Acre
Homem é detido com revolver que pode ter sido usado para matar boliviano
Policiais militares foram acionados através do rádio sobre possível homicídio
Alexandre Lima
Era por volta das 11 horas desta sexta-feira, dia 25, quando policiais militares teriam sido alertados sobre um possível assassinato que ocorrera na cidade de Cobija, capital de Pando, lado boliviano e teria como principal suspeito, um brasileiro.
Segundo foi passado, esse suspeito teria atirado contra um homem e o teria matado, fugindo em seguida, para o lado brasileiro. Munidos das características, as buscas foram feitas principalmente na cidade de Epitaciolândia e estaria portando a arma do crime.
Uma patrulha que passava próximo a um ponto de táxi localizado ao lado da rodoviária, percebeu que havia um homem com as características. Ao fazer o retorno, o mesmo já não estava no local e foi solicitado reforço para fazer uma busca nas proximidades.
Não demorou muito para localizar Genival Barbosa de Oliveira (32), natural da cidade de Pimenta Bueno, estado vizinho de Rondônia. O mesmo tentou despistar os policiais se escondendo num quintal, mas havia deixado a sua bolsa no ponto de taxi.
Genival recebeu voz de prisão e foi encontrado um revolver calibre 38 na sua cintura, que tinha duas capsulas, sendo que uma estava deflagrada. Na delegacia, o mesmo confessou que havia atirado contra a casa de um boliviano com quem havia passado a noite bebendo e mascando folha de coca, mas não sabia se havia o acertado e fugiu.
Genivaldo está sendo investigado para saber se esse seria seu nome verdadeiro e algum delito que pese contra si. O mais estranho no caso, é o fato de que as autoridades bolivianas não teria uma queixa de tentativa de homicídio que envolvesse o brasileiro.
Caso não aja queixa confirmando a tentativa ou homicídio, Genivaldo ficará detido por pouco tempo e responderá apenas por porte ilegal de arma de fogo.
Comentários
Acre
Ramal entre Porto Walter e Rodrigues Alves será interditado

Foto: Cedida
O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) participou de uma reunião com o procurador da República Luidgi Merlo Paiva, do Ministério Público Federal (MPF), para tratar da suspensão do embargo judicial às obras de abertura da estrada entre os municípios de Porto Walter e Rodrigues Alves.
Durante o encontro, ficou acordado que o governo irá realizar a interdição do ramal, além de elaborar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas será elaborado pelo governo. Foto: Luy Andriel/Deracre
“Estamos tratando com a seriedade que o tema exige e já iniciamos os encaminhamentos para cumprir o que foi acordado com o MPF”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
Comentários
Acre
Ouro Branco: Acre ganha game histórico com soldado da borracha como herói
Por Wanglézio Braga – acertais
Ouro Branco é o nome do mais novo game produzido no Acre que promete levar o jogador a uma verdadeira imersão na história da Amazônia. Com lançamento oficial marcado para o próximo sábado (26), às 15h, no teatro do Museu dos Povos Acreanos, o jogo 2D de sobrevivência traz como protagonista um soldado da borracha que precisa vencer os desafios da floresta para coletar látex e comercializá-lo.
O cenário é inspirado no cotidiano dos trabalhadores da borracha durante a Segunda Guerra Mundial, quando milhares de homens foram recrutados para extrair o “ouro branco” das seringueiras e abastecer os interesses industriais dos Aliados. Agora, essa narrativa ganha um novo formato: o do game educativo e interativo, com uma proposta de resgate histórico, cultural e pedagógico.
Produzido pela empresa acreana Andes Comunicação, o projeto foi financiado com recursos do edital audiovisual nº 006/2023 da Fundação Elias Mansur (FEM), via Lei Paulo Gustavo, e contou com uma equipe de 12 pessoas. Em 11 meses de produção, o time conseguiu transformar a memória dos antepassados em uma ferramenta tecnológica capaz de dialogar com o presente e o futuro.
“Queríamos contar nossa história de forma acessível e envolvente, misturando o passado com o futuro. Mostrar aos jovens, por meio do jogo, a dura realidade dos soldados da borracha”, explica o empresário, Dennys Ferrera.
O game não é apenas um resgate cultural, mas também um marco para o setor tecnológico no estado. Com foco na economia criativa, “Ouro Branco” representa o potencial de desenvolvimento digital e educacional do Acre. Além disso, a equipe priorizou a acessibilidade, incluindo recursos como: ampliação da tela, alto contraste para pessoas com baixa visão, opções de tradução em Libras, legendas, transcrição textual e audiodescrição.
Com cinco jogos mobile no portfólio e experiência no mercado internacional, a Andes Comunicação aposta que “Ouro Branco” pode se transformar em material complementar nas escolas públicas e particulares, funcionando como uma ferramenta de apoio ao ensino da história local de forma lúdica e inovadora.
Comentários
Acre
Governo do Acre decreta ponto facultativo no dia 2 de maio

FOTO: SÉRGIO VALE
O governador Gladson Cameli (PP) decretou ponto facultativo no dia 2 de maio de 2025, sexta-feira, conforme publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22). A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 11.679, considerando o feriado nacional do Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, que neste ano cai em uma quinta-feira.
De acordo com o decreto, caberá aos dirigentes máximos dos órgãos e entidades da administração pública estadual a possibilidade de convocar servidores para expediente normal, caso haja necessidade de serviço. Os servidores que forem convocados para o trabalho nesta data estarão dispensados de qualquer compensação de horário.
A norma também esclarece que o ponto facultativo não se aplica às unidades públicas estaduais de saúde e ao Hospital das Clínicas, incluindo setores como Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, Internação, Centro Cirúrgico, UTI, Central de Agendamento de Cirurgias e Hospital Dia.
Você precisa fazer login para comentar.