Acre
Jogador haitiano é preso sob acusação de traficar patrícios desde o Acre
O jogador haitiano Inocent Olibrice, que tinha contrato assinado com o Rio Branco Futebol Clube, usava o Acre como ponte para explorar outros haitianos em busca de melhores condições de vida no país.
Preso pela Polícia Federal, na última quarta-feira, 3, contra Olibrice existe a acusação de que ele tentou embarcar em voo, desde Rio Branco, um garoto haitiano de 15 anos com destino a Macapá, no Estado do Amapá.
O adolescente, desacompanhado de um responsável, teria pago ao atleta três vezes mais que o valor da passagem real. Segundo o delegado Flávio Henrique Avelar, do setor de Imigração da Superintendência da Polícia Federal no Acre, pelo menos outros quatro haitianos teriam sido embarcados de forma clandestina sobre o ‘agenciamento’ de Inocent Olibrice aqui no Acre.
Olibrice foi preso na quarta-feira, dia em que o Rio Branco enfrentou o Internacional pela Copa do Brasil. Na ocasião, ele nem chegou a sentar no banco de reservas da partida.
Segundo a Polícia Federal, ocultar clandestino é crime com pena de um a três anos de prisão e sujeito a expulsão do país.
Além disso, Olibrice responderá por estelionato e será investigado por eventual participação de uma quadrilha de “coiotes”, criminosos especia-lizados no transporte ilegal de pessoas de um país para outro.
Segundo informou ontem o site AGazeta.net, “desde que assinou contrato com o Rio Branco, no ano passado, o jogador morava numa das salas do clube, onde sempre se reunia com outros haitianos”.
Por isso, segundo o site, a Policia Federal está investigando se o preso mantinha conexões no Haiti ou na Guiana Francesa, onde tem parentes.
Defesa – Para o site AGazeta .net, o advogado do Rio Branco, João Augusto Freitas, informou que vai entrar com um habeas corpus para que Inocent responda às acusações em liberdade.
“Ele tem visto permanente até 2021 e está com visto para trabalho. Enquanto o processo estiver tramitando, ele continuará sendo atleta do clube. O futebol terminou sendo a porta de entrada para que Inocent conseguisse uma fonte de renda e um local para morar, depois que seu país foi destruído por um forte terremoto”.
De acordo com secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nílson Mourão, em entrevista concedida à Agência Brasil, esse foi o primeiro coiote identificado e preso em Rio Branco. “A prisão de Inocent só confirma a nossa tese que essa imigração também é organizada por coiotes que atuam no Brasil. As pernas desses traficantes de seres humanos tem que ser cortadas para estancar isso”, destacou Mourão. O secretário acrescentou que a ação dos coiotes só será “estancada” com ações conjuntas dos governos do Brasil, da Bolívia, do Peru e Equador. (Com informações de AGazeta.net).
Comentários
Acre
Rio Madeira atinge 16,67 metros e afeta quase 9 mil pessoas em Porto Velho
Enchentes já inundam casas em Calama e Fortaleza do Abunã; Defesa Civil distribui ajuda e monitora risco de catástrofe moderada
O Rio Madeira atingiu 16,67 metros nesta sexta-feira (4), segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), deixando 29 comunidades alagadas e afetando 8.984 pessoas em Porto Velho (RO). Em locais como Calama, Santa Bárbara e Fortaleza do Abunã, casas já estão completamente submersas, obrigando moradores a abrir caminhos alternativos pela mata para evitar isolamento.
A Defesa Civil municipal atua no fornecimento de cestas básicas, água potável e kits de higiene, enquanto a Agência Nacional de Águas (ANA) classifica o risco ambiental como moderado. Com previsão de mais chuvas até abril, outras 36 comunidades (32 mil pessoas) estão em alerta. A Defesa Civil avalia a realocação dos mais atingidos para áreas urbanas da capital.
Comentários
Acre
Mulher fica ferida após colisão entre moto e caminhão no Morada do Sol
Vítima invadiu preferencial e teve suspeita de fraturas; motorista do caminhão deixou local antes da chegada do Samu
Um acidente entre uma motocicleta e um caminhão deixou uma mulher gravemente ferida no fim da tarde desta sexta-feira (4), no bairro Morada do Sol, em Rio Branco. Segundo testemunhas, a condutora da moto Honda, de placa OXP3720, invadiu a preferencial ao sair da rua Melão, colidindo com o caminhão de placa NOO9G60, que trafegava pela rua Marte.
A vítima sofreu suspeitas de fratura no pé e no braço esquerdo e foi socorrida inicialmente por populares. O motorista do caminhão abandonou o local, deixando o veículo no ponto do acidente. A ambulância 04 do Samu realizou o resgate e encaminhou a mulher para uma unidade de saúde. As circunstâncias do acidente serão apuradas pela polícia.
Comentários
Acre
Trabalhador morre durante derrubada de árvore em Porto Walter
Um homem morreu vítima de derrubada em Porto Walter, no alto Juruá, nesta sexta-feira, 4. Jorgean Coelho, de 45 anos, trabalhava no Ramal do Cebo, onde serrava madeira, quando o pedaço de uma árvore caiu em sua cabeça. A vítima foi encaminhada à unidade de saúde local, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
A prefeitura de Porto Walter emitiu nota de pesar pela morte, manifestando condolências aos familiares, amigos e conhecidos de Jorge.
“Jorge norteou sua trajetória com honra e trabalho. E com certeza, deixará boas lembranças eternizadas na mente e no coração de quem teve o privilégio de conviver com ele. Neste momento de luto, estendemos nossas mais sinceras condolências à família. Que todos encontrem conforto na memória dos momentos compartilhados”, cita a nota assinada pelo prefeito César Andrade.
Você precisa fazer login para comentar.