Conecte-se conosco

Geral

Ladrões roubam fiação elétrica de Parque Centenário em Brasileia

Publicado

em

O Parque Centenário localizado na cidade de Brasileia, foi alvo de ladroes que aproveitaram da madrugada para roubar parte da fiação elétrica que vem sendo instalada no local. O local vem sendo reformado e está prestes a ser entregue aos munícipes e visitantes.

A surpresa ficou para os que estão buscando um espaço consuma família e amigos, além dos que praticam esporte, na nova quadra esportiva. Sem ainda ser reinaugurada, muitos já praticam caminhada e fazem piquenique debaixo das arvores para observar as capivaras no local com seus filhos.

O caso foi registrado na delegacia de Brasiléia e possíveis suspeitos já estão sendo investigado. Os fios levados foram escolhidos pelos ladrões por terem parte de cobre, o que foi mudado para que pudessem restabelecer a iluminação no dia seguinte.

“Lamentamos muito que ladrões e vândalos não possuem o discernimento em ver que estão prejudicando-nos, a todos. Estamos trabalhando para deixar nossa cidade mais bonita e esse é um desejo de nossa prefeita, Fernanda Hassem”, disse o secretário de obras, Francisco Lima.

O Parque Centenário passou por duas enchentes do Rio Acre, e com apoio de parlamentares acreano, está sendo recuperação para oferecer espaço de lazer e a prática de esportes.

A prefeitura de Brasiléia através de uma Nota de Repúdio, lamentando o registro do roubo dos fios que está atrasando a entrega oficial aos moradores e visitantes.

Veja Nota abaixo.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

NOTA DE REPÚDIO

A Prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria municipal de Obras, vem de público repudiar o ato de vandalismo praticado no Parque Centenário, neste dia 29 de outubro de 2022. Na ocasião, desconhecidos retiraram a fiação e luminárias colocadas no Parque Centenário e no Quiosque Fronteira, também localizado no referido Parque.

A Gestão municipal trabalha no intuito de proporcionar acolhimento e ambientes agradáveis em nossos espaços públicos. O parque centenário, que está sendo revitalizado, infelizmente foi vítima de vândalos, que na noite anterior deixaram o espaço destinado às crianças e adolescentes às escuras, e causando prejuízo aos cofres públicos, uma vez que o material subtraído terá que ser reposto, com recursos próprios do município.

Alertamos a população para que denunciem, caso presenciem qualquer tipo de vandalismo provocados em nossos locais públicos. Quaisquer atos que sejam contra o patrimônio público deve ser denunciado, para que medidas sejam tomadas, no intuito de preservar o bem comum.

Cuidemos de nossos espaços públicos, denunciem os atos de vandalismo provocados nas nossas praças e Parque Centenário.

Brasiléia-Acre, 29 de Outubro de 2022

Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeitura de Brasiléia


Matéria atualizada nesta quinta-feira, dia 3.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

EUA interceptam terceiro navio perto da Venezuela em meio à pressão sobre Caracas

Publicado

em

Nova interceptação em águas internacionais amplia escalada dos EUA contra o transporte de petróleo venezuelano

Bandeira da Guarda Costeira dos EUA: no sábado, um navio já havia sido interceptado
Marco Bello/Reuters via CNN Newsource – 20.12.2025

Os Estados Unidos interceptaram um terceiro navio nas proximidades da Venezuela, em águas internacionais, segundo informaram neste domingo (21) duas autoridades norte-americanas à agência Reuters.

A nova ação marca a segunda operação do tipo em apenas um fim de semana e amplia a ofensiva do governo Donald Trump contra o regime de Nicolás Maduro.

As autoridades falaram sob condição de anonimato e não divulgaram o nome da embarcação nem o ponto exato da interceptação. Também não informaram se o navio transportava petróleo venezuelano.

A nova abordagem ocorre poucos dias após Trump anunciar um “bloqueio” a todos os petroleiros sancionados que entram ou deixam a Venezuela. A diretriz passou a orientar uma série de ações no Caribe, com foco direto na principal fonte de receita do governo de Caracas: o petróleo.

