Acre
Inmet emite alerta a laranja chuva intensa no Acre
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã deste domingo, 23, um aviso de alerta laranja, de chuvas intensas para boa parte da região norte, inclusive o Acre.
Segundo o órgão, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Além disso, o Inmet alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O instituto instrui ainda que em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Orienta também que, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
“Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, sugere o Inmet.
Comentários
Acre
Onda de frio polar muda o tempo no Acre nesta segunda-feira (9)

Foto: Sérgio Vale
O início da semana será marcado por instabilidade climática em todo o Acre e em regiões vizinhas. Nesta segunda-feira, 9 de junho, uma nova onda de frio polar avança sobre o estado, provocando mudanças significativas no tempo. De acordo com informações meteorológicas, o dia começa com calor e tempo abafado, mas a partir da tarde ou do início da noite, a frente fria deve provocar chuvas intensas, com possibilidade de raios e ventanias.
Além do Acre, o fenômeno atinge também áreas de Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, a região do Pantanal em Mato Grosso, além das planícies da Bolívia e o centro-sul da selva peruana. Há alta probabilidade de pancadas de chuva rápidas, especialmente no Acre, Rondônia, Amazonas e na região de selva do Peru. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, com picos de até 100% ao amanhecer. Ventos de sudeste sopram com intensidade variável, podendo registrar fortes rajadas no decorrer do dia.
Temperaturas por região:
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre:
Mínimas entre 19 °C e 21 °C (por volta das 23h) e máximas entre 31 °C e 33 °C.
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus:
Mínimas entre 19 °C e 21 °C e máximas entre 31 °C e 33 °C.
Plácido de Castro e Acrelândia:
Mínimas entre 19 °C e 21 °C e máximas entre 30 °C e 32 °C.
As temperaturas devem cair ainda mais entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira (10), caracterizando a segunda friagem do ano no estado, embora com menor intensidade em comparação à primeira, registrada no fim de maio.
Comentários
Acre
Rio Acre registra nível de 2,39 metros nesta segunda, informa Defesa Civil

Foto: SÉRGIO VALE
O nível do Rio Acre em Rio Branco foi registrado em 2:39 metros na manhã desta segunda-feira, 09, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
A medição foi realizada às 5h12 e indica estabilidade, com tendência de leve vazante. Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana.
De acordo com a Defesa Civil, os níveis atuais estão bem abaixo das cotas de alerta (13,50 metros) e de transbordamento (14 metros).
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil realiza capacitação em comunidades indígenas em parceria com SEBRAE
A Prefeitura Municipal de Assis Brasil, por meio da Diretoria de Turismo e da Diretoria de Povos Indígenas, em parceria com o SEBRAE, realizou uma importante ação de capacitação nas comunidades indígenas do município. A iniciativa faz parte do Programa Nacional Plural, que tem como principal objetivo promover a diversidade e a inclusão produtiva em territórios tradicionais.
As capacitações visam fortalecer a autonomia econômica dos povos indígenas, respeitando suas identidades culturais e valorizando os saberes ancestrais. A ação contou com o apoio da Defesa Civil e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), reforçando o compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável e o respeito à pluralidade cultural da região.
Segundo a gestão municipal, esse tipo de parceria representa um avanço nas políticas públicas voltadas para os povos originários. “Estamos investindo na formação e valorização das comunidades indígenas, promovendo oportunidades de geração de renda com respeito à sua cultura e modo de vida”, destacou o prefeito Jerry Correia.
A capacitação é um dos passos importantes para garantir que os povos indígenas tenham acesso a ferramentas que possibilitem o empreendedorismo e a inclusão no mercado de forma consciente, respeitosa e sustentável.
Você precisa fazer login para comentar.