Conecte-se conosco

Acre

Itinerante Ribeirinho Saúde na Comunidade realiza mais de 3 mil atendimentos

Publicado

em

Desde que embarcaram, no último dia 14 do mês de março, levando saúde às comunidades ribeirinhas, que vivem isoladas dos centros urbanos, desde o riozinho do Rola, Igarapé Vai se Ver, Reserva Cumaru e ainda os seringais Passagem, Macaúba e Macapá, os profissionais aportaram novamente, após quase um mês, na manhã desta quarta-feira (10), no porto da Base, no Primeiro Distrito de Rio Branco.

Helil: “A saudade compensa na certeza do dever cumprido” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Mesmo longe da família e do conforto do lar, o cirurgião dentista Helil Domingos, que fez parte da equipe de 62 profissionais, como médicos, enfermeiros técnicos de enfermagem, microscopistas, agentes de endemias, entre outros, disse que saudade é compensada pela certeza do dever cumprido, em atender bem quem tanto precisa.

“A saudade é imensa, mas o que mais temos é o nosso sentimento de dever cumprido. Esses dias que nós ficamos atendendo toda a comunidade. Nós saímos satisfeitos dessa missão, que é uma missão árdua, mas muito satisfatória. Antigamente muitas extrações eram feitas. Hoje em dia, não. A coisa mudou. Como os próprios ribeirinhos falam, a limpeza, que é a profilaxia, as restaurações e a visão têm mudado, ao longo dos anos. Isso, graças à frequência do itinerante. Isso é o resultado, do trabalho, do esforço, que não é fácil”, disse.

Regiane: “Programa superou as expectativas” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo a coordenadora do Itinerante Saúde na Comunidade, Regiane Almeida, mesmo com as dificuldades de acesso, o programa, este ano, superou todas as expectativas, levando atendimento para mais de 3 mil pessoas com quase 50 mil procedimentos, desde odontológicos, consultas médicas, exames de PCCU, dispensação de medicamentos e outros serviços.

“Mais um ano muito abençoado. Embora nós tenhamos passado muitas dificuldades, tivemos muitas dificuldades, mas por questões da natureza mesmo. O rio baixou, encheu rápido, baixou também muito rápido. Nós conseguimos fazer, cumprir a nossa missão graças a Deus com muito sucesso. A comunidade já estava toda avisada, era um compromisso que tínhamos com essas comunidades, em chegar em tempo hábil e a gente conseguiu fazer os atendimentos. O comparecimento foi em peso, muita gente foi atendida com todos os serviços. Esse ano, com o diferencial, a gente sempre levou dois odontólogos, duas equipes odontológicas, esse ano foram três. Então foi mais um sucesso, muito gratificante”.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional

Publicado

em

Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades

O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.

A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.

Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.

Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Acre

1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta

Publicado

em

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.

Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.

Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.

A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.

Trecho da Avenida Ceará passa por testes de drenagem. Foto: Luis Oliviera/Seop

Comentários

Continue lendo