vigor 180 dias após a data de publicação.
G1/AC
A Lei Complementar que proíbe a fabricação, venda e comercialização de réplica de armas bélicas (brinquedo) no município de Rio Branco, aprovada pela Câmara Municipal no dia 10 de abril deste ano, foi sancionada pelo prefeito Marcus Alexandre. O texto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (21) e entra em vigor no prazo de 180 dias após a data de publicação.
Quem descumprir a lei estará sujeito a advertência por escrito, multa prevista no inciso II que será fixada em R$1 mil Unidades Fiscais de Referência do Município de Rio Branco, suspensão das atividades do estabelecimento por 30 dias, aplicada quando o fornecedor reincidir nas infrações do artigo 1º da lei e a cassação da licença e encerramento das atividades do estabelecimento.
De autoria do vereador Fernando Martins, o projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.
Segundo Martins, as réplicas geralmente são parecidíssimas com as verdadeiras e possuem exatamente o mesmo peso de uma original. O manuseio das réplicas de brinquedo por crianças incentiva a sua utilização.
“Vi esse projeto fora do estado e é uma coisa que sempre fui favorável, pois não temos coragem de enfrentar uma situação dessas sem saber se é de brinquedo ou não”, explica Martins.
Após colocar a matéria em votação, o vereador conta que a iniciativa foi elogiada e bem aceita tanto pelos vereadores quanto por membros externos, destacando inclusive que a matéria foi solicitada pela Câmara de Brasília e São Paulo.
Martins diz que a fiscalização ficará a cargo dos agentes da prefeitura, que fazem a fiscalização do comércio na capital.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.