Conecte-se conosco

Acre

Jornalistas lançam manifesto contra agressões a profissionais da área

Publicado

em

A presidente do Sindicato dos Jornalistas diz que o ato de manifesto dos jornalistas demonstra o nível de desgaste que os profissionais têm enfrentado.

Gina Menezes

Jornalistas acreanos de diferentes veículos de comunicação estarão reunidos às 8:30 horas da manhã desta quinta-feira (4), na praça da Revolução, em um manifesto que pede o fim das agressões a jornalistas e a garantia da liberdade de expressão.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas diz que o ato de  manifesto dos jornalistas demonstra o nível de desgaste que os profissionais têm enfrentado no dia a dia e a indignação diante de agressões que têm sido feitas durante o exercício da profissão.

“Ninguém mais aguenta essa falta de respeito com jornalistas. Repudiamos qualquer tipo de agressão”, ressaltou.

O manifesto acontece dois dias depois da de claraçãoda jornalista Marcela Jansen, do site O Acreano, contando que foi agredida por um dos representantes da empresa Telexfree durante uma cobertura jornalística no salão azul da Assembleia Legislativa do Acre.

Anteriormente, outros dois jornalistas haviam declarado terem sofrido ameaças e agressões de representantes da empresa, que se sentem descontentes com as matérias jornalísticas dando ciência sobre as decisões judiciais a respeito do bloqueio da empresa.

Semanas antes, houve mais três agressões a jornalistas, todas no exercício do trabalho profissional. Antônio Messias,repórter da Rádio Feijó FM, foi agredido por uma ex-vereadora do PT por ter divulgado a data em que agressora irá a julgamento, sob acusação de ter matado o próprio marido.

Dias antes, o repórter de Feijó havia tido o carro incendiado. Os outros jornalistas agredidos foram Greyce Lima, da TV Rio Branco, e Adaílton Oliveira, da TV Gazeta, durante a realização de matéria sobre uma mulher que havia sido presa pela Polícia Militar.

O jornalista J. Guimarães, repórter da TV Rio Branco, que participou da reunião de organização do manifesto, diz que está indignado com as agressões sofridas por jornalistas e que considera que é hora de toda a categoria se unir. “É inadmissível isso. Somos pessoas batalhadoras, que saem todo o dia de casa com a missão de manter nossa sociedade bem informada”, declarou.

Os organizadores do evento convidam todos os comunicadores e acadêmicos de jornalismo para participarem do ato.

Comentários

Acre

No Dezembro Vermelho, Saúde do Acre inicia campanha de conscientização e prevenção ao HIV/Aids

Publicado

em

Com foco no combate à desinformação, preconceito e discriminação para com a pessoa vivendo com HIV, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) lança a programação do Dezembro Vermelho, mês voltado para a prevenção do HIV/Aids. Mundialmente, o dia 1° de dezembro é lembrado pela realização de atividades alusivas à luta contra a doença.

Ação realizada pelo município de Rio Branco, em frente ao Colégio Acreano. Foto: cedida

Para a chefe da Coordenação de ISTs/HIV/Aids, Hepatites Virais e Sífilis da Sesacre, Suilany Souza, a campanha reforça as discussões em torno do tema, além de potencializar as informações acerca da prevenção e do tratamento da Aids.

“O objetivo é estabelecer o entrelaçamento da comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social. O Dia Mundial da Luta Contra a Aids nos proporciona a oportunidade de falar mais a respeito da infecção por HIV e da Aids. Isso resulta na diminuição das notificações da doença e influencia que mais pessoas procurem assistência médica no caso de suspeitas”, disse.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), foram notificados 296 novos casos de infecção por HIV este ano. No Acre, em 2022, houve uma redução de 15% em relação aos dados do ano passado. Mesmo com a diminuição dos casos e o aumento de testagens pós-pandemia, a gestão estadual reforça que a prevenção é o melhor tratamento contra a doença.

Ação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids em Porto Walter. Foto: cedida

“A conscientização das pessoas, sobretudo dos jovens, de que o cuidado e a prevenção são essenciais para conseguirmos reduzir os números e, principalmente,  quebrar a cadeia de transmissão do vírus em nosso estado é a nossa luta diária”, alertou Souza.

Programação:

Em alusão ao Dezembro Vermelho, a cordenação de ISTs/HIV/Aids, Hepatites Virais e Sífilis da Sesacre, em parceria com outras instituições, realizará nos dias 19, 20 e 21 o Bazar Solidário em prol das pessoas que vivem com HIV. O evento, que terá o serviço de testagem rápida, contará, ainda, com som ao vivo, encenação teatral relacionada ao contexto, com orientações e informações sobre a prevenção, diagnóstico e o tratamento para HIV, hepatites e sífilis.

“Pela Política do Sistema Único de Saúde (SUS), cada município fica responsável pelas ações de conscientização sobre a Aids. Municípios como Rio Branco, Senador Guiomard e Porto Walter já estão se mobilizando nesse sentido. O Estado organiza, ainda, para o início de 2023, duas atividades importantes: o 1° Fórum Estadual para Gestores sobre HIV e Sífilis e a 1ª  Mesa redonda estadual sobre o HIV”, informou Suilany.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia aperta cerco e prende envolvido em onda de assaltos na região de fronteira

Publicado

em

Por Raimari Cardoso

A força-tarefa do Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre em ação na região dos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro, a cerca de 100 quilômetros de Rio Branco, nas divisas de Rondônia e da Bolívia, já atinge resultados positivos.

A ação visa conter uma onda de assaltos que vêm ocorrendo na zona rural daqueles municípios, o roubo de veículos com sequestros relâmpagos de moradores. O clima de terror é tanto na área que famílias já abandonaram propriedades na região.

O cerco ao crime organizado vem sendo cuidadosamente realizado por uma força-tarefa das polícias Civil e Militar do Acre, com um patrulhamento diuturnamente nas estradas estaduais e nos ramais da região desde o dia 7 de novembro.

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Segurança (Sejusp), mais de 210 abordagens a veículos foram realizadas pela Polícia Militar ao longo de toda a madrugada, o dia e a noite da última terça-feira, 29.

“Posso dizer que nos últimos cinco dias o resultado foi excelente. Não tivemos mais nenhuma ocorrência neste período e vamos continuar assim, porque o patrulhamento não para e não tem prazo determinado para terminar”, afirmou o coronel Emílio Virgílio, diretor Operacional da PM/AC, em matéria da Agência de Notícias do Acre.

“Nossos esforços são para manter a integridade da população com a presença das forças policiais na região durante 24 horas, todos os dias. Com essas ações, asseguramos a presença do Estado, devolvendo a tranquilidade para as pessoas”, ressaltou o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos.

Nesta quarta-feira, uma equipe da Sejusp, chefiada pela secretária-adjunta de Justiça e Segurança Pública, delegada Márdhia El-Shawwa Pereira, participou de uma reunião com comandantes e chefes das instituições de Segurança e representantes das comunidades de ambos os municípios. A pauta serviu para apresentar de que forma as ações estão sendo realizadas na região.

“Estaremos juntos aos moradores destes municípios, oferecendo nossa mão amiga e combatendo com veemência qualquer tipo de ilícito na região”, destacou a delegada.

Horas depois, uma ação integrada da Polícia Civil, Polícia Militar e Choque conseguiram efetuar a prisão de um suspeito de integrar a organização criminosa especializada em roubo de caminhonetes que vem atuando na região.

De acordo com o delegado Diones Lucas, de Acrelândia, o homem, que não teve a identidade divulgada por força da Lei de Abuso de Autoridade, está envolvido em pelo menos cinco dos roubos ocorridos recentemente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Correios realiza leilão de veículos em Rio Branco     

Publicado

em

Imagem ilustrativa

Os Correios realizam, em Rio Branco (AC), a alienação de 18 veículos, por meio de pregão eletrônico. A participação na licitação será exclusivamente por meio de sistema eletrônico e estará aberta tanto para pessoa física quanto jurídica.

Os interessados deverão realizar o prévio cadastramento junto às agências do Banco do Brasil, para obtenção de chave de identificação e senha pessoal (intransferíveis). O acesso ao sistema eletrônico poderá ser feito pela página de compras eletrônicas dos Correios, https://www.correios.com.br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos/licitacoes/licitacoes, ou diretamente no site www.licitacoes-e.com.br, na opção “Acesso Identificado”. Todas as informações podem ser consultadas diretamente no site, por meio da licitação de nº 973503.

Os interessados poderão visitar os bens à venda, para conhecimento das suas condições. O período é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, no seguinte endereço: 

Unidade dos Correios

Quantidade

De lotes

Endereço

CDD 06 de agosto18

Via Verde Nº 2434

Bairro: Amapá

Os lotes serão arrematados pelo proponente que apresentar o maior lance, respeitando os valores mínimos fixados pelos Correios.

Data de Abertura das Propostas: 20/12/2022 às 8h *.

A disputa dos lotes ocorrerá da seguinte maneira:

Lotes 01 a 18 – 20/12/2022   às 14h* – Horário de Brasília

Mais informações sobre o cadastro poderão ser obtidas na Central de Atendimento do Banco do Brasil, telefones: 4004-0001 – Capitais e Regiões Metropolitanas e 0800-729-0001 – demais localidades, ou diretamente em uma das agências físicas.

Comentários

Continue lendo

Em alta