Acre
IFAC oferece 360 vagas em nove cursos superiores pelo Sisu
As inscrições seguem até 27 de janeiro; resultado será divulgado no dia 30 de janeiro
O Instituto Federal do Acre (IFAC) está ofertando 360 vagas, em nove cursos superiores, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). As inscrições, que devem ser feitas pelo site http://sisu.mec.gov.br/, tiveram início nesta terça-feira (24.01) e seguem até o dia 27 de janeiro. Além da inscrição, os cursos ofertados no IFAC também são gratuitos.
Nesta edição, as vagas disponibilizadas pelo IFAC são nas modalidades: tecnológico, licenciatura e bacharelado. Os campus com vagas disponíveis são: Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. Já os cursos ofertados são: Agroecologia, Matemática Processos Escolares, Física, Zootecnia, Gestão Ambiental, Química, Logística e Sistemas para Internet.
Para se inscrever no processo seletivo do Sisu, é preciso ter participado da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota acima de zero na prova de redação. No ato da inscrição, o candidato deve especificar, em ordem de preferência, suas duas opções de vagas junto às instituições de ensino superior participantes do Sisu. O segundo passo é selecionar a modalidade de concorrência, podendo estas serem as especificadas na Lei nº 12.711/2012, as relacionadas às demais políticas de ações afirmativas, que eventualmente são adotadas pelas instituições no Termo de Adesão ao Sisu, ou então optar pela ampla concorrência.
Nesta edição do Sisu, o IFAC está destinando 5% das vagas aos candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, 20% das vagas para aqueles autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, outros 5% de vagas para os que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, mais 20% das vagas para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, e ainda 5% das vagas para candidatos com deficiência.
Conforme o cronograma divulgado pelo MEC, o resultado da chamada única será divulgado no dia 30 de janeiro. O candidato aprovado deverá realizar sua matrícula no Registro Acadêmico do campus para o qual foi selecionado por meio do Sisu, nos dias 03, 06 e 07 de fevereiro.
Acesse no link https://goo.gl/vnQomw o edital do Processo Seletivo 2017/1 para os cursos superiores pelo Sisu.
Veja abaixo o quadro de vagas e cursos do IFAC pelo Sisu:
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.