Conecte-se conosco

Acre

Imersão na floresta: Representantes de ministérios e organizações internacionais fazem vivência na Reserva Extrativista Chico Mendes

Publicado

em

A comitiva, composta por membros de sete ministérios e oito órgãos do governo federal, organizações parceiras e internacionais, teve a oportunidade de conhecer de perto o modelo de produção florestal e o cooperativismo implementado no Acre

Fotos: Sérgio Vale.

Andréia Oliveira

A Jornada Cooperativa rumo à COP 29, iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), levou 25 representantes de ministérios, organizações nacionais e internacionais, para uma imersão na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, na sexta-feira, 26. A comitiva, composta por membros de sete ministérios e oito órgãos do governo federal, organizações parceiras e internacionais, teve a oportunidade de conhecer de perto o modelo de produção florestal e o cooperativismo implementado no Acre, com programação que incluiu vivências na floresta da Resex e visita à Cooperativa Agroextrativista de Xapuri (Cooperxapuri).

A atividade proporcionou aos participantes uma visão ampla sobre o funcionamento do modelo cooperativista no Acre, que destaca a colaboração, equidade e sustentabilidade. O grupo observou de perto as matérias-primas oriundas da floresta, como o látex e a castanha, e conheceu a cadeia de produção florestal, compreendendo a importância do cooperativismo para a economia local e a sustentabilidade ambiental.

Fotos: Sérgio Vale.

O modelo cooperativista está alinhado com os princípios de desenvolvimento sustentável, priorizando o uso responsável e ético dos recursos naturais. As cooperativas, por sua natureza, tendem a adotar práticas sustentáveis em suas operações, desde a produção agrícola até a geração de energia renovável. Isso não apenas reduz o impacto ambiental, mas também promove tecnologias e métodos de produção inovadores que podem ser compartilhados globalmente, acelerando a transição para economias de baixo carbono.

O Coordenador de Relações Governamentais da OCB, Eduardo Lima, comentou sobre o impacto positivo da visita ao Acre e a experiência adquirida pelos participantes durante a imersão na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Fotos: Sérgio Vale.

“Finalizamos a nossa visita ao Acre com uma experiência em cooperativas que nos deixaram com a sensação de dever cumprido e com o sentimento de muita realização. Os participantes saem daqui com uma bagagem e um grau de conhecimento muito grande da realidade das comunidades amazônidas e cada vez mais preparados para representar o cooperativismo nas principais discussões e na elaboração de políticas públicas a nível nacional e mundial”, afirmou.

O seringueiro Raimundo Mendes, conhecido como “Raimundão”, dedica hoje sua vida à preservação da floresta e à defesa da dignidade dos extrativistas, seguindo o legado de seu primo, Chico Mendes. Na oportunidade, ele destacou a importância da ação e a necessidade de apoio contínuo às instituições de fiscalização ambiental.
“Esse foi um momento muito forte, de alegria e satisfação. Eles puderam conhecer a nossa realidade. É necessário fortalecer a luta do ICMBio, Ibama e demais órgãos de fiscalização contra o desmatamento. Essa é uma necessidade que nós temos.”

O presidente do Sistema OCB do Acre, Valdemiro Rocha, destacou a importância dessa agenda no Acre. “Nos sentimos muito honrados de termos recebido essa comitiva de ministérios, de organizações nacionais e até internacionais na Missão Pré-COP 29, uma vez que apenas dois estados do Brasil foram escolhidos para apresentarem o modelo de cooperativismo que implementam. Na oportunidade, mostramos cases de sucesso no nosso estado como as cooperativas de crédito e também o trabalho feito pelas cooperativas agroextrativistas, que aliam atividades econômicas com a sustentabilidade ambiental”, disse.

A programação ocorreu em preparação para a Conferência das Partes (COP) 2025, que representa um momento crucial no diálogo global sobre mudanças climáticas, reunindo governos e organizações da sociedade civil de todo o mundo para discutir e definir ações concretas para combater esse desafio premente.

Fotos: Sérgio Vale.

No Acre, a Imersão Pré-COP 29 contou com representantes dos Ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA), Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Desenvolvimento Agrário (MDA), Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Minas e Energia (MME). Participaram também outras entidades, como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Assessoria Especial da Presidência da República (AEPR), a Organização das Nações Unidas (ONU), o Centro Internacional de Comércio (ITC), o Banco Mundial (BIRD), a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), e ainda representantes de cooperativas, diretores da OCB e conselheiros do Sescoop no Acre.

Texto: Andréia Oliveira e Bárbara Silva
Fotos: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo