Acre
Jorge Viana defende medidas emergenciais para combater violência nas fronteiras
Senador diz que vai apresentar propostas para combater impunidade e ajudar segurança pública do país
O senador Jorge Viana foi à tribuna do Senado nesta terça-feira (22) para defender medidas que considera importantes para o combate à violência no país. Entre elas, uma melhor fiscalização nas áreas de fronteira, por onde entram a maior parte de drogas e armas de países vizinhos ao Brasil.
“Não tem como ter tráfico se drogas sem tem tráfico de armas. E não tem como ter tráfico de drogas e de armas clandestinas sem crime organizado. Foram 62 mil assassinatos no ano passado. A violência tomou conta do nosso país, que há 140 anos não faz guerra com ninguém”, declarou Viana.
O parlamentar relatou a visita do governador Tião Viana acompanhado de membros do Judiciário acreano, do Ministério Público, o prefeito Marcus Alexandre, a vice-governadora Nazareth Araújo, o secretário de segurança, Emylson Farias, e outros representantes, que estiveram com o presidente Michel Temer para tratar da questão da segurança na região de fronteira.
“O Brasil é vizinho dos países onde existe quase 90% da produção da cocaína do mundo, e a droga infelizmente ganha o mundo passando pelo Brasil. São 16 mil quilômetros de fronteira. Nós temos boa parte da nossa fronteira nomeio da selva, da floresta, que conheço tão bem, com centenas de milhares de rios, riachos e igarapés. É impossível para governos estaduais, forças de segurança estaduais, com poucos homens, cuidarem sozinho do problema. Eles fazem um bom trabalho, com apoio das Polícias Rodoviária e Federal, mas ainda assim são poucos”.
O parlamentar defende a presença das Forças Armadas em áreas de fronteira e uma cooperação com países fronteiriços, como Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia. “Ou nós vamos seguir contando os mortos”.
Jorge Viana alertou para o deslocamento do crime organizado do Rio de Janeiro para regiões de fronteira, como Acre, Rondônia e Mato Grosso. Entre as propostas que o senador defende, está aumento da pena para quem portar fuzil ou se associar a organizações criminosas.
“Eu estou fazendo um conjunto de propostas, porque nós precisamos, definitivamente, tratar de trazer o nosso Código Penal, que é da década de 1940, para os anos atuais”.
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.







Você precisa fazer login para comentar.