Acre
Jorge Viana cobra melhoria do fornecimento de energia no Acre
Em audiência pública na Comissão de Infraestrutura, senador lembra que obras do linhão de transmissão elétrica das usinas do rio Madeira até Cruzeiro do Sul precisam ser retomadas para garantir energia limpa no estado
O senador Jorge Viana (PT-AC) pediu a retomada dos investimentos do governo federal para garantir mais qualidade no fornecimento de energia elétrica no Acre. Durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, o parlamentar lembrou ao ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, a necessidade de retomar as obras do linhão de transmissão de energia que liga as usinas do Rio Madeira, que já chegaram a Rio Branco, para garantir o abastecimento a outros municípios do Acre, especialmente na região do Juruá.
“Isso vai melhora a qualidade da energia que chega no estado”, comentou o senador, lembrando que o governador Tião Viana tem lutado para levar a linha, cuja extensão chega a 680 quilômetros, até Cruzeiro do Sul. “No último dia 27 de maio, a cidade, que é a segunda maior do Acre, ficou cinco horas sem energia. O prejuízo foi enorme. Parou tudo”, lamentou. De acordo com o senador, o evento trouxe ainda muitos transtornos à população de outros quatro municípios do estado.
Jorge Viana comentou que a linha de transmissão vai permitir a “limpeza” da matriz energética do Acre, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. “Queremos segurança para a geração de energia”, disse. “À exceção dos municípios de Santa Rosa, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, as 18 cidades restantes terão energia limpa”, comentou.
O senador disse que Cruzeiro do Sul tem as tarifas de combustível mais caras do Brasil. “O litro de gasolina custa mais de R$ 4,70. É muito injusto com a população. O óleo diesel custa mais de R$ 4,20. Temos que pagar para sermos brasileiros, nós que somos do Norte?”, questionou.
Fernando Coelho Filho apresentou à comissão as ações do governo federal para o setor e disse que o grande objetivo da pasta é dar segurança energética a preços competitivos. O ministro explicou que o governo não quer mais dosar o ganho das empresas e que deve ser decisão do investidor escolher o negócio. Coelho disse que a retomada do crescimento econômico do país passa pelos setores energético e mineral e apresentou as ações que o governo tem feito e que pretende concluir até 2018, entre elas a maior oferta de energia renovável e ampliação das linhas de transmissão.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.