Jorge Viana teme conflito com refugiados haitianos no Acre

Senador Jorge Viana (PT/AC) – Foto: Alexandre Lima

O senador Jorge Viana (PT-AC), que esteve esta semana no Acre juntamente com Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e outros senadores para acompanhar o caso dos refugiados haitianos, disse que nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia a situação é “de risco, delicada e difícil. E se não fosse o empenho do governo do estado e do governo federal, seria ainda mais grave”. Desde 2010, cerca de 13 mil haitianos refugiados já chegaram à fronteira do Acre com a Bolívia. Segundo Viana, há hoje cerca de mil pessoas abrigadas num acampamento em condições precárias.

— Só este ano já passaram mais de 9 mil haitianos e pessoas de outras nacionalidades, como senegaleses, por Brasileia. Em certos períodos, mais de 10% da população são imigrantes sem documentos querendo entrar no Brasil. É uma situação provisória que está se tornando permanente e sobrecarregando a estrutura dos municípios, o que pode vir a gerar conflitos com a ­população — afirmou.

Os senadores se reuniram com representantes de oito ministérios para buscar uma solução. Uma das maiores preocupações é que a vinda dos imigrantes é mediada por redes de tráfico de pessoas.

— É uma rota em que há exploração, os coiotes. É necessário que o governo brasileiro atue em conjunto com os países vizinhos para bloquear a ação dessas redes — disse Viana.

(Com Rádio Senado)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima