fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Investigações sobre fuga de 26 presos ainda não foram concluídas no AC e 9 ainda seguem foragidos

Publicado

em

Ministério Público informou que pandemia do novo coronavírus deixou processo mais lento pela redução de servidores. 17 presos foram recapturados.

Vídeo flagra toda a fuga de 26 presos do Complexo Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco — Foto: Reprodução

Por Lidson Almeida

Nove presos que participaram da fuga em massa no Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, ainda seguem soltos após três meses. No dia 20 de janeiro, 26 presos do pavilhão L do regime fechado fizeram um buraco na cela e pularam a muralha da unidade.

Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Arlenilson Cunha, argumentou que assumiu a gestão recentemente, mas a informação repassada são da captura de 17 foragidos.

“A informação que temos é que corre um inquérito policial para elucidar a questão da fuga. Dos 26, 17 já se encontram no sistema prisional. Não foi tomada nenhuma medida [no Iapen] porque tem uma apuração, procedimentos administrativos e oitivas estão em curso. Só podemos tomar alguma medida após o procedimento legal e garantindo o contrário e ampla defesa, como prever a Constituição Federal”, afirmou.

A última captura de presos divulgados pelo Iapen-AC foi de Joel Menezes Queiroz, no dia 20 de fevereiro.

A reportagem tentou ouvir a Polícia Civil sobre as investigações, mas, o delegado Roberto Lusena disse que recebeu o caso há poucos dias e ainda está se iterando.

Já, o Ministério Público do Acre (MP- AC) afirmou que as investigações seguem, mas de forma lenta devido à pandemia do novo coronavírus, que reduziu o número de servidores e atendimentos. Um relatório na época mostrou que houve falha na comunicação e no sistema de monitoramento.

Fuga em massa

Os detentos fugiram do pavilhão L, onde cumpriam pena em regime fechado. A fuga ocorreu após um fim de semana violento com sete execuções na capital. Um vídeo mostra o momento exato em que os 26 presos escalaram o muro e deixaram a unidade.

Para escapar do presídio, eles fizeram um buraco na parede da cela e improvisaram cordas com lençóis. Os presos são da facção criminosa denominada Bonde dos 13, aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua em vários estados brasileiros.

O Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento administrativo para investigar as fugas no FOC. O promotor Tales Tranin acompanha as investigações das polícias Civil, Militar e do Iapen-AC para saber se houve facilitação de algum servidor público nas fugas.

O G1 teve acesso a um levantamento da sentença dos 26 presos que fugiram do FOC. Somadas, as penas dos detentos ultrapassam mil anos. Entre os crimes praticados estão: roubo, furto, homicídio, corrupção de menores, latrocínio, tráfico de drogas, tentativa de homicídio, entre outros.

Na época, JAC1 conseguiu exibir vídeo da fuga com exclusividade

Confira o nome dos presos que seguem foragidos:

  1. Saymon Wallace Fonseca do Nascimento
  2. Valber de Aguiar Morais
  3. Raimundo Nonato dos Santos Fonseca
  4. Gerilton Caetano da Silva
  5. Dheyci Angelo de Lima e Lima
  6. Ariclene Firmino da Silva
  7. José Valdenes Viana Braga
  8. Francisco dos Santos Braga
  9. Ezimar Menezes Teixeira

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marília Mendonça é a cantora mais ouvida pelo Spotify Brasil nos últimos 10 anos

Publicado

em

Por

Para celebrar seus 10 anos no Brasil, o Spotify divulgou a lista dos artistas mais ouvidos no país nesta última década. A maioria dos cantores mais tocados pertence ao mundo sertanejo, com Marília Mendonça ocupando o topo.

O número total de streams cresceu mais de 100 vezes na plataforma brasileira, com mais de 770 bilhões de plays entre 2014 a 2023. Alok foi o primeiro artista brasileiro a entrar no Top 100 Global do Spotify com o hit Hear Me Now, em 2017, e Anitta foi a primeira artista brasileira a alcançar a primeira posição do ranking com a música Envolver, em 2022.

Nos últimos 10 anos, muitos artistas ocuparam as paradas brasileiras, mas a dominância da música sertaneja é inegável. Marília Mendonça, que morreu em 2021 em um acidente aéreo, é a artista mais ouvida na plataforma nos últimos 10 anos. Além dela, outras seis duplas e artistas do gênero ocupam o top 10. Confira a lista completa a seguir:

1. Marília Mendonça
2. Henrique & Juliano
3. Jorge & Mateus
4. Gusttavo Lima
5. Zé Neto & Cristiano
6. Matheus & Kauan
7. Anitta
8. Wesley Safadão
9. Maiara & Maraísa
10. MC Ryan SP

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após transplante de rim, Faustão faz 1ª aparição no aniversário do filho: ‘Surpresa’

Publicado

em

Por

Fausto Silva, o Faustão, de 74 anos de idade, apareceu pela primeira vez na web desde abril, quando passou por um transplante de rim. O apresentador esteve na festa de aniversário do filho caçula, Rodrigo.

No registro, divulgado na noite desta segunda-feira (20), Rodrigo está ao lado da mãe, Luciana Cardoso, e é surpreendido ao entrar no cômodo com vários convidados batendo palmas. O aniversariante, então, vai até o pai, que está sentando e sorridente, também aplaudindo o caçula pelo dia dele.

Rodrigo, que completou 16 anos, é caçula do apresentador com Luciana, com quem também tem o apresentador João Silva, de 20 e ganhou uma festa surpresa. Quem divulgou o vídeo foi a cantora Lara, filha mais velha de Faustão, que nasceu do casamento dele com Magda Colares. Confira nos Stories de Lara:

Aniversário de 16 anos de Rodrigo, caçula de Faustão e Luciana Cardoso — Foto: Reprodução/Instagram

Luciana Cardoso, Faustão e filhos — Foto: Reprodução/Instagram

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher Melão se afoga em praia e é socorrida por Salva-vidas: ‘Rio de Janeiro’

Publicado

em

Por

A influenciadora Renata Frisson, mais conhecida por ser a Mulher Melão, se tornou assunto nesta segunda-feira (20) ao precisar ser socorrida por salva-vidas na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde foi atingida por uma forte onda que a fez perder os sentidos.

O momento foi registrado por paparazzis que estavam no local e costumam fotografar famosos, por isso, a produtora de conteúdo adulto acabou sendo acusada de ter forjado a situação com os fotógrafos para “aparecer”. No entanto, Melão rebateu em entrevista à Folha de São Paulo: “as pessoas são loucas. Como eu vou querer aparecer em uma situação tão constrangedora e perigosa? Absurdo. Trabalho com a sensualidade e se afogar não é nada sexy. Estou ainda tonta e com dor no corpo por causa da força das ondas e ainda tenho que me explicar. É o fim“.

Ela explicou o que aconteceu: “sou acostumada com o mar e estava na beirinha molhando os pés. De repente uma onda me pegou e o impacto foi tão forte que fiquei tonta. Cai e não conseguia levantar. […] Acho que eles perceberam que eu estava sem reação e correm para me ajudar. Foi horrível. […] Não desejo isso para ninguém. Uma sensação de impotência, medo e desespero. Fica a lição: com o mar não se brinca“.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo