fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Incêndio em loteamento de Epitaciolândia alerta para perigos das queimadas e assusta residentes

Publicado

em

Na noite desta quinta-feira, um incêndio de grandes proporções assolou o loteamento Jorge Hassem, localizado no município de Epitaciolândia. O fogo foi avistado por moradores por volta das 5h40 da tarde e se propagou rapidamente, impulsionado pelas condições secas e quentes típicas do mês de agosto.

A combinação do período de verão com a vegetação ressecada resultou em um incêndio de rápida propagação, que consumiu vastas áreas do loteamento. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e mobilizou suas equipes para conter o fogo, enfrentando dificuldades devido à intensidade das chamas e à expansão veloz das chamas.

 

Os esforços dos bombeiros conseguiram controlar o incêndio diminuindo seu volume em pouco tempo de combate, evitando danos mais severos às propriedades e à vida selvagem local. No entanto, o evento serve como um lembrete alarmante dos perigos associados às queimadas em áreas propensas a incêndios.

O Corpo de bombeiros e o governo do estado já havia destacado a importância de conscientizar a população sobre os riscos das queimadas, especialmente durante os meses secos. “Este incidente ilustra vividamente como a vegetação seca e as altas temperaturas podem transformar um pequeno foco de incêndio em uma emergência devastadora. É crucial que todos compreendam os perigos de iniciar queimadas e adotem práticas seguras para evitar tais incidentes”, alertou.

Além disso, especialistas ambientais ressaltam que queimadas descontroladas têm impactos negativos na qualidade do ar, contribuindo para a poluição atmosférica e afetando a saúde das pessoas. A destruição de habitats naturais também ameaça a biodiversidade local, afetando ecossistemas e espécies animais.

Diante desse episódio, as autoridades locais reforçam a necessidade de adotar medidas de prevenção, como evitar queimadas desnecessárias, não jogar cigarros acesos em áreas de vegetação e denunciar atividades suspeitas que possam levar a incêndios. A conscientização e a responsabilidade de todos são fundamentais para preservar não apenas o meio ambiente, mas também a segurança das comunidades.

O incêndio no loteamento Jorge Hassem serve como um chamado urgente para a proteção de nossas áreas naturais e para a conscientização sobre os perigos que o descuido pode acarretar. É imperativo que todos ajam com responsabilidade para evitar tragédias similares no futuro.

Comentários

Continue lendo

Extra

IMAC concede licença para obra da nova ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia

Publicado

em

Com liberação assinada pelo presidente André Hassem, Prefeitura poderá iniciar instalação do canteiro de obras da ponte aguardada há anos pela população do Alto Acre

Com colaboração de Wesley Cardoso e Eldson Júnior

O presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), André Hassem, e o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, assinaram nesta quarta-feira (18) a Licença de Instalação para a obra da nova ponte que ligará os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, no Alto Acre. A autorização representa a última etapa ambiental antes do início da construção.

Segundo o IMAC, a equipe técnica já realizou vistoria na área onde será erguida a ponte. Com a liberação da licença, a empresa vencedora do processo licitatório poderá iniciar os trabalhos por meio da implantação do canteiro de obras. A Prefeitura de Epitaciolândia já está autorizada a dar encaminhamento ao início da construção.

A nova estrutura, orçada em aproximadamente R$ 17 milhões, será construída em concreto armado, com duas vias de tráfego, e promete desafogar o trânsito intenso da atual ponte José Augusto de Araújo, que data da década de 1980. A obra será executada pela empresa ECO Multi Serviços de Manutenção Ltda, vencedora do processo licitatório realizado em junho de 2024.

Desde a contratação, a empresa elaborou o projeto executivo, que passou por rigorosas análises técnicas da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) e da Caixa Econômica Federal. Paralelamente, a Prefeitura de Epitaciolândia também concluiu, em dezembro de 2024, o processo de indenização de mais de dez imóveis situados na área de implantação da ponte. Ao todo, foram investidos mais de meio milhão de reais em indenizações, custeados com recursos próprios do município.

