Cotidiano
Incêndio destrói marcenaria, depósito e residência em Cruzeiro do Sul
Bombeiros usaram mais de 32 mil litros de água para combater fogo que ameaçava queimar outras duas casas. Incêndio foi registrado na Rua Siqueira Campos, bairro do Colégio.

Incêndio destriu uma marcenária, o depósito e uma residência em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul
Um incêndio de grandes proporções destruiu uma marcenária, o depósito e uma casa na madrugada desse sábado (12) na Rua Siqueira Campos, bairro do Colégio, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Os imóveis pertenciam a mesma pessoa.
O Corpo de Bombeiros da cidade informou que o fogo iniciou na marcenaria e se espalhou pela vizinhança. Quando a equipe chegou no local, as chamas ameaçavam queimar outras duas casas.
Os bombeiros fizeram o esfriamento e evitaram que o fogo destruísse as residências. Ainda segundo o registro da equipe, no depósito havia muito madeira, pó de MDF e entulhos.
O fogo se alastrou rapidamente nesse local e destruiu máquinas e o material que estava armazenado. Os bombeiros utilizaram mais de 32 mil litros de água, tiveram que chamar um carro-pipa da prefeitura para ajudar no combate.
Três equipes se envolveram na ação, que começou na madrugada e terminou por volta das 6h desse sábado. Ninguém ficou ferido.
Comentários
Acre
Aneel anuncia que Acre, Rondônia e Amapá terão redução menor na conta de luz em 2026
Estados já anteciparam uso de recursos de royalties em 2025; redução é conjuntural e tarifas voltarão a subir no ano seguinte

Os diretores da Aneel alertaram que a redução é uma medida conjuntural e não estrutural, ou seja, as tarifas dessas distribuidoras voltarão a subir no ano seguinte. Foto: captada
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que os estados do Acre, Rondônia e Amapá terão reduções menores nas tarifas de energia elétrica em 2026, porque suas concessionárias já haviam antecipado o uso de recursos do Uso do Bem Público (UBP) em 2025. Os valores exatos de desconto ainda serão definidos pelo órgão regulador.
Enquanto outras distribuidoras do Norte, Nordeste, Mato Grosso e parte de Minas Gerais e Espírito Santo poderão ter alívios de cerca de 12% na conta, os três estados citados terão benefícios reduzidos. A Aneel reforçou que a medida é conjuntural e não estrutural — ou seja, as tarifas voltarão a subir a partir de 2027.
Os diretores destacaram que o desconto visa beneficiar principalmente consumidores de menor porte, como residências e pequenos negócios. A decisão ainda pode passar por ajustes, após análise de proposta que considera a complexidade socioeconômica de cada região.
Comentários
Cotidiano
Decretos liberam mais de R$ 3 milhões em suplementações no orçamento de Tarauacá

Foto: reprodução
A Prefeitura de Tarauacá publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 29, uma série de decretos municipais que autorizam a abertura de créditos adicionais suplementares no Orçamento Programa de 2025. As medidas, assinadas pelo prefeito Rodrigo Damasceno, somam mais de R$ 3 milhões e têm como base autorizações previstas nas Leis Municipais nº 1.100/2024 e nº 2025.001/2025.
Os recursos foram destinados a diversas secretarias e fundos municipais, com foco no custeio da máquina pública, pagamento de pessoal, obrigações patronais, material de consumo, serviços, obras, equipamentos, indenizações e manutenção de programas sociais, educacionais e administrativos.
Principais áreas beneficiadas
Entre os setores contemplados pelos decretos estão:
• Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, com recursos para material, serviços, obras, folha de pagamento e encargos;
• Secretaria Municipal de Educação, incluindo verbas do FUNDEB, FNDE e Salário-Educação, voltadas à aquisição de materiais, serviços e investimentos;
• Secretaria Municipal de Promoção Social e Fundo Municipal de Assistência Social, com reforço orçamentário para pagamento de pessoal, contratações, serviços e benefícios;
• Secretaria Municipal de Administração, Finanças, Casa Civil, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Saúde e Meio Ambiente;
• Câmara Municipal de Tarauacá, com suplementações para despesas administrativas, pessoal e aquisição de equipamentos.
Origem dos recursos
Os créditos suplementares foram viabilizados por:
• Anulação parcial de dotações;
• Excesso de arrecadação, conforme o artigo 43 da Lei Federal nº 4.320/1964;
• Superávit financeiro de exercícios anteriores;
• Transferências constitucionais e voluntárias, incluindo recursos do FUNDEB, FNDE, União e fundos específicos.
Todos os decretos entram em vigor na data de suas respectivas publicações, revogando disposições em contrário.
Comentários
Cotidiano
Humaitá bate o Independência e assume liderança do Estadual

Foto Glauber Lima: Diguda(11) marcou um dos gols da vitória do Tourão
O Humaitá bateu o Independência por 3 a 0 nesta quarta, 28, no Tonicão, e assumiu a liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 com 7 pontos. Lucas Coutinho, Diguda e André Lima marcaram os gols do Tourão.
Humaitá dominou
O Humaitá começou marcando forte e tentando construir jogadas de ataque. O Tourão dominava a partida quando Lucas Coutinho acertou um belo chute para fazer 1 a 0.
Na volta para segunda, o técnico Ivan Mazzuia promoveu as entradas de Joel e Gabriel Ramos. Contudo, o Humaitá voltou no mesmo ritmo e ampliou com Diguda.
Aos 22, a bola foi cruzada e André Lima escorou para fechar o placar. Final Humaitá 3 x 0 Independência.
Fala, Pina!
“Fizemos uma grande partida em todos os sentidos. Marcamos forte e conseguimos criar as jogadas. Podemos seguir evoluindo para chegar ainda mais forte na fase decisiva do campeonato”, declarou o técnico do Humaitá, Rogério Pina.
Lanterna e pressão
A derrota deixa o Independência na lanterna do Estadual com 1 ponto e aumenta a pressão sob o técnico Ivan Mazzuia.

Você precisa fazer login para comentar.