fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Incêndio destruiu pelo menos 20 casas em distrito boliviano e deixou 10 feridos na divisa com Rondônia

Publicado

em

Fogo atingiu comunidade em área de comércio de Buena Vista. Governo da Bolívia diz que tá enviando ajuda.

Por Gedeon Miranda, Bom dia Amazônia

Pelo menos dez pessoas ficaram feridas no incêndio que destruiu 20 casas na comunidade boliviana de Buena Vista, na divisa com Costa Marques (RO). Entre as vítimas há três crianças, que tiveram ferimentos leves. Os feridos já receberam alta do Hospital Municipal de Costa Marques, onde foram atendidos.

O fogo começou por volta das 18h na segunda-feira (24), após uma suposta explosão em um motor de energia. As chamas atingiram rapidamente as casas e comércios bolivianos na cidade de palafita.

Incêndio de grandes proporções atinge vilarejo de casas e lojas na divisa de Costa Marques. — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Na manhã desta terça-feira (25) ainda era possível ver fumaça saindo da estrutura destruída.

Pelo menos 50 bolivianos foram retirados de casa por causa do incêndio e, por enquanto, devem ficar em um abrigo montado no lado brasileiro. Eles estão recebendo assistência da Secretaria de Assistência de Costa Marques.

____________

Nesta terça-feira, o governo da Bolívia confirmou que pelo menos 20 casas foram destruídas no incêndio em Buena Vista e que está enviando ajuda aos atingidos.

____________

Já o governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), publicou nota informando também que está solidário com as vítimas do incêndio.

“O governador determinou às secretarias de Estado que trabalhem com urgência para atendimento aos atingidos pelo sinistro. De imediato, medidas para acolher os bolivianos foram iniciadas pelas secretarias estaduais de Rondônia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de arrecadar agasalhos e mantimentos para remeter aquelas pessoas atingidas por este lamentável acidente”, diz a nota.

Incêndio fronteira Brasil Bolívia — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

O que se sabe até agora sobre o incêndio:

  • O fogo teria começado no motor de uma loja;
  • Na sequência, as chamas se alastraram após uma suposta explosão de um motor de energia. Ao menos 20 casas e sete lojas foram consumidas pelo fogo;
  • Para que o incêndio não se propagasse, outras casas precisaram ser derrubadas.
  • A maioria das vítimas inalaram fumaça e tiveram escoriações, devido aos escombros;
  • A polícia estima que 10 famílias perderam todos seus pertences;
  • 5 famílias estão em uma escola improvisada como abrigo de Costa Marques – cerca de 50 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Outras seguiram para casa de amigos e parentes também em Costa Marques;
  • 100 pessoas trabalharam na contenção do fogo. O medo é de que as lojas sejam saqueadas. Voluntários auxiliam entregando água e comida;
  • Exército Brasileiro, guarda boliviana, voluntários, representantes da secretarias de Turismo e Meio Ambiente e Municipal de Assistência Social se uniram para socorrer os feridos e as famílias atingidas. A ajuda também veio de empresários e as prefeituras de São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

Entre as vítimas há três crianças, que tiveram ferimentos leves. Os feridos já receberam alta do Hospital Municipal de Costa Marques, onde foram atendidos.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo