Acre
Justiça do Acre acumula 748 processos de saúde no painel do CNJ

O sistema judiciário do Acre acumula 748 processos judiciais relacionados à saúde pública e suplementar, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atualizados até 30 de abril de 2025. Desses, 699 são considerados “líquidos”, ou seja, estão prontos para decisão. A média de tempo de espera por julgamento é de 447 dias, pouco mais de um ano e dois meses. Os dados foram retirados no painel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os processos se referem tanto a justiça estadual como a justiça federal
Os números fazem parte da base de dados DataJud, que monitora ações relativas ao direito à saúde em todas as unidades da federação. As estatísticas apontam que apenas 290 desses processos foram julgados ao longo de 2025, e outros 245 foram baixados, ou seja, concluídos por outros meios além de decisão judicial. O tempo médio da primeira baixa foi de 364 dias, enquanto o julgamento levou, em média, 256 dias.
Ao segmentar os dados por área, observa-se que a maioria dos processos se refere à saúde pública (435 pendentes) e apenas 313 tratam da saúde suplementar. No universo da saúde pública, o tempo médio de tramitação tende a ser mais longo: 498 dias para ações pendentes, com 270 dias até o primeiro julgamento. No caso da saúde suplementar, os números são um pouco mais baixos, com 400 dias de espera média e 236 dias até o primeiro julgamento.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.