Cotidiano
INSS de Brasileia é o primeiro do Acre a dar início à nova fase das avaliações sociais remotas
Por ASCOM
Brasileia, localizada no estado do Acre e na fronteira com a Bolívia, é o primeiro município a receber o piloto de avaliação social remota, cuja fase atual do projeto segue até o dia 31 de dezembro.

Foto: OaltoAcre.com/Alexandre Lima
“No Acre, decidimos começar por Brasileia, uma cidade emblemática, pois é distante da sede e reflete bem esse desafio que é gerir a Superintendência-Regional Norte/Centro-Oeste, com sua geografia comparável à de continente”, explica o superintendente-regional Norte/Centro-Oeste, Roberto Braga.
Brasileia fica na fronteira com a Bolívia e há muitos anos não realizava uma avaliação social da pessoa com deficiência. “Agora, por meio da tecnologia, estamos retomando esse serviço”, comemora o superintendente.
As pessoas que necessitam de avaliação social para acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC podem ir direto à cidade de Brasiléia, não precisam se deslocar por quatro horas até a capital do Acre (Rio Branco).
“Fico muito feliz em virtude de o projeto piloto estar dando certo. Quero parabenizar toda a equipe precursora na iniciativa da avaliação social remota. Fico realmente muito feliz enquanto gerente-executivo de Rio Branco”, ressalta Carlos José de Sousa.
“Os requerentes do Benefício Assistencial que residem na região de Brasileia – Acre, foram beneficiados com essa alternativa. A avaliação social remota permite facilitar o acesso ao atendimento, bem como à política pública a quem de direito”, avalia Aline Inácio, assistente social que realiza as avaliações sociais remotas na região.
Brasiléia
Segundo o site da Prefeitura Municipal de Brasiléia, trata-se de um município localizado no sul do Acre, mais precisamente a 237 km ao sul de Rio Branco, na fronteira com a Bolívia, além de limites com os municípios de Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri.
Brasiléia possui uma população estimada de 27 mil pessoas, área territorial de 3.928,174km² e densidade demográfica de 5,46hab/km², de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Apesar de instituída como área de livre comércio, de acordo com informações da Prefeitura de Brasiléia, ainda não houve regulamentação. Destaca-se a forte dependência comercial com o vizinho município boliviano de Cobija. Este é um fato curioso, já que há décadas passadas a situação era exatamente o inverso. A região também recebe uma população migrante muito grande de bolivianos e majoritariamente venezuelanos.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.