fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Jovem de 18 anos acusado de trocar tiros com policial pode ficar paraplégico

Publicado

em

Enquanto o suposto assaltante trocava tiros com o policial, seu comparsa fugia tomando rumo desconhecido

Da ContilNet

Um homem acusado de tentar assaltar uma mulher na noite da última sexta-feira (21) na capital do Acre, Rio Branco, quando foi baleado com um tiro nas costas por um policial. O suspeito, Matheus Chaves Menezes, de 18 anos, está sendo acusado de tentar assaltar uma mulher que estava em uma motocicleta, quando teria sido surpreendido pelo militar.

Matheus pode ficar paraplégico/Foto: ContilNet

O acusado recebeu voz de prisão e teria reagido atirando contra o policial, que sacou a arma e para se defender acabou baleando o suposto assaltante.

A mulher que quase se torna vítima do acusado tinha acabado de deixar uma amiga em casa e foi atacada por dois homens em uma motocicleta, um deles seria Matheus.

O policial, que passava no exato momento em que o acusado estaria tentando assaltar a mulher, deu voz de prisão, que não teria sido obedecida. Enquanto um dos supostos assaltantes trocava tiros com o policial, seu comparsa fugia tomando rumo desconhecido.

O acusado de trocar tiros com o policial foi atingido nas costas por um disparo e levado para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco por uma ambulância do Samu. Segundo um médico do local, ele corre um grande risco de ficar paraplégico, já que o tiro atingiu parte de sua coluna vertebral.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre contribui com sete assinaturas na criação de CPMI do INSS; veja assinatura

Publicado

em

Com a adesão de parlamentares da Câmara e do Senado, a oposição protocolou na segunda-feira, 12, um pedido para criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a apurar supostas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo irregularidades em descontos aplicados sobre os benefícios de aposentados. A iniciativa, que já conta com 259 assinaturas, 223 de deputados federais e 36 de senadores, ainda não consta oficialmente no sistema do Congresso Nacional.

Parte da bancada do Acre demonstrou alinhamento com a proposta da oposição e assinou o requerimento em peso. Na Câmara dos Deputados, os quatro parlamentares do estado, Socorro Neri (PP), Roberto Duarte (Republicanos), Coronel Ulysses (União Brasil) e Eduardo Velloso (União Brasil), apoiaram a criação da CPMI. Zé Adriano, Antônia Lucia, Meire Serafim e Zezinho Barbary não assinaram ainda.

No Senado, os três representantes acreanos também endossaram o pedido, Alan Rick (União Brasil), Márcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD).

A movimentação ocorre em meio a crescentes denúncias de que aposentados e pensionistas estariam sofrendo descontos indevidos em seus benefícios, em alguns casos vinculados a empréstimos consignados ou filiações automáticas a associações sem o consentimento dos beneficiários. A oposição quer apurar não apenas os responsáveis pelas fraudes, mas também eventuais falhas no controle e fiscalização por parte do governo federal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Idosa de aproximadamente 85 anos morre em atropelamento causado por menor em moto em Brasiléia

Publicado

em

Caso ocorreu no cruzamento da Rua Rui Lino com a Avenida Dr. Manoel Marinho Monte; condutor fugiu sem prestar socorro

A Polícia Civil já iniciou diligências para identificar e localizar o condutor responsável pelo atropelamento. Foto: cedida

Brasiléia, 12 de maio de 2025 – Uma trágica colisão no início da noite desta segunda-feira (12) tirou a vida de Dona Olinda Monteiro da Silva, 85 anos, conhecida e querida na fronteira. O acidente ocorreu no cruzamento da Rua Rui Lino com a Avenida Dr. Manoel Marinho Monte, próximo à Praça Valdemir Lopes, no setor Sul do município.

A idosa foi socorrida e levada ao Hospital Regional do Alto Acre, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu horas depois. Segundo informações extraoficiais, o condutor da moto envolvida no acidente seria um menor de idade que fugiu do local sem prestar assistência à vítima.

O acidente ocorreu no cruzamento da Rua Rui Lino com a Avenida Dr. Manoel Marinho Monte, próximo à Praça Valdemir Lopes, no setor Sul do município. Foto: cedida 

O caso, que chocou a comunidade de Brasiléia, está sendo investigado pelas autoridades. A Polícia Civil já iniciou diligências para identificar e localizar o condutor responsável pelo atropelamento. Familiares e amigos lamentam a perda de Dona Olinda, figura carismática e membro de uma família tradicional da região.