No sábado (20), forças dos Estados Unidos já haviam apreendido um petroleiro de bandeira panamenha, carregado com petróleo venezuelano e com destino à Ásia.

A operação foi conduzida pela Guarda Costeira americana, com apoio das Forças Armadas, em águas internacionais. Segundo Washington, a tripulação não ofereceu resistência.

No início do mês, os EUA também apreenderam o petroleiro Skipper, alvo de sanções por vínculos com o Irã. Com isso, sobe para três o número de embarcações interceptadas neste mês nas proximidades da Venezuela.

Resposta venezuelana

O governo venezuelano reagiu com críticas duras às ações americanas.

O chanceler Yvan Gil classificou as apreensões como “atos de pirataria” e afirmou que o Irã ofereceu cooperação à Venezuela para enfrentar o que descreveu como violações do direito internacional.

A vice-presidente Delcy Rodríguez declarou que Caracas pretende levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU e a outros fóruns multilaterais.

As interceptações se somam a uma estratégia mais ampla de pressão dos Estados Unidos, que inclui sanções ao setor petrolífero, presença militar reforçada no Caribe e ameaças de novas medidas contra o governo Maduro.

Segundo autoridades da Casa Branca, o objetivo central da política americana segue sendo enfraquecer o regime venezuelano, atingindo sua capacidade financeira e logística.

Comentários

Continue lendo

Geral

Banco Central divulga novas regras para o Pix que passam a valer a partir de fevereiro

Publicado

em

• Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Pix é a principal forma de pagamentos instantâneos do país, o que atrai a atenção de criminosos e exige a atualização constante de medidas de segurança

O Banco Central divulgou novas regras para o Pix que vão valer a partir de fevereiro. Data em que também entram em vigor medidas de segurança por parte dos bancos. O Pix é a principal forma de pagamentos instantâneos do país, o que atrai a atenção de criminosos e exige a atualização constante de medidas de segurança.
O Banco Central determinou o aprimoramento do mecanismo especial de devolução, o MED, que é a ferramenta para reaver valores em situações de fraude. Nesta quinta-feira (18), o MED funciona assim: os bancos rastreiam apenas a conta do recebedor inicial e só devolvem o dinheiro se houver saldo disponível nessa conta, mas como os criminosos transferem rapidamente os valores para outras contas, a devolução não é concluída em mais de 90% dos casos.
Com as novas medidas, os bancos terão de ampliar essa busca implementando o rastreamento em cascata, ou seja, se o valor for transferido da conta inicial para outras contas, o rastreamento será estendido a essas contas também. A medida aumenta as chances de recuperação do dinheiro.
A partir de 2 de fevereiro todos os bancos terão de seguir um padrão de apresentação. Por exemplo: hoje, quando há devolução de valores por fraude, alguns bancos usam a descrição “transação devolvida por medida de segurança”, sem deixar claro do que se trata.
Na nova regra será obrigatório identificar: o pagamento original, a data, o valor e o motivo da devolução. As operações e transferências via Pix continuam gratuitas para pessoas físicas. A cobrança de taxa permanece permitida apenas para contas pessoas jurídicas.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios

Publicado

em

A ministra Kátia Magalhães Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou na sexta-feira (19) que os trabalhadores dos Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante a greve da categoria, iniciada na última terça-feira (16).

A medida liminar foi concedida a pedido da estatal contra os sindicatos que representam os funcionários. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 100 mil por sindicato.

A greve está concentrada em nove estados (Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

No entendimento da ministra, o serviço postal tem caráter essencial e não pode ser paralisado totalmente. Além disso, Katia Arruda ressaltou que a greve foi deflagrada em meio ao dissídio coletivo que tramita no TST.

Os funcionários reivindicam a aprovação de um novo acordo coletivo de trabalho, reajuste salarial e soluções para a crise financeira da estatal, que vai precisar de um empréstimo de R$ 12 bilhões, garantidos pelo Tesouro, para cobrir os recentes prejuízos.

Os Correios informaram que todas as agências estão abertas e que a empresa adotou medidas de contingência para minimizar os impactos para a população.

Comentários

Continue lendo