“Essa é uma obra que a sociedade espera há muito tempo. Hoje, contamos com uma ponte metálica de mão única, que causa transtornos nos horários de pico. Com essa nova ponte de mão dupla, a trafegabilidade será muito melhor”, destacou o prefeito Sérgio Lopes durante a assinatura do documento.

A ponte é considerada estratégica por integrar a Rota Interoceânica — conhecida como Estrada do Pacífico — que conecta o Acre aos portos do Peru, sendo vista como fundamental para o escoamento da produção local e a integração regional.

O prefeito também ressaltou a importância do início das obras ainda no período de estiagem, quando o nível do Rio Acre está mais baixo. “Esse é o momento ideal para começar as fundações. Agradeço ao presidente do IMAC, André Hassem, e ao governador do Estado por todo o apoio dado a esse projeto. também à ex-deputada federal Mara Rocha que destinou a emenda, e a todos os envolvidos neste processo. Agora, queremos iniciar essa obra o mais rápido possível e entregar para a nossa população uma ponte moderna, segura e de grande importância para o desenvolvimento da nossa região””, afirmou.

Sérgio Lopes esteve acompanhado da secretária de Planejamento, Marinete Mesquita, da secretária de Finanças, Regiane Cristina, e da equipe técnica do IMAC. A expectativa é de que o início das obras ocorra nos próximos dias.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N.º 003/2025.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 18/06/2025 à 01/07/2025.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço.

DATA DE ABERTURA: 02 de julho de 2025, a partir das 10:00 horas (horário de Brasília-DF), através do site www.comprasnet.gov.br. O edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, através dos endereços eletrônicos: licitacao@epitaciolandia.ac.gov.br e www.comprasnet.gov.br.

OBJETO: Aquisição de aparelho de ultrassonografia, conforme Proposta nº 19023249000124007 do Ministério da Saúde, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Epitaciolândia/AC.

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia/AC, 18 de junho de 2025.

Agleison Rodrigues dos Santos

Agente de Contratação

Decreto n° 072/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – AVISO DE ADIAMENTO, RETIFICAÇÃO E PRORROGAÇÃO DO EDITAL

Publicado

em

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae

AVISO DE ADIAMENTO

Pregão Eletrônico nº 05/2025

1. OBJETO

Contratação de serviço de engenharia para readequação do Escritório Regional do Juruá, Tarauacá/Envira – ERJT localizado no município de Cruzeiro do Sul, em conformidade com o Projeto Arquitetônico, bem como, especificações constantes neste edital e seus anexos.

2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.

Local da realização: www.redeempresas.com.br;

Término do prazo para envio de propostas: 23 de junho de 2025 às 10h45min;

Início da sessão de disputa de preço: 23 de junho de 2025 às 11:00h.

Será sempre considerado o horário de Brasília.

3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.

Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: cpl@ac.sebrae.com.br, aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.

Rio Branco-AC, 17 de junho de 2025.

 


 

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae

AVISO DE RETIFICAÇÃO E PRORROGAÇÃO DO EDITAL

Pregão Eletrônico SRP nº 17/2025

1. OBJETO

Registro de Preços para agenciamento de atrações artísticas culturais (regional, interestadual ou internacional) e produção de projetos e eventos culturais do calendário anual do Órgão Gerenciador do Registro de Preços e eventuais parceiros conforme condições especificadas neste edital e seus

anexos.

2. DA ALTERAÇÃO

Item 5.1 do Edital:

Onde se lê: Para julgamento e classificação das propostas, deve o edital adotar o critério de MAIOR DESCONTO INCIDENTE SOB A TAXA DE AGENCIAMENTO ESTIMADA;

Leia-se: Para julgamento e classificação das propostas, deve o edital adotar o critério de MENOR TAXA ADMINISTRATIVA;

Aos licitantes, cadastrar nova proposta no PE 17/2025 – RETIFICADO (CÓD. 1256) conforme abaixo:

3. NOVO PRAZO PARA RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.

Local da realização: www.redeempresas.com.br;

Término do prazo para envio de propostas: 27 de junho de 2025 às 10h45min;

Início da sessão de disputa de preço: 27 de junho de 2025 às 11h.

Será sempre considerado o horário de Brasília.

Rio Branco-AC, 17 de junho de 2025.

Comentários

Continue lendo