Cotidiano
INSS de Brasileia é o primeiro do Acre a dar início à nova fase das avaliações sociais remotas
Por ASCOM
Brasileia, localizada no estado do Acre e na fronteira com a Bolívia, é o primeiro município a receber o piloto de avaliação social remota, cuja fase atual do projeto segue até o dia 31 de dezembro.

Foto: OaltoAcre.com/Alexandre Lima
“No Acre, decidimos começar por Brasileia, uma cidade emblemática, pois é distante da sede e reflete bem esse desafio que é gerir a Superintendência-Regional Norte/Centro-Oeste, com sua geografia comparável à de continente”, explica o superintendente-regional Norte/Centro-Oeste, Roberto Braga.
Brasileia fica na fronteira com a Bolívia e há muitos anos não realizava uma avaliação social da pessoa com deficiência. “Agora, por meio da tecnologia, estamos retomando esse serviço”, comemora o superintendente.
As pessoas que necessitam de avaliação social para acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC podem ir direto à cidade de Brasiléia, não precisam se deslocar por quatro horas até a capital do Acre (Rio Branco).
“Fico muito feliz em virtude de o projeto piloto estar dando certo. Quero parabenizar toda a equipe precursora na iniciativa da avaliação social remota. Fico realmente muito feliz enquanto gerente-executivo de Rio Branco”, ressalta Carlos José de Sousa.
“Os requerentes do Benefício Assistencial que residem na região de Brasileia – Acre, foram beneficiados com essa alternativa. A avaliação social remota permite facilitar o acesso ao atendimento, bem como à política pública a quem de direito”, avalia Aline Inácio, assistente social que realiza as avaliações sociais remotas na região.
Brasiléia
Segundo o site da Prefeitura Municipal de Brasiléia, trata-se de um município localizado no sul do Acre, mais precisamente a 237 km ao sul de Rio Branco, na fronteira com a Bolívia, além de limites com os municípios de Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri.
Brasiléia possui uma população estimada de 27 mil pessoas, área territorial de 3.928,174km² e densidade demográfica de 5,46hab/km², de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Apesar de instituída como área de livre comércio, de acordo com informações da Prefeitura de Brasiléia, ainda não houve regulamentação. Destaca-se a forte dependência comercial com o vizinho município boliviano de Cobija. Este é um fato curioso, já que há décadas passadas a situação era exatamente o inverso. A região também recebe uma população migrante muito grande de bolivianos e majoritariamente venezuelanos.
Comentários
Cotidiano
Vasco enfrenta o Rio Branco em um duelo cercado de expectativa

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Lekinho será um dos titulares do Vasco
Vasco e Rio Branco se enfrentam neste sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão, na sequência da 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Vasco inicia a competição com um dos favoritos ao título e o Rio Branco passa, mais uma vez, por um momento de reconstrução fora e dentro do gramado.
Vasco
O elenco do Vasco fez o último treinamento nessa sexta, 16, na Fazendinha, e o técnico Erick Rodrigues demonstrou bastante confiança para a competição. O lateral Nicolas não foi regularizado e está fora da estreia. Lekinho tem presença certa no ataque vascaíno.
Rio Branco
Com um elenco sem grandes investimentos, o Rio Branco começa a caminhada em 2026 sonhando com protagonismo. Ulisses Torres viveu incertezas na montagem do elenco e a parte tática é a aposta para tentar surpreender na estreia.
Trio de arbitragem
Julian Negreiros apita Vasco e Rio Branco. Antônio Ecídio e Roseane Amorim serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
Adesg e Humaitá disputam confronto de favoritos ao título

Foto arquivo pessoal: O meia Eduardo é uma das principais contratações do Leão
Adesg e Humaitá fecham a 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi neste sábado, 17, a partir das 17 horas, no Tonicão, em um duelo de favoritos. As diretorias das duas equipes fizeram investimentos e a primeira meta é garantir uma vaga nas semifinais.
Adesg
A Adesg, semifinalista em 2025, viveu uma semana bem complicada fora do gramado com a dispensa e a chegada de atletas.
O técnico Rodrigo Deião montou uma equipe forte ofensivamente o Leão vai jogar no ataque.
Humaitá
O elenco do Humaitá fez uma preparação mais curta para o início do Estadual, mas acredita no técnico Rogério Pina e na qualidade dos jogadores para fazer um grande primeiro jogo.
O meia Tom e o atacante Aldair seguem no Tourão e são duas peças importantes para retomar o protagonismo na competição.
Trio de arbitragem
Adesg e Humaitá vai ter a arbitragem de Marcos Santos e os auxiliares serão Verônica Severino e Carlos Alberto.
Comentários
Cotidiano
Bruno Santos é mais um reforço para defesa do Independência

O zagueiro Bruno Santos, 23, desembarcou em Rio Branco na última quinta, 15, e é mais um reforço do Independência para a disputa da temporada de 2026. O atleta tem passagens pelo futebol da Espanha e dos Emirados Árabes.
“Estavam jogando nos Emirados Árabes e na volta ao Brasil acertei com o Independência. Existiu um contato na última temporada e, agora, ocorreu o acerto”, declarou Bruno Santos.
Era monitorado
Seguindo o técnico Ivan Mazzuia, Bruno Santos vinha sendo monitorado desde 2025.
“As informações do Bruno Santos são muito boas e ganhamos um atleta de nível”, afirmou o treinador.
Volta ao trabalho
Depois do empate por 2 a 2 com o Santa Cruz na estreia do Estadual, o elenco do Independência voltou aos treinamentos neste sábado, no Marinho Monte. O próximo compromisso do Tricolor será contra o São Francisco no sábado, 24, na Arena da Floresta.

Você precisa fazer login para comentar.