fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Jogo do Vasco tem ação em prol do reconhecimento de paternidade

Publicado

em

Jogadores entraram em campo com camisas sem nome

Na partida de hoje (12) contra o Tombense, pela Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, em São Januário, os jogadores do Vasco entraram em campo com camisas onde, no lugar de seus nomes, estava escrito “XXXXX”.

A ação, em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, teve o objetivo de conscientizar a sociedade para o problema da falta do nome do pai na certidão de nascimento de milhares de crianças brasileiras, na véspera do Dia dos Pais.

Na volta para o segundo tempo, os jogadores vestiram camisas com o nome dos seus pais ou de figuras paternas e a logomarca do projeto Minha Origem, Nossa História, da Defensoria Pública, que busca incentivar a parentalidade responsável, com o reconhecimento voluntário da paternidade, a aproximação afetiva entre pais e filhos, e atendimento individualizado e sigiloso.

A coordenadora do Núcleo de DNA da Defensoria, Andréia Cardoso, explica que o projeto Minha Origem, Nossa História, foi criado em 2021 e já atendeu cerca de 500 pessoas, com aproximadamente 300 famílias e 80% de reconhecimento das paternidades.

“Essas famílias são atendidas, é realizado o exame de DNA. Nós fazemos uma oficina de parentalidade, entregamos o resultado. Nós temos alcançado uma média de 80% de êxito no registro das crianças. Então a gente tem alcançado a meta que a gente estabeleceu, nosso projeto está crescendo muito. Estamos aqui hoje nessa parceria com Vasco e a tendência é crescer.

Mutirão

Também em parceria com o Vasco da Gama, a defensoria fará dois mutirões para os torcedores que desejam reconhecer a paternidade. O atendimento inclui o reconhecimento voluntário de paternidade biológica, tirar dúvidas, agendar o exame de DNA e participar de oficina de educação em direitos sobre parentalidade responsável.

O primeiro mutirão será no dia 27 de agosto, no estádio de São Januário, e outro está marcado para 3 de setembro, na Cidade de Deus. Para ser atendido, será necessário inscrição prévia pelo link.

Segundo a defensoria, uma pesquisa da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen), divulgada no mês passado, revelou que dos 1.313.088 bebês nascidos no Brasil no primeiro semestre deste ano, 86.610 não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 1,2% nos registros monoparentais no país.

Comentários

Cotidiano

Ecimairo Carvalho: Câmara Criminal aumenta pena de presidiário que torturou Nego Bau

Publicado

em

O presidiário Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado por torturar o morador de rua Nego Bau, teve a pena aumentada em dois anos, após um recurso impetrado pelo Ministério Público Estadual.

A decisão foi da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre, que julgou dois recursos do caso.

No primeiro o MP, pediu o aumento da pena do réu. Na apelação criminal, a promotora do caso, alegou que o autor do crime é reincidente.

Mas como o acusado tinha dois RGs, sendo um, com o nome de Jefson Castro da Silva Ferreira e outro apenas como Jefson Castro da Silva.

Na prolação da sentença de 1º grau, não foi possível, constatar, que em abril de 2020, o réu tinha sido condenado pelo crime de tortura.

A relatora do processo, Desembargadora Denise Castelo Bonfim, acatou o pedido ministerial e aumentou a pena de 5 para 7 anos de prisão por conta da reincidência.

O voto da relatora foi acompanhado pelos demais magistrados.

Na mesma decisão, os membros da corte, negaram um recurso da defesa. O advogado pediu que o réu passasse do regime fechado para o semiaberto.

Jefson Castro foi preso em abril do ano passado por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.

Na época, o acusado estava com a prisão decretada por torturar o morador de rua Renan Souza, que era conhecido como Nego Bau.

O crime aconteceu em dezembro de 2021, na casa do acusado. Jefson Castro flagrou Negou Bau em sua residência.

Como punição decepou um dos dedos da mão da vítima como um golpe de terçado. O autor ainda gravou um vídeo e exigiu que Nego Bau pegasse o membro decepado.

Negou Bau morreu em janeiro do ano passado após sofrer uma parada cardíaca, em Rio Branco.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Aberson Carvalho confirma liberação dos recursos do futebol na sexta

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Recurso liberados para o futebol são pelas temporadas 22 e 23

O secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Aberson Carvalho, confirmou na sexta, 29, o repasse de R$ 2 milhões do governo do Estado para a Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) referente ao convênio com futebol profissional. Os valores são das temporadas de 2022 e 2023.

“Fechamos todo o processo e agora estamos aguardando a liberação para podermos realizar o repasse dos dois milhões para os clubes via federação . Esse é um compromisso do governador Gladson Cameli e iremos cumpri-lo”, declarou Aberson Carvalho.

Plano de trabalho

De acordo com Aberson Carvalho, a federação realizou um plano de trabalho para a liberação dos recursos.

“Estamos trabalhando de maneira conjunta para ajudar e melhorar o futebol acreano. A ideia é termos uma maior competitividade nos torneios regionais e nacionais”, afirmou o secretário.

2024

Segundo Aberson Carvalho, existe uma previsão de orçamento para o futebol na temporada de 2024 e a ideia é avançar, inclusive, com relação aos valores.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

FEAV divulga convocação para disputa do Torneio Regional

Publicado

em

Torneio Regional terá uma premiação de 80 mil e será um dos maiores do Norte

O técnico Carlos Leopoldo divulgou nesta segunda, 25, os atletas convocados para a disputa do Torneio Regional de Vôlei de Praia, competição programada entre os dias 29 e 1º de outubro, na praça do Juventus, na capital acreana. Além das duplas acreanas, o evento vai ter atletas do Amazonas, Rondônia e Roraima.

“Formamos a seleção com base nas disputas da terceira etapa do circuito acreano. Vamos começar os treinamentos e a meta é lutar pelos títulos no feminino e no masculino”, comentou o treinador.

Dayan fora lista

Dayan Barros seria um dos chamados para seleção. Contudo, o atleta viaja no sábado, 30, para Fortaleza onde irá se apresentar para jogar a Superliga B 23/24.

Atletas Sub-23

Pelo formato da competição montado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e pela Federação Acreana de Voleibol (FEAV) cada Estado será obrigado a ter dois atletas Sub-23 no masculino e no feminino. A competição também prioriza a descoberta de novos talentos.

Atletas convocados

Masculino

Léo/Júnior França

Adrian/Victor Sub-23

Classificatório

Linek/Jeff

Marcos/Lucas Sub-23

Feminino

Quemile/Tiana

Ana Francisca/Letícia Sub-23

Classificatório

Adelaide/Jailane

Ana Vitória/Thaís Sub-23

Comentários

Continue lendo

Em alta