Acre
Joelso Pontes e Zemar poderão ser oficializados como candidatos à prefeitura
Mudança na área política fortalece retorno de grupo da 3º Via
Alexandre Lima
Pra quem pensava que o cenário político de Brasiléia estaria definido, se enganou. Os últimos acontecimentos que praticamente minou a indicação do candidato do PMDB ao pleito deste ano, abriu um grande leque entre os demais partidos que ainda estão se articulando.
Recentemente, teria acontecido uma debandada na Frente Popular de Brasiléia, onde partidos como PCdoB, PDT, PRB, e PSD, estariam caminhando com o pré-candidato do PSDB, Manoel Prette, devido não terem chegado ao consenso na indicação ao vice.
Nos dias seguintes, após muita especulação, o vereador Carlinho do Pelado (PSB), foi confirmado como vice na chapa da Frente Popular de Brasiléia, para caminhar com sua colega vereadora, Fernanda Hassem (PT).

Frente Popular de Brasiléia realizou evento no SESC para apresentar candidatos – Foto: Almir Andrade.
Até a semana passada, o PMDB estaria à frente nas conversações para indicar o nome, podendo até mesmo, colocar Everaldo Gomes à reeleição, mas, tudo iria depender de pesquisas internas com intenção de votos, etc.
Com a deflagração da ‘Operação Metástase’ em Brasiléia, Everaldo e Aldemir praticamente estariam fora do cenário político, abrindo assim, um leque para outros nomes de partidos que estão do grupo intitulado, Terceira Via.
No início da noite desta sexta-feira, dia 15, após o vice-prefeito Jorge da Fazenda (PSD) ser empossado interinamente como prefeito em exercício, enquanto Everaldo Gomes fica afastado por medidas judiciais, reuniões aconteceram para tentar definir uma nova chapa política.

Joelson Pontes (d), ao lado do senador Gladson Cameli, volta ao cenário político com nome fortalecido – Foto: Arquivo pessoal
Representantes dos partidos; PP, PSDB, PSD, DEM, SDD, PTB, PR, PRB, PMDB e PSC, se reuniram na Câmara Municipal para novamente tentar chegar a um consenso em relação aos nomes e sejam apresentados em breve, para disputar o pleito que está batendo na porta.
Mudanças de planos
O vereador Joelso Pontes (PP), que havia anunciado que não estaria mais pleiteando uma chapa majoritária, volta para o cenário político com nome forte através de uma união entre os partidos acima citados, tendo como vice, o ex-vereador Zemar, que representa do PRB no Município.
Essa articulação política estaria sendo montada com o aval do senador Gladson Cameli, que tem como meta, montar um grupo forte para trabalhar nos próximos dias. Mas, uma nova reunião está marcada para breve, onde será definido de vez, a chapa majoritária que irá entrar em campo.
Nada foi comentado sobre a possível desistência de Manoel Prette, que teve seu nome apresentado e bem recebido pela população de Brasiléia, principalmente pelo empresariado. Os próximos dias estão sendo bem aguardados pela população.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.