Conecte-se conosco

Acre

Junta Comercial e instituições parceiras discutem fortalecimento do ambiente de negócios no Acre

Publicado

em

No compromisso de simplificar e desburocratizar o registro empresarial no Acre, o governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), realizou mais uma reunião ordinária do subcomitê gestor da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Na sala de Situação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 20 instituições se uniram para a primeira reunião de 2024. Foto: Marcos Vicentti/Secom

No Acre, o subcomitê gestor da Redesim é constituído por um decreto governamental desde 2015, presidido pela Junta Comercial (Juceac) e secretariado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que se unem com as demais instituições para debater assuntos relacionados à simplificação e a desburocratização do registro empresarial no estado.

A Juceac atua como um órgão integrador estadual, interligando todas as instituições parceiras, e a sua presidente, Nayara Honorato, iniciou o encontro destacando: “É na Junta Comercial onde as empresas nascem. E sabendo disso, procuramos proporcionar um ambiente de facilidades, buscando cada vez mais estimular a formalização dos negócios”.

A presidente valoriza o empenho das demais instituições que fazem parte do ecossistema de constituições do registro mercantil como um todo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

E na luta pela desburocratização de muitos serviços empresariais, o site da Junta Comercial atua como uma ferramenta essencial, com um ambiente virtual que conta com um portal de serviços, onde o empresário pode desenvolver o seu trabalho de maneira facilitada, digital e de qualquer lugar. Acesse: https://juceac.ac.gov.br/

A presidente aponta que tal aspecto é valorizado pelo governador Gladson Cameli: “Temos um chefe de Estado que compreende a importância de um trabalho integrado entre instituições em prol da população e ele sempre apoiou o processo de facilitação. Em seu primeiro ano de governo passamos a ofertar tais serviços de maneira digital”.

O titular da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Ricardo Brandão, corrobora o compromisso governamental: “Um dos pilares do desenvolvimento de um estado é a melhoria de um ambiente fértil para os negócios e, sabendo disso, queremos estimular para que mais pessoas se sintam confortáveis para empreender. Vislumbramos um desenvolvimento a longo prazo com uma maior geração e oferta de emprego para a sociedade”.

Na ocasião, Brandão parabenizou os membros do subcomitê que se dedicam para o fortalecimento do Redesim. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Representando o Sebrae, o gerente da Unidade de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios, Marcelo Macedo, aponta: “Temos um grande volume de empreendedores que atuam de maneira irregular e vislumbramos a construção de políticas públicas que acessem essa parcela, os estimulando a trabalharem na regularidade. Nesse compromisso, buscamos melhorar não apenas as microempresas, mas todos aqueles que se desafiam a empreender”.

A Redesim

A Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios, com o objetivo de permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

Redesim é constituído por um decreto governamental desde 2015, presidido pela Junta Comercial (Juceac) e secretariado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foto: Marcos Vicentti/Secom

Todo esse processo informatizado, linear e único é composto pelos sistemas das instituições que dele participam com comunicação automática. Entre os parceiros, encontram-se os órgãos de registro (juntas comerciais, cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e a OAB), as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e os órgãos licenciadores, em especial o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e os ligados ao meio ambiente.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputado se desloca de barco até casa da mãe no bairro Seis de Agosto

Publicado

em

O deputado estadual Whendy Lima publicou nas redes sociais, neste domingo, 28, um vídeo em que aparece se deslocando de barco até a casa da mãe, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco. Na publicação, o parlamentar relata que a situação faz parte de uma realidade enfrentada há anos por moradores da região durante […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo