Acre
Itinerante Ribeirinho Saúde na Comunidade realiza mais de 3 mil atendimentos
Desde que embarcaram, no último dia 14 do mês de março, levando saúde às comunidades ribeirinhas, que vivem isoladas dos centros urbanos, desde o riozinho do Rola, Igarapé Vai se Ver, Reserva Cumaru e ainda os seringais Passagem, Macaúba e Macapá, os profissionais aportaram novamente, após quase um mês, na manhã desta quarta-feira (10), no porto da Base, no Primeiro Distrito de Rio Branco.

Mesmo longe da família e do conforto do lar, o cirurgião dentista Helil Domingos, que fez parte da equipe de 62 profissionais, como médicos, enfermeiros técnicos de enfermagem, microscopistas, agentes de endemias, entre outros, disse que saudade é compensada pela certeza do dever cumprido, em atender bem quem tanto precisa.
“A saudade é imensa, mas o que mais temos é o nosso sentimento de dever cumprido. Esses dias que nós ficamos atendendo toda a comunidade. Nós saímos satisfeitos dessa missão, que é uma missão árdua, mas muito satisfatória. Antigamente muitas extrações eram feitas. Hoje em dia, não. A coisa mudou. Como os próprios ribeirinhos falam, a limpeza, que é a profilaxia, as restaurações e a visão têm mudado, ao longo dos anos. Isso, graças à frequência do itinerante. Isso é o resultado, do trabalho, do esforço, que não é fácil”, disse.

Segundo a coordenadora do Itinerante Saúde na Comunidade, Regiane Almeida, mesmo com as dificuldades de acesso, o programa, este ano, superou todas as expectativas, levando atendimento para mais de 3 mil pessoas com quase 50 mil procedimentos, desde odontológicos, consultas médicas, exames de PCCU, dispensação de medicamentos e outros serviços.
“Mais um ano muito abençoado. Embora nós tenhamos passado muitas dificuldades, tivemos muitas dificuldades, mas por questões da natureza mesmo. O rio baixou, encheu rápido, baixou também muito rápido. Nós conseguimos fazer, cumprir a nossa missão graças a Deus com muito sucesso. A comunidade já estava toda avisada, era um compromisso que tínhamos com essas comunidades, em chegar em tempo hábil e a gente conseguiu fazer os atendimentos. O comparecimento foi em peso, muita gente foi atendida com todos os serviços. Esse ano, com o diferencial, a gente sempre levou dois odontólogos, duas equipes odontológicas, esse ano foram três. Então foi mais um sucesso, muito gratificante”.
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.









Você precisa fazer login para comentar.