Acre
Jorge Viana chama a oposição de ‘velha’ e diz que não há confiança nem dentro do grupo
Senador petista afirma, ainda, que mesmo com o desgaste natural da Frente Popular, que governa o Acre há quase 20 anos, o grupo ainda tem muito mais a contribuir do que a oposição
O senador afirmou que a oposição está velha politicamente e que se chegar ao poder poderá levar o Acre a um retrocesso.

Em entrevista a jornalista Gina Menezes, o senador Jorge Viana (PT), uma das lideranças da Frente Popular do Acre (FPA), grupo que governa o Acre há quase 20 anos, falou do cenário de crise da política, da disputa local para 2018 e disparou críticas à oposição afirmando que não há confiança nem entre o próprio grupo, que eles não se entendem e não se renovaram. O senador afirmou que a oposição está velha politicamente e que se chegar ao poder poderá levar o Acre a um retrocesso.
____________________
Jorge Viana não poupou críticas à oposição e citou o fato do grupo ainda não ter definido o vice de Gladson Cameli (PP) na disputa do governo do Acre.
____________________
“Não sou especialista em oposição, acho que não tem nem quem seja, eles tem muitos desencontros. O que aparenta é que eles não confiam uns nos outros, então não seria os eleitores que irão confiar neles. Veja isso que eles estão passando, tendo seríssimos problemas para escolher o vice do Gladson, ao que eu saiba essa vaga de vice tinham prometido para pelo menos 10 pessoas e afunilar para uma está ficando difícil. Agora eles falam em indicar o deputado Rocha, mas o pré-candidato Gladson ainda nem se manifestou. Fica complicado”, diz.
O senador petista afirma, ainda, que mesmo com o desgaste natural da Frente Popular, que governa o Acre há quase 20 anos, o grupo ainda tem muito mais a contribuir do que a oposição que ele qualifica como velha e sem projetos.
“Ainda temos muito a contribuir. O nosso desafio é mostrar que temos mais proposta de mudança que a oposição. A oposição não está no governo há muito tempo, mas acho que segue tão velha quanto antes, ela não consegue resolver essa desconfiança entre eles e nunca apresentaram um projeto alternativo ao nosso. Acho sinceramente que o Acre não sobreviveria a um governo ruim, voltaríamos à situação precária do passado”, diz.

Jorge Viana fala sobre coronel Ulysses Araújo
A respeito de uma terceira via rumo ao governo, encabeçada pelo coronel da Polícia Militar, Ulysses Araújo, Jorge afirma que o cenário está polarizado não cabendo uma terceira via, embora reconheça que ele próprio nasceu politicamente dessas tentativas de se colocar como alternativa.
“Sou filho dessas tentativas políticas, em 1990, Edmundo Pinto e eu éramos a novidade. A gente tinha o Rubens Branquinho, quase eleito antes da hora, o candidato do PMDB, e eu o Edmundo éramos as zebras, eu acho que no meu caso era zebra com mais listras, mas zebra ainda, e terminou nós dois indo para o segundo turno, mas o cenário hoje é outro. O cenário hoje é polarizado, dificilmente se tem uma terceira via. Não quero fazer comentários sobre a candidatura do Ulysses, nem desmerecê-lo de forma alguma, pois foi uma pessoa que trabalhou comigo muito tempo, mas acho que o espaço está posto. Temos dois candidatos novos, o Marcus Alexandre e o Gladson Cameli, e acho que não há espaço para uma terceira candidatura”, afirma.

Aposta na experiência
Questionado sobre como ainda pretende contribuir com a política, Jorge Viana diz que deseja usar a experiência adquirida para ser mais uma vez uma voz forte no Senado em defesa do Acre.
“Eu acho que ainda posso contribuir muito com minha experiência se me derem essa chance eu quero ser essa voz do Acre, se me derem novamente esse voto de confiança”, diz.
Comentários
Acre
TJAC funcionará em regime de plantão durante o Carnaval

FOTO: ASCOM
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) funcionará em regime de plantão entre segunda e quarta-feira, 16 a 18 de fevereiro, em razão do feriado de Carnaval. Nesse período, não haverá atendimento presencial nas unidades do Judiciário, sendo analisadas apenas medidas consideradas urgentes.
De acordo com TJAC, com a suspensão das atividades regulares, os prazos processuais ficam interrompidos e voltam a correr após o período de plantão. No site do TJAC está disponível a lista com as servidoras e os servidores designados para atuar nesses dias.
Também haverá plantão com suporte na área tecnológica em caso de intercorrências nos sistemas de tramitação de processos.
Durante o plantão judiciário poderão ser apreciados pedidos de liminar em mandados de segurança e habeas corpus, solicitações de liberdade provisória, sustação de ordem de prisão, entre outras medidas que demandem urgência.
Os atendimentos presenciais serão retomados na quinta-feira, 19, das 7h às 14h.
Com informações do TJAC
Comentários
Acre
Prefeitura realiza operação “De Volta para Casa” e encerra assistência às famílias atingidas por enxurradas em Rio Branco
Ação da Defesa Civil marca fim do acompanhamento emergencial após cheia do Rio Acre; órgão alerta para risco de novos eventos no período chuvoso

Foto: Defesa Civil Municipal
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, realiza nesta quinta-feira, 12, a operação “De Volta para Casa”, destinada às famílias que haviam sido deslocadas para residências de parentes ou amigos em razão das enxurradas e do transbordamento do Rio Acre.
De acordo com o município, a ação foi concentrada exclusivamente nesta data por questões logísticas. Com isso, a Defesa Civil conclui o ciclo de acompanhamento e apoio prestado às famílias atingidas pelos eventos climáticos recentes na capital.
A operação marca o encerramento da assistência emergencial iniciada após a elevação do nível do Rio Acre e os registros de enxurradas em diferentes bairros da cidade. Durante o período crítico, equipes atuaram no monitoramento de áreas de risco, no suporte às famílias desalojadas e na prestação de auxílio humanitário.
Apesar da finalização desta etapa, a Defesa Civil alerta que o risco de novos transbordamentos ou enxurradas permanece, especialmente diante das condições climáticas típicas do período chuvoso.
Comentários
Acre
Quinta-feira será de calor, alta umidade e pancadas de chuva em todo o Acre
O tempo segue quente, úmido e instável nesta quinta-feira (12) em todo o Acre, com ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora do dia, podendo ser fortes em algumas áreas

🌤️ Leste e sul do estado
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens e pancadas isoladas, com possibilidade de intensidade moderada a forte.
-
Probabilidade de chuvas fortes: média
-
Probabilidade de temporais: média
-
Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer
-
Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do noroeste, com variações do norte e oeste
-
Ventos fortes: baixa probabilidade
🌦️ Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica calor, sol, nuvens e chuvas passageiras e pontuais, que podem ser intensas.
-
Probabilidade de chuvas fortes: média
-
Probabilidade de temporais: baixa
-
Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer
-
Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste
-
Ventos fortes: baixa probabilidade
🌡️ Temperaturas previstas por região
-
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC
-
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC
-
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC
-
Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC
-
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 31ºC e 33ºC
-
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC
-
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC

Você precisa fazer login para comentar.