Acre
Jorge da Fazenda e Petecão se reúnem com presidente do FNDE e garante investimento na Educação

Foto: à esq. o prefeito de Brasiléia, Jorge da Fazenda (PSD), senador Sérgio Petecão (PSD) e o presidente do FNDE, Gestão Vieira.
O senador Sérgio Petecão (PSD), juntamente com o prefeito de Brasiléia, Jorge da Fazenda (PSD), se reuniu nessa terça-feira (13) com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Dias Vieira, onde foi solicitada a prorrogação do prazo da construção da obra que será a maior creche do município de Brasiléia. O recurso correu o risco de ser cancelado em razão de problemas técnicos na prefeitura, porém, com o pedido de Petecão, o prazo para o início da obra será prorrogado e o recurso foi garantido.
A vigência do contrato que garante o investimento de mais de R$ 1 milhão para a construção da creche iria expirar no dia 21 de outubro deste ano. O prefeito Jorge da Fazenda explicou que, em 2013, ocorreu a primeira licitação e, em 2015, a empresa ganhadora rescindiu contrato com a prefeitura. Posteriormente, o FNDE fez alterações no projeto que culminou em mais atraso para a nova licitação.
Além disso, foi discutido o pagamento para a construção de uma escola e duas quadras cobertas em Assis Brasil e o pagamento das obras das Escolas Edmundo Pinto e Antônio de Holanda, no município de Bujari.
Capacitação
O senador pediu que o presidente do FNDE envio equipe técnica ao Acre com o objetivo de capacitar prefeitos e secretários de Educação sobre a tramitação dos projetos promovidos pelo órgão. Petecão informou que o presidente acolheu de imediato o pedido e enviará uma equipe técnica para evitar que recursos sejam perdidos em razão de falta de treinamento. A previsão é que a equipe do FNDE seja enviada a Rio Branco já no mês de novembro. O treinamento deve acontecer no auditório da Associação dos Municípios do Acre (AMAC).
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.






Você precisa fazer login para comentar.