fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Descaso do Governo leva vereadores e populares a fazer manifestação em ponte

Publicado

em

Pneus foram queimados por populares como forma de prostesto contra a ponte que vem oferecendo perigo e acidentes - Foto: Alexandre Lima

Pneus foram queimados por populares como forma de prostesto contra a ponte que vem oferecendo perigo e acidentes – Foto: Alexandre Lima

A situação está ficando sem controle na fronteira do Acre, nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia devido o descaso por parte do Governo do Acre, através da ineficácia do Deracre que não consegue terminar a reforma de uma ponte que deveria ter terminado no mês de outubro de 2012.

A cerca de quatro meses, várias pessoas que transitavam de moto principalmente, já sofreram acidentes que lhes estão deixando com cicatrizes pelo corpo e sequelas para o resto da vida. Segundo foi apurado, um jovem que caiu a cerca de um mês, está correndo risco de perder o pé devido a gravidade do ferimento.

Outras vítimas já foram registradas e estão se recuperando em suas residências. Mesmo através de pedidos e manifestos de vereadores dos dois Municípios, a dita reforma não tem data para terminar e sequer uma resposta por parte do Estado, foi publicada.

Por volta das 16 horas, cinco vereadores da Câmara Municipal de Brasiléia resolveram que deveriam fazer um protesto pacífico de alerta na dita ponte, para chamar atenção das autoridades do Estado e obtiveram apoio dos munícipes, que já não aguentam mais o descaso.

IMG_3010IMG_3032

 

O acesso pelo lado da cidade de Brasiléia foi interrompido para veículos quando foi jogado pneus no asfalto e queimados. O ato sequer teve reclamação contrária pelos munícipes que até aplaudiram o ato dos vereadores, tanto da situação, quanto da oposição.

Toda a ação foi acompanhada de perto por policiais militares e agentes do Detran até a chegada do comandante do 10º Comando da Polícia Militar, Capitão Rômulo, que passou aos seus comandados, ordem de retirada dos veículos da ponte e desobstrução da mesma.

IMG_2981

Foi então que os vereadores se aproximaram do Oficial para se identificarem. Foram avisados que o mesmo estaria no local para estabelecer a ordem e “não apoiaria atos de baderna”. Frases essas que exaltou mais ainda os ânimos dos edis e populares, causando um ligeiro bate-boca e pequeno tumulto no local.

Ambas as partes envolvidas, se disseram ofendidas e que estariam procurando seus direitos junto ao MP e outras esferas. Como o manifesto estava previsto para cerca de duas horas, foi cumprido o prazo, restos de pneus retirados  e transito normalizado.

Foi informado no local que, caso o Governo não tome providencias emergenciais referentes à ponte, outras manifestações poderão acontecer. Para os próximos dias, o vereadores de Brasiléia estariam se reunindo com os de Epitaciolândia, formar uma comissão para ir até o Governador pedir providencias.

IMG_3006IMG_2962
IMG_2992IMG_3055

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Técnicos do SGB fazem manutenção em pontos de monitoramento da bacia do rio Acre

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Uma equipe do Serviço Geológico do Brasil (SGB), subordinado ao Ministério das Minas e Energia, percorre desde o dia 17 de fevereiro todos os municípios da bacia do rio Acre para dar manutenção nos pontos de monitoramento responsáveis pela medição do nível do rio. Nesta segunda-feira de Carnaval, 3, a equipe do SGB, cuja sede é em Porto Velho, concluía a manutenção do Plataforma de Coleta de Dados (PCD) localizada junto à ponte Juscelino Kubitschek. No estado, o Serviço recebe apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Wladimir Gomes, responsável técnico pela manutenção dos pontos de monitoramento, diz que qualquer pessoa pode acompanhar as oscilações do rio Acre, de Assis Brasil a Rio Branco, e saber quando haverá elevação ou queda do nível das águas pelo aplicativo Hidroweb, disponível para sistemas Android ou iOS. O mesmo pode ser feito pelo site da Agência Nacional de Águas (ANA) ou pelo site do Serviço Geológico do Brasil.

“É preciso prestar atenção no nível das águas em Assis Brasil para saber quando o rio Acre irá subir. E isso é possível fazer acompanhando pelo aplicativo”, orienta Gomes. Há réguas de monitoramento dos níveis dos rios do Acre em cada um dos 22 municípios.

O Acre faz parte há 20 anos da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Um radar, instalado diretamente na ponte metálica também monitora o rio Acre, enviando dados para uma central, localizada no prédio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que os repete para o satélite.

O nível do rio Acre nesta segunda-feira na primeira medição do dia, às 05h19, era de 10,96m bem distante das cotas de alerta e de transbordamento, de 13,5 e 14 metros, respectivamente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente da Câmara de Rio Branco elogia estrutura do Carnaval e destaca aquecimento da economia local

Publicado

em

Joabe Lira prestigiou a festa no centro da capital e destacou a importância do evento para foliões e comerciantes; programação segue até terça-feira (4).

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira (PP), esteve presente no Carnaval 2025 realizado no centro da capital neste domingo (2), acompanhado de sua esposa e filhos. O vereador elogiou a iniciativa do Governo do Estado, Prefeitura e Acisa em trazer de volta o carnaval para o centro da cidade, proporcionando alegria aos foliões e aquecendo a economia local.

“Podemos ver que a estrutura está oferecendo alegria para todos os foliões e aquecendo a economia local com os comerciantes. Isso é importante para nossa cidade”, destacou Joabe Lira.

A festa, que começou às 16h ao som da banda Som dos Clarins, segue até terça-feira (4), garantindo mais momentos de alegria e integração para a população. O Carnaval da Família reforça o compromisso de oferecer uma programação acessível e inclusiva, celebrando a cultura e a tradição carnavalesca em Rio Branco.

O evento tem sido um sucesso, reunindo milhares de pessoas em um ambiente de diversão e celebração, enquanto impulsiona o comércio local e fortalece a economia da cidade.

Comentários

Continue lendo