Investigações: OAB/Acre declara apoio às instituições brasileiras e diz que o Brasil merece a verdade

“O Brasil merece a verdade, e pela verdade, seja ela qual for, deve lutar a OAB”

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Acre, divulgou em sua página no Facebook uma nota de apoio às instituições brasileiras que trabalham nas investigações da operação Lava Jato. “A defesa da probidade e da moralidade na administração pública está acima de salvo-condutos a quem quer seja”, diz o texto.

Leia a íntegra da nota:

Nota da OAB/AC

Ao tempo em que o país vive a mais grave e profunda crise política de sua história recente, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Acre vem manifestar a sua absoluta confiança nas instituições republicanas brasileiras.

O protagonismo hoje exercido pelas instituições vinculadas ao sistema judiciário bem demonstra a crise de credibilidade pela qual passam o Legislativo e o Executivo, que sucumbiram à demanda de combate à corrupção insistentemente apresentada pela sociedade.

A classe política, em parte considerável, encalacrou-se no espúrio objetivo da manutenção do poder pelo poder; no uso da máquina e do erário para a satisfação de interesses privados escusos; na exigência de que empresas financiassem seus projetos político-partidários em troca de favores presentes ou futuros; na omissão da situação econômica do país para a obtenção de dividendos eleitorais.

Por isso, exige-se apuração rigorosa e efetiva por parte das instâncias que, legitimadas pela Constituição Federal e pelas lei brasileiras, exercem o seu papel republicano, homenageando sempre as conquistas históricas e os princípios constitucionais da segurança jurídica, legalidade e devido processo legal.

Quanto mais grave e mais próximo ao centro do poder estiver o fato, mais devem ser aprofundadas as investigações, e do mesmo modo que não se pode admitir condenações sumárias, não se deve assentir com absolvições prévias fundadas tão somente na biografia dos acusados.

A defesa da probidade e da moralidade na administração pública está acima de salvo-condutos a quem quer seja.

O Brasil merece a verdade e pela verdade, seja ela qual for, deve lutar a OAB.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima