Acre
Juntos pelo desenvolvimento: Prefeita Fernanda Hassem entrega rua com emenda de Jessica Sales
Alexandre Lima e Marcus José
Durante a tarde desta sexta-feira, dia 26, a prefeita do município de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), através da Secretaria de Obras, entregou sua primeira grande obra desde quando assumiu a gestão em janeiro desse ano.
Na companhia da deputada federal Jéssica Sales (PMDB), autora da emenda no valor de R$ 400 mil reais, provenientes do Ministério da Defesa, através do programa Calha Norte, onde beneficiou a Rua Manoel Ribeiro com asfalto com uma extensão de aproximadamente 500 metros.

Deputada federal Jéssica Sales que estava acompanhada com sua mãe, a ex-deputada Antonia Sales, foram recepcionadas pela prefeita Fernanda Hassem e da deputada estadual Leila Galvão.
A rua em questão que ainda estará recebendo outros benefícios, por pouco não teve a emenda suspensa juntamente com outras três, devido a ingerência da gestão passada. Principalmente por parte do gestor tampão e alguns secretários, que não aplicou os recursos que já haviam sido liberados desde 2015.
A entrega contou com a presença de secretários municipais, da deputada estadual Leila Galvão e Daniel Zen, do prefeito da vizinha Epitaciolândia, Tião Flores, vereadores da base e oposição e populares que tanto esperavam pela liberação da rua que liga o centro velho com o novo, além de acesso rápido ao hospital, Polícia Militar, ginásio de esporte, mercado municipal e parte alta da cidade.
O empresário Francisco Félix Nogueira, que possui um salão de beleza na rua, vinha sofrendo prejuízos desde as enchentes de 2012 e 2015, que danificaram a rua. Com a poeira em dias de sol e a lama nos dias de chuva, fez com fregueses não mais procurassem seus serviços.
“Tive que sair da minha casa e local de trabalho para que os meus fregueses não se sujassem com a lama ou com a poeira. Vinha pagando aluguel e tendo prejuízo por anos e agora, já voltei para casa e o meu local de trabalho. Só tenho que agradecer a prefeita e a deputada”, disse.
Fernanda destacou que, “não é por ser de outro partido que não podemos andar de mãos dadas pelo desenvolvimento de nossas cidades. Jéssica demonstrou que não liga para isso, uma vez que foi eleita pelo povo do Acre e está trabalhando liberando suas emendas”, disse a prefeita.
Já a deputada federal Jéssica, disse que estava muito surpresa em ver que seu trabalho está sendo aplicado da forma que vai beneficiar toda uma cidade. “Estou feliz junto com minha mãe (ex-deputada Antonia Sales) em ver essa receptividade aqui em Brasiléia. Aqui tive uma significativa votação com o apoio do vereador Joelso Ponte (PP) e não seria justo em ajudar no desenvolvimento de uma cidade que sofreu muito nos últimos anos e, digo que podem contar comigo”, disse a parlamentar.
Comentários
Acre
Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre
Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”
Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.
O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.
Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.
A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.
Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.
Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.
Comentários
Acre
62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli
O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira, 23, uma pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Gladson Cameli, que deixará o cargo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Acre.
De acordo com o levantamento, 62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli, 28,03% desaprovam, e 9,44% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 cidades do Acre entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Acre é AC-08354/2026.
Comentários
Acre
“Sementes de Resistência”: força das mulheres da Transacreana ganha voz em documentário que estreia em Rio Branco
Documentário de curta-metragem sobre protagonismo de mulheres rurais da Transacreana será lançado no dia 26 de março, às 10h, no Museu dos Povos Acreanos
O documentário de curta-metragem “Sementes da Resistência” será lançado no próximo dia 26 de março, às 10h, no auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. O evento integra as ações do mês da mulher e contará com a participação de trabalhadoras rurais da região da Transacreana.
A produção destaca o papel fundamental das mulheres na conservação da agrobiodiversidade ao longo da Rodovia AC-90, conhecida como Transacreana. O documentário evidencia a atuação dessas trabalhadoras na preservação de sementes e na manutenção de práticas agrícolas sustentáveis na Amazônia acreana.
O curta-metragem é resultado do projeto de pós-doutorado da professora Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A produção foi construída em colaboração com mulheres agricultoras da região, reconhecidas como guardiãs de saberes tradicionais.
Documentário valoriza papel das mulheres – Segundo a professora Rosana Cavalcante, o documentário retrata trajetórias marcadas pela resistência e pelo protagonismo feminino no campo. “A produção apresenta agricultoras que, por meio de conhecimentos ancestrais, preservam sementes, fortalecem a segurança alimentar e enfrentam os desafios das mudanças climáticas com sabedoria”, destacou.
Produzido pela Orna Audiovisual, o documentário aborda temas como agrobiodiversidade, sustentabilidade, agricultura familiar, protagonismo feminino, políticas públicas e a invisibilidade das mulheres rurais, além da valorização de práticas intergeracionais.
O lançamento contará com a presença de protagonistas da obra, como as produtoras rurais e líderes de associação conhecidas da região: Roselina Queiroz Leite (Dona Rosa, moradora do Barro Alto) e Maria da Natividade Oliveira Cordeiro (Dona Lôra, que atua com plantas medicinais no Km 14 e vende no Mercado Elias Mansour), além da presidente da Cooperativa Beija-Flor, do Km 72 da Transacreana, Layane Furtado Mello.
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis Cameli, também participará do evento falando da roda de conversa que teve com as protagonistas durante a gravação do documentário, onde abordou temas importantes como as demandas das agricultoras e políticas públicas voltadas para a região.
Serviço
Evento: Lançamento do documentário curta-metragem “Sementes da Resistência”
Data: 26 de março de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório Florentina Esteves – Museu dos Povos Acreanos
Endereço: Av. Epaminondas Jácome, 2792, Centro, Rio Branco (AC)
Fotos: Neto Lucena/Secom
























Você precisa fazer login para comentar.