Acre
Imersão na floresta: Representantes de ministérios e organizações internacionais fazem vivência na Reserva Extrativista Chico Mendes
A comitiva, composta por membros de sete ministérios e oito órgãos do governo federal, organizações parceiras e internacionais, teve a oportunidade de conhecer de perto o modelo de produção florestal e o cooperativismo implementado no Acre

Fotos: Sérgio Vale.
Andréia Oliveira
A Jornada Cooperativa rumo à COP 29, iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), levou 25 representantes de ministérios, organizações nacionais e internacionais, para uma imersão na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, na sexta-feira, 26. A comitiva, composta por membros de sete ministérios e oito órgãos do governo federal, organizações parceiras e internacionais, teve a oportunidade de conhecer de perto o modelo de produção florestal e o cooperativismo implementado no Acre, com programação que incluiu vivências na floresta da Resex e visita à Cooperativa Agroextrativista de Xapuri (Cooperxapuri).
A atividade proporcionou aos participantes uma visão ampla sobre o funcionamento do modelo cooperativista no Acre, que destaca a colaboração, equidade e sustentabilidade. O grupo observou de perto as matérias-primas oriundas da floresta, como o látex e a castanha, e conheceu a cadeia de produção florestal, compreendendo a importância do cooperativismo para a economia local e a sustentabilidade ambiental.

Fotos: Sérgio Vale.
O modelo cooperativista está alinhado com os princípios de desenvolvimento sustentável, priorizando o uso responsável e ético dos recursos naturais. As cooperativas, por sua natureza, tendem a adotar práticas sustentáveis em suas operações, desde a produção agrícola até a geração de energia renovável. Isso não apenas reduz o impacto ambiental, mas também promove tecnologias e métodos de produção inovadores que podem ser compartilhados globalmente, acelerando a transição para economias de baixo carbono.
O Coordenador de Relações Governamentais da OCB, Eduardo Lima, comentou sobre o impacto positivo da visita ao Acre e a experiência adquirida pelos participantes durante a imersão na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Fotos: Sérgio Vale.
“Finalizamos a nossa visita ao Acre com uma experiência em cooperativas que nos deixaram com a sensação de dever cumprido e com o sentimento de muita realização. Os participantes saem daqui com uma bagagem e um grau de conhecimento muito grande da realidade das comunidades amazônidas e cada vez mais preparados para representar o cooperativismo nas principais discussões e na elaboração de políticas públicas a nível nacional e mundial”, afirmou.
O seringueiro Raimundo Mendes, conhecido como “Raimundão”, dedica hoje sua vida à preservação da floresta e à defesa da dignidade dos extrativistas, seguindo o legado de seu primo, Chico Mendes. Na oportunidade, ele destacou a importância da ação e a necessidade de apoio contínuo às instituições de fiscalização ambiental.
“Esse foi um momento muito forte, de alegria e satisfação. Eles puderam conhecer a nossa realidade. É necessário fortalecer a luta do ICMBio, Ibama e demais órgãos de fiscalização contra o desmatamento. Essa é uma necessidade que nós temos.”
O presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha, destacou a importância dessa agenda no Acre. “Nos sentimos muito honrados de termos recebido essa comitiva de ministérios, de organizações nacionais e até internacionais na Missão Pré-COP 29, uma vez que apenas dois estados do Brasil foram escolhidos para apresentarem o modelo de cooperativismo que implementam. Na oportunidade, mostramos cases de sucesso no nosso estado como as cooperativas de crédito e também o trabalho feito pelas cooperativas agroextrativistas, que aliam atividades econômicas com a sustentabilidade ambiental”, disse.
A programação ocorreu em preparação para a Conferência das Partes (COP) 2025, que representa um momento crucial no diálogo global sobre mudanças climáticas, reunindo governos e organizações da sociedade civil de todo o mundo para discutir e definir ações concretas para combater esse desafio premente.

Fotos: Sérgio Vale.
No Acre, a Imersão Pré-COP 29 contou com representantes dos Ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA), Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Desenvolvimento Agrário (MDA), Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Minas e Energia (MME). Participaram também outras entidades, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Assessoria Especial da Presidência da República (AEPR), a Organização das Nações Unidas (ONU), o Centro Internacional de Comércio (ITC), o Banco Mundial (BIRD), a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), e ainda representantes de cooperativas, diretores da OCB e conselheiros do Sescoop no Acre.
Texto: Andréia Oliveira e Bárbara Silva
Fotos: Sérgio Vale



Comentários
Acre
Homem é ferido no peito com chave de fenda após discussão com companheira em Rio Branco
Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro; mulher foi detida e levada à Delegacia da Mulher
Uma discussão entre um casal terminou em violência na noite desta segunda-feira (15), na rua José Magalhães, no bairro Conquista, em Rio Branco. Um homem de 48 anos foi atingido no peito com uma chave de fenda durante o desentendimento e precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com informações apuradas no local, Sebastião da Silva Nascimento consumia bebidas alcoólicas com a companheira, Ociene Moraes Monteiro, de 35 anos, quando o casal iniciou uma discussão. O conflito teria começado após ofensas verbais e evoluído para agressões físicas entre ambos.
Durante a briga, Ociene teria se apossado de uma chave de fenda e desferido um golpe no tórax de Sebastião, do lado esquerdo. Mesmo ferido, o homem conseguiu correr em busca de ajuda, mas caiu em frente a uma distribuidora da região.
O Samu foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e, após ser estabilizada, foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável. Segundo o médico plantonista da unidade, Dr. Luiz Alberto, o ferimento foi profundo e há suspeita de pneumotórax, sendo necessária a realização de procedimento cirúrgico.
A Polícia Militar, por meio de guarnições do 1º Batalhão, esteve na residência onde ocorreu a agressão. No local, os policiais encontraram Ociene acompanhada de três filhos pequenos, incluindo um bebê de colo. Um dos filhos, de 10 anos, presenciou a cena e relatou que os pais costumam consumir bebidas alcoólicas diariamente.
Ociene foi detida e encaminhada à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) para prestar esclarecimentos. As crianças foram entregues aos cuidados da avó materna, no bairro Cidade do Povo.
Conforme a polícia, esta não seria a primeira ocorrência em que a mulher fere o companheiro com objeto perfurante após discussões relacionadas ao consumo de álcool. O caso será investigado pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Mulher internada em estado grave após acidente na BR-364 entre Bujari e Sena Madureira não sabe que marido morreu
Familiares de Cheila Maria, 52, ocultam a morte do esposo, João Paulo, 39, temendo por sua recuperação; vítima aguarda cirurgia e permanece na UTI

Por conta do estado de saúde de Cheila Maria, a família preferiu não contar ainda que o marido dela não resistiu aos ferimentos. Foto: captada
Internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após um acidente na BR-364, a autônoma Cheila Maria Viana de Sousa, 52 anos, ainda não foi informada pela família sobre a morte do marido, João Paulo Marcelino Ximenes, 39. O casal viajava de Feijó para Rio Branco quando sofreu uma colisão frontal no km 204 da rodovia, entre Bujari e Sena Madureira.
De acordo com uma sobrinha, que pediu para não ser identificada, a saúde de Cheila ainda é instável – ela sofreu duas costelas quebradas, ferimentos na mão direita e precisou de dreno após apresentar ar no pulmão. “Ela acordou e perguntou pelo esposo, mas não entrou em detalhes porque está falando pouco, muito machucada. Por isso ainda não contamos”, relatou a familiar.
João Paulo não resistiu aos ferimentos. No outro veículo envolvido estavam Luciana Régis de Andrade, 40, e seu filho de 11 anos, que sofreram ferimentos leves. Cheila aguarda cirurgia na mão e deve permanecer sob observação.
Viagem foi realizada para buscar a neta
João Paulo e Cheila estava juntos há aproximadamente 16 anos. João Paulo trabalhava como motorista de aplicativo no interior do estado, Cheila além de autônoma, e dona de casa é os cuidados da neta de 6 anos.
A menina mora com os avós em Feijó e passava as férias na capital com a mãe. No domingo, o casal saiu de Feijó para buscar a menina na capital.
Sobre o acidente, a família ainda não sabe o que pode ter provocado a batida e que, provavelmente, terão mais detalhes após a conclusão da perícia. “Não posso falar muito sobre isso porque não sabemos [sobre o acidente]. Daqui quatro dias vai sair o laudo”, destacou.
O corpo de João Paulo foi velado em Feijó, e sepultado.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco lança concurso de fotografia com prêmios de R$ 20,8 mil para melhores cliques natalinos
Inscrições vão até 11 de janeiro; fotos devem ser feitas em cenários decorados da capital, como Praça Plácido de Castro e Horto Florestal

A proposta é estimular a participação da população e eternizar, por meio da fotografia, momentos que representam o Natal vivido pela cidade. Foto: captada
Iniciaram nesta segunda-feira (15) as inscrições do concurso de fotografia da Prefeitura de Rio Branco, com prêmios totais de R$ 20.800 para os melhores cliques feitos nas decorações natalinas da capital acreana. As inscrições seguem até 11 de janeiro pelo site da prefeitura, e as fotos devem ser tiradas em cenários ornamentados como a Praça Plácido de Castro, Horto Florestal, rotatórias e avenidas.
Categorias e premiação
Fotografia profissional: R$ 12,5 mil
-
1° lugar: R$ 5 mil
-
2° lugar: R$ 3 mil
-
3° lugar: R$ 2 mil
-
4° lugar: R$ 1,5 mil
-
5° lugar: R$ 1 mil
Fotografia amadora: R$ 7,3 mil
-
1° lugar: R$ 2 mil
-
2° lugar: R$ 1,5 mil
-
3° lugar: R$ 1 mil
-
4° lugar: R$ 800
-
5° lugar: R$ 500
-
6° ao 10° lugar: R$ 300 cada
Foto mais curtida no Instagram: R$ 1 mil
Critérios de avaliação
- Qualidade: Boa visualização da decoração
- Criatividade: Originalidade e narrativa visual
- Local: Cenários ornamentados pela prefeitura
Público-alvo
- Participantes: Moradores de Rio Branco (profissionais ou amadores)
- Resultado: Premiação em 31 de janeiro
A iniciativa busca engajar a população com as decorações de Natal da cidade, promovendo ao mesmo tempo o turismo local e a valorização dos espaços públicos. O concurso também serve como estratégia de marketing para a gestão municipal em período festivo.

Concurso busca valorizar decorações de Natal e estimular participação popular. Foto: captada



















Você precisa fazer login para comentar.