O caso continua sob investigação da Polícia Civil. Autoridades afirmam que trabalham para localizar o motorista da motocicleta envolvida no acidente. Foto: cedida

A comoção causada pela morte da idosa Olinda Monteiro da Silva, de aproximadamente 85 anos, em um atropelamento tomou conta das redes sociais. Familiares e amigos da vítima usam as plataformas digitais para pedir justiça e maior rigor no trânsito da cidade de Brasiléia.

“Era uma pessoa amorosa, que dedicou a vida à família é ao filho que precisa de cuidados 24 horas. Exigimos que o responsável seja identificado e punido”, publicou um parente da vítima. Outros posts destacam a dor da perda e a revolta com a fuga do condutor, supostamente um menor de idade.

O caso continua sob investigação da Polícia Civil. Autoridades afirmam que trabalham para localizar o motorista da motocicleta envolvida no acidente, Enquanto isso, a comunidade se une em apoio à família enlutada.

A sobrinha da vitima fez um apelo dramático na sua pagina social, veja:

Venho aqui externar a minha indignação quanto familia de uma idosa que cruelmente foi atropelada ontem a noite no cruzamento da praça Valdemir Lopes por um IRRESPONSÁVEL, DE MENOR, dirigindo uma moto de forma negligente que acha que pode pegar uma moto e sair fazendo o que quer no trânsito. Mais uma vítima do trânsito irresponsável de Brasiléia.

Cadê o poder público para cobrar medidas: VEREADORES tragam essa pauta na plenária.
Quantas pessoas ainda serão vítimas pra que essa PROBLEMÁTICA GRITANTE VENHA SER RESOLVIDA EM BRASILÉIA.

DEIXO AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO.

Motoqueiro fugiu, nenhuma punição e FICA POR ISSO MESMO e nós vamos ter que lidar com a dor de ter que enterrar nossa tia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Iteracre e SPU alinham regularização para mais de 300 famílias em Xapuri

Publicado

em

Foto: assessoria

Após mais de 30 anos de espera, a regularização fundiária da área conhecida como Mutirão, em Xapuri, está mais próxima de ser concluída. A região abrange mais de 300 famílias, além do prédio do Corpo de Bombeiros, o aeródromo e outras áreas públicas que ainda não têm documentação definitiva. O impasse sobre a titularidade tem dificultado a chegada de investimentos e emendas parlamentares para melhorias urbanas no local.

A área pertence à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o processo de regularização teve início em 2018, mas só nos últimos anos começou a avançar de forma mais concreta, com articulações feitas pelo Instituto de Terras do Acre (ITERACRE) junto aos órgãos envolvidos.

Segundo a presidente do ITERACRE, Gabriela Câmara, a falta de regularização tem sido um obstáculo para o desenvolvimento da cidade. “Esse impasse tem dificultado a chegada de recursos e investimentos essenciais para o desenvolvimento de Xapuri”, afirma.

Nos últimos meses, representantes do ITERACRE, SPU, DERACRE, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Xapuri participaram de uma série de reuniões e audiências públicas para definir os próximos passos. Em janeiro deste ano, o grupo se reuniu para tratar da retificação do georreferenciamento da área. Já na última reunião, realizada nesta segunda-feira (12), foram definidos os ajustes finais para que o processo de desmembramento das áreas seja encaminhado.

De acordo com o que foi definido, o Instituto fará um novo pedido de retificação da matrícula para excluir a rodovia AC-485 da área total. Além disso, o DERACRE e o Corpo de Bombeiros deverão encaminhar os mosaicos de suas respectivas áreas ainda nesta semana. A partir disso, caberá ao ITERACRE elaborar as peças técnicas necessárias para oficializar o desmembramento junto à SPU.

A divisão das áreas ficará da seguinte forma: o Corpo de Bombeiros ficará com a área onde está instalado o prédio da corporação; o DERACRE será responsável pela área do aeródromo; e o ITERACRE assumirá os vazios fundiários, onde poderão ser implantadas novas áreas institucionais.

Foto: assessoria

“Seguimos firmes nesse compromisso, acreditando que, com foco e trabalho, em breve teremos uma solução definitiva para as famílias do bairro Mutirão e para todos os que precisam dessa regularização para avançar”, completou Gabriela Câmara.

A expectativa é de que, com a documentação regularizada, a cidade possa receber novos investimentos e executar obras importantes para a população de Xapuri.

Comentários

Continue lendo