Lei que institui ‘Semana Estadual do Imigrante’ é sancionada no Acre

Data será celebrada anualmente na última semana de junho.
Até maio de 2015, mais de 38,5 mil imigrantes entraram no Brasil pelo Acre.

‘Semana do imigrante’ será celebrada na última
semana de junho (Foto: Aline Nascimento/G1)

Do G1 AC

O governador Tião Viana (PT-AC) sancionou a Lei 3.009, que institui a Semana Estadual do Imigrante no Acre. A publicação está no Diário Oficial do Estado (DOU) desta terça-feira (24).

De acordo com a nova lei, a data será celebrada anualmente na última semana de junho em todo o território do estado.

Conforme a decisão, durante a última semana do mês de junho, o Poder Executivo deve promover atividades comemorativas. A lei indica que as despesas decorrentes com a execução do projeto serão pagas com orçamento próprio.

De acordo com um dos coordenadores do abrigo, Antônio Crispim, 203 pessoas estão no abrigo dos imigrantes em Rio Branco nesta terça-feira (24).

“É uma lei muito benéfica para quem chega ao Brasil pelo Acre em busca de acolhimento, abrigo e melhoraria de vida. Para o estado, é algo que só vem somar e fortalecer as ações que já são feitas desde 2010”, diz Crispim.

Crispim afirma ainda que 16.206 pessoas deram entrada no abrigo em 2014 e neste ano, foram registradas 12.196 até 8 de novembro.

Os imigrantes chegam ao Acre todos os dias através da fronteira do Peru com a cidade de Assis Brasil, distante 342 km da capital.

A maioria são imigrantes haitianos que deixaram a terra natal, desde 2010, quando um forte terremoto deixou mais de 300 mil mortos e devastou parte do país. De acordo com dados do governo do estado, entre 2010 e maio de 2015, mais de 38,5 mil imigrantes entraram no Brasil pelo Acre.

Rota de imigração
Os imigrantes vêm ao Brasil em busca de uma vida melhor e de poder ajudar familiares que ficaram para trás. Para chegar até o Acre, eles saem, em sua maioria, da capital haitiana, Porto Príncipe, e vão de ônibus até Santo Domingo, capital da República Dominicana, que fica na mesma ilha.

Lá, compram uma passagem de avião e vão até o Panamá. Depois seguem de avião ou de ônibus para Quito, no Equador.

Por terra, vão até a cidade fronteiriça peruana de Tumbes e passam por Piura, Lima, Cusco e Puerto Maldonado até chegar a Iñapari, cidade que faz fronteira com Assis Brasil (AC), por onde passam até chegar a Brasiléia (AC).

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima