Acre
Jornalistas da tríplice fronteira realizam 1° Encontro Internacional da Amazônia

Jornalista Wanglézio Braga representou o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre e destacou a importância do encontro.
Por Wanglézio Braga – Fotos Alexandre LIma
Cobija, a capital do Departamento de Pando (Bolívia), sediou no último final de semana o Primeiro Encontro Internacional de Jornalistas da Amazônia. O evento que foi organizado pela Federação dos Trabalhadores de Imprensa de Pando (FTPP), reuniu aproximadamente 40 jornalistas que atuam nos veículos de comunicação da tríplice fronteira; Brasil, Bolívia e Peru.
Na ocasião, os profissionais puderam debater como são feitas as coberturas jornalistas no estrangeiro, trocaram experiências na área da reportagem investigativa sobre tráfico de pessoas, narcotráfico e meio ambiente, abordaram censura e liberdade de expressão no exercício da profissão, além de conhecerem as legislações que amparam os trabalhos da imprensa nos respectivos países.

Entre uma fala e outra, os jornalistas bolivianos e peruanos manifestaram interesse em manter um amistoso intercâmbio com os brasileiros, pois acreditam que juntos vão fortalecer a categoria e ampliarem o campo da comunicação trazendo coberturas jornalísticas mais focadas para a realidade da Amazônia, seus povos e costumes. Foi sugerida a criação de uma agência internacional que pudesse ser usada como fonte de pauta e disseminação de informação na Amazônia.
“Este encontro não só possibilita conhecer nossos colegas que trabalham no Peru e Brasil, mais debater temas que são de interesse da população. Foram dois dias de muito conhecimento e análises. Nós ficamos honrados com a presença de todos e estamos certos que com muito dialogo e união faremos a melhor comunicação nesta região da fronteira da América do Sul”, enfatizou a Secretária Executiva da FTPP, Roxana Espinoza.

Autoridade da Bolívia, como o governador de Pando, Adolfo Flores (de braço levantado), estiveram no encontro.
O Jornal O Alto Acre por meio do seu diretor executivo e editor-chefe, Alexandre Lima esteve presente e acompanhou as atividades. Na ocasião, ele recebeu juntamente com o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre, Victor Augusto, uma honraria expedida pelo Conselho Municipal de Cobija. Alexandre comentou a importância do encontro e salientou a necessidade de discutir pautas que fortalecem a comunicação na região amazônica.
“Esses encontros se fazem necessários sempre. Devemos acabar com essa barreira entre os jornalistas devidamente registrados perante os sindicatos e associações. Temos os mesmos projetos que é levar a informação com seriedade e aqui, na tríplice fronteira, devemos nos unir sempre. Quero parabenizar os organizadores na pessoa de Roxana, secretária executiva da Federação dos Trabalhadores de Imprensa de Pando (FTPP) e demais participantes da imprensa da Bolívia e Peru que estiveram presentes”, destacou o jornalista.
O encontro foi finalizado com um jantar de gala. Na ocasião, ficou acertado que o próximo evento ocorrerá ano que vem no Peru, berço da civilização Inca.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.





Você precisa fazer login para comentar.