Cotidiano
Justiça nega HC preventivo a empresários denunciados na máfia da merenda no Acre
Foi indeferido na noite desta sexta-feira (10) pelo desembargador Pedro Ranzi, do Tribunal de Justiça do Acre, o habeas corpus preventivo com pedido liminar aos empresários Cristian Sales da Silva e Manoel de Jesus Leite da Silva, ambos acusados de envolvimento em esquema de desvio na merenda escolar da Secretaria Estadual de Educação.
Cristian Sales e Manoel Leite deveriam ter sido presos nesta quinta-feira (9) durante a Operação Mitocôndria, da Polícia Civil do Acre, que investiga um esquema de desvio nos recursos da merenda escolar, mas estavam viajando e passaram a ser considerados como foragidos. Eles se entregariam à polícia nesta sexta-feira, confirmou o deputado estadual Manoel Morais (PSB), pai de Cristian Sales.
No pedido ao desembargador, a defesa dos empresários afirmou que “a Controladoria do Estado quando editou seus relatórios não apontou com nitidez todos os vícios de pagamentos, entregas, inexecução dos contratos, revelando tão somente problemas próprios da administração pública, que não vinculam os ora pacientes em quaisquer empreitadas criminosas” e acrescentou que a “prisão dos pacientes se revela por demais ilegal, eis que advinda de autoridade incompetente, vez que os recursos utilizados para aquisição de merenda escolar, que ora são objetos de suposta fraude, são de natureza federal, o que atrai a competência para a Justiça Federal”.
Além das prisões foram cumpridos na quinta-feira pela Polícia Civil, 20 mandados de busca e apreensão nas sedes de 4 empresas na capital, Tarauacá e Xapuri, além dos armazéns de merenda escolar da SEE, em Rio Branco, Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.
A Justiça bloqueou, preliminarmente, R$ 5 milhões das contas dos investigados, além de tornar, temporariamente, indisponíveis bens móveis, imóveis e semoventes dos envolvidos.
Em liberdade
Quatro dos supostos envolvidos no esquema já foram soltos. São eles: Marcus Samuel Silva Lira, Odimar de Araújo Teixeira e Clelson Alves de Araújo Junior. Esses três foram colocados em liberdade pelo juiz Cloves Augusto Alves, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco.
Alan Monteiro, chefe do setor de merenda da Secretaria Estadual de Educação em Tarauacá, foi solto após pagar fiança.
LEIA A ÍNTEGRA DA DECISÃO DO DESEMBARGADOR PEDRO RANZI
Comentários
Cotidiano
Acre ocupa a 27ª posição em ranking de acesso à energia elétrica no país

O Acre aparece na 27ª e última colocação no ranking dos estados brasileiros com maior acesso à energia elétrica, segundo dados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, 97,9% dos domicílios acreanos possuem acesso à energia elétrica, seja por meio da rede geral ou por fontes alternativas. Apesar do índice elevado, o percentual ficou abaixo do registrado nas demais unidades da federação, o que posicionou o estado na última colocação do ranking nacional.
No topo da lista, quatro estados alcançaram 100% de cobertura energética nos domicílios. São eles: Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, que dividem a primeira posição no indicador.
O ranking considera o percentual de domicílios com acesso à energia elétrica como um dos critérios para avaliar a competitividade dos estados brasileiros. O indicador reflete o alcance do serviço e a capacidade de garantir infraestrutura básica à população.
Comentários
Cotidiano
Caique Gomes chega para ser o camisa 9 do Independência

Foto arquivo pessoal: Caique Gomes estava atuando no futebol do Rio de Janeiro
O atacante Caique Gomes, ex-Resende, foi integrado ao elenco do Independência e é mais um reforço para a disputa da temporada de 2026. O atleta de 29 anos chega no Marinho Monte para ser o camisa 9.
“Estamos avaliando todos os atletas com bastante rigor e o Caique é uma grande contratação. Vamos ter um atacante com muita qualidade”, declarou o técnico Ivan Mazzuia.
Trabalho técnico
O elenco do Independência faz mais um trabalho técnico nesta terça, 23, no Marinho Monte.
“Esse é o início da preparação e os atletas estão bem empenhados. A ideia é construir um grupo forte para ter um time capaz de conquistar grandes resultados”, avaliou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Mulher é presa após agredir ex-companheiro a mordidas e arranhões em Cruzeiro do Sul
Vítima, que já havia registrado ocorrência anterior, estava trancada em apartamento quando a PM foi acionada; suspeita foi detida em flagrante

Segundo a Polícia Militar, a própria vítima acionou a equipe ao local. Ele estava trancado em seu apartamento, enquanto Suzane foi encontrada na via pública. Foto: ilustrativa
Uma mulher de 36 anos, identificada apenas como Suzane, foi presa em flagrante pela Polícia Militar após agredir o ex-companheiro no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul (AC). A vítima acionou a polícia ao ficar trancada no apartamento enquanto a agressora tentava entrar à força.
Segundo relato, Suzane iniciou uma discussão e, ao ser retirada do imóvel, retornou alegando que havia outra pessoa com o ex-companheiro. Na nova investida, ela o agrediu com arranhões e mordidas. A vítima informou já ter registrado boletim de ocorrência anterior contra a mulher.
Com lesões visíveis e relato consistente, a PM prendeu Suzane em flagrante. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil e alegou manter contato com a vítima na expectativa de reatar o relacionamento, que durou três anos.


Você precisa fazer login para comentar.