Acre
Jorge Viana é eleito 1º vice-presidente do Senado
O senador Jorge Viana foi eleito nesta sexta-feira, por 65 votos favoráveis, para a 1ª Vice-Presidência do Senado. Ele estará à frente do cargo da Mesa Diretora pelos próximos dois anos. O senador do Acre foi indicado pela bancada do PT, que tem a segunda maior bancada. “É um grande desafio. Espero ajudar na construção do diálogo, recriando o ambiente político no cenário nacional”, comentou. “É importante para o Acre. Quero ajudar o governo e a nossa instituição. Farei o que estiver ao meu alcance para desempenhar bem essa função e atender às expectativas do nosso querido estado do Acre, da Amazônia e do Brasil”.
Jorge Viana substitui o colega de bancada Aníbal Diniz (PT-AC), eleito no ano passado no lugar da atual ministra da Cultura, Marta Suplicy, que se licenciou do parlamento para assumir a pasta no governo federal. O senador lembrou que o governador do Acre, Tião Viana (PT), também foi vice-presidente do Senado. “Vou trabalhar duro para honrar os votos do povo do Acre”, afirmou.
O novo presidente do Senado é Renan Calheiros (PMDB-AL), eleito por 56 senadores contra Pedro Taques (PDT-MT), que obteve 18 votos. Ele substitui o presidente José Sarney (PMDB-AP).
O PT fez ainda a indicação da senadora Ângela Portela (PT-RR) para a segunda secretaria para a composição da nova Mesa Diretora, respeitando a proporcionalidade das representações partidárias.
Cabe ao 1º vice-presidente substituir o presidente do Senado, inclusive em momentos de votação. Jorge disse que quer colaborar para a construção de consensos. “O esforço é de manter um canal de diálogo franco e aberto não apenas no Senado, mas com as forças representativas da sociedade brasileira”, disse.
Engenheiro florestal formado pela Universidade de Brasília (UnB), Jorge Viana tem 53 anos e está em seu primeiro mandato como senador. Em 1992, foi eleito prefeito de Rio Branco, capital do Acre. Em 1998, disputou o governo do estado e obteve a vitória no primeiro turno. Em 2002, foi reeleito governador com 64% dos votos.
O PT escolheu ainda o senador Wellington Dias (PT-PI) como o novo líder do partido no Senado. O mandato será de um ano. Wellington substituirá o líder Walter Pinheiro (PT-BA).
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.