Conecte-se conosco

Acre

Jorge Viana chama a oposição de ‘velha’ e diz que não há confiança nem dentro do grupo

Senador petista afirma, ainda, que mesmo com o desgaste natural da Frente Popular, que governa o Acre há quase 20 anos, o grupo ainda tem muito mais a contribuir do que a oposição

Publicado

em

O senador afirmou que a oposição está velha politicamente e que se chegar ao poder poderá levar o Acre a um retrocesso.

Em entrevista a jornalista Gina Menezes, o senador Jorge Viana (PT), uma das lideranças da Frente Popular do Acre (FPA), grupo que governa o Acre há quase 20 anos, falou do cenário de crise da política, da disputa local para 2018 e disparou críticas à oposição afirmando que não há confiança nem entre o próprio grupo, que eles não se entendem e não se renovaram. O senador afirmou que a oposição está velha politicamente e que se chegar ao poder poderá levar o Acre a um retrocesso.

____________________

Jorge Viana não poupou críticas à oposição e citou o fato do grupo ainda não ter definido o vice de Gladson Cameli (PP) na disputa do governo do Acre.

____________________

“Não sou especialista em oposição, acho que não tem nem quem seja, eles tem muitos desencontros. O que aparenta é que eles não confiam uns nos outros, então não seria os eleitores que irão confiar neles. Veja isso que eles estão passando, tendo seríssimos problemas para escolher o vice do Gladson, ao que eu saiba essa vaga de vice tinham prometido para pelo menos 10 pessoas e afunilar para uma está ficando difícil. Agora eles falam em indicar o deputado Rocha, mas o pré-candidato Gladson ainda nem se manifestou. Fica complicado”, diz.

O senador petista afirma, ainda, que mesmo com o desgaste natural da Frente Popular, que governa o Acre há quase 20 anos, o grupo ainda tem muito mais a contribuir do que a oposição que ele qualifica como velha e sem projetos.

“Ainda temos muito a contribuir. O nosso desafio é mostrar que temos mais proposta de mudança que a oposição. A oposição não está no governo há muito tempo, mas acho que segue tão velha quanto antes, ela não consegue resolver essa desconfiança entre eles e nunca apresentaram um projeto alternativo ao nosso. Acho sinceramente que o Acre não sobreviveria a um governo ruim, voltaríamos à situação precária do passado”, diz.

Jorge Viana fala sobre o cenário político do Acre/Foto: Folha do Acre

Jorge Viana fala sobre coronel Ulysses Araújo

A respeito de uma terceira via rumo ao governo, encabeçada pelo coronel da Polícia Militar, Ulysses Araújo, Jorge afirma que o cenário está polarizado não cabendo uma terceira via, embora reconheça que ele próprio nasceu politicamente dessas tentativas de se colocar como alternativa.

“Sou filho dessas tentativas políticas, em 1990, Edmundo Pinto e eu éramos a novidade. A gente tinha o Rubens Branquinho, quase eleito antes da hora, o candidato do PMDB, e eu o Edmundo éramos as zebras, eu acho que no meu caso era zebra com mais listras, mas zebra ainda, e terminou nós dois indo para o segundo turno, mas o cenário hoje é outro. O cenário hoje é polarizado, dificilmente se tem uma terceira via. Não quero fazer comentários sobre a candidatura do Ulysses, nem desmerecê-lo de forma alguma, pois foi uma pessoa que trabalhou comigo muito tempo, mas acho que o espaço está posto. Temos dois candidatos novos, o Marcus Alexandre e o Gladson Cameli, e acho que não há espaço para uma terceira candidatura”, afirma.

Jorge Viana durante entrevista à jornalista Gina Menezes, da Folha do Acre

Aposta na experiência

Questionado sobre como ainda pretende contribuir com a política, Jorge Viana diz que deseja usar a experiência adquirida para ser mais uma vez uma voz forte no Senado em defesa do Acre.

“Eu acho que ainda posso contribuir muito com minha experiência se me derem essa chance eu quero ser essa voz do Acre, se me derem novamente esse voto de confiança”, diz.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo