Acre
Acadêmica de medicina foi espancada e teve rosto mordido antes de ser morta
O crime ocorrido no lado boliviano não prescreve no lado brasileiro e acusado está detido em flagrante delito em Rio Branco
Alexandre Lima

Patrícia é natural do Estado de Rondônia. Tentou cursar medicina na cidade de Cobija (Bolívia) – Foto: Facebook
A jovem Francisca Patrícia Alves (27), natural do estado de Rondônia e que iniciava os estudos de medicina na cidade de Cobija, capital de Pando (Bolívia), teve sua vida interrompida na noite deste domingo, dia 31 de Março, após ser assassinada pelo seu companheiro no apartamento onde estavam vivendo.
A notícia abalou e assustou todos os colegas e a direção da Universidade Amazônica de Pando – UAP, ao saberem que a jovem teria sido assassinada de forma cruel pelo companheiro identificado pelo nome de Júnior Sales, e que teria usado uma arma branca (faca), para atingi-la por cerca de 15 vezes.
O companheiro, após matar Patrícia, teria tentado tirar a sua vida utilizando a mesma arma contra seu abdômen, mas ainda foi encontrado agonizando por policiais bolivianos, depois de serem chamados por vizinhos que ouviram gritos de socorro vindo do apartamento.
O homem ainda teria sido agredido por pessoas após saberem do corrido. Temendo por sua vida mesmo dentro do hospital na Bolívia, os policiais conduziram Júnior para o lado brasileiro na cidade de Brasiléia, que por sua vez, devido o estado de saúde ter sido considerado grave, foi conduzido para Rio Branco durante a madrugada.
Neste tempo, Patrícia ainda teria agonizado ainda por alguns minutos antes de receber socorro, mas foi a óbito devido os ferimentos pelo corpo. Um dos detalhes que chamou atenção dos médicos forenses de Cobija, seria os ferimentos causados por espancamento e mordidas pelo rosto e parte do corpo.
Segundo foi apurado, a causa do assassinato teria sido o rompimento do relacionamento por parte da vítima, mas não foi aceito pelo acusado. Júnior responderá pelo crime doloso, quando há intensão de matar e demais agravantes.
O corpo da vítima foi transladado para a cidade de Rio Branco, onde seria realizado novos exames cadavérico no Instituto Médico Legal – IML, para em seguida ser liberado aos parentes e ser levado ao estado vizinho de Rondônia.
Foi informado também que, o crime ocorrido no lado boliviano não prescreve no lado brasileiro. O acusado está detido em flagrante delito e escoltado por policiais num leito do hospital em Rio Branco e sua prisão preventiva já foi pedida pelo delegado titular de Brasiléia, Cristiano Bastos.

Júnior Sales está sob custódia da Polícia no hospital de Rio Branco e responderá pelo assassinato de Patrícia
Matérias relacionadas:
Estudante de medicina em Cobija é brutalmente assassinada pelo namorado
Namorado acusado de matar acadêmica de medicina tentou se matar
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.