fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ieptec recebe garantia de recursos para a educação profissional e tecnológica no Acre junto ao Ministério da Educação, em Brasília

Publicado

em

Em busca de apoio e recursos para investimentos no Acre junto ao Ministério da Educação ( MEC), a diretora de ensino do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) do Acre, Mara Lima, recebeu a garantia de reforço, em 2024, para as seguintes áreas consideradas prioritárias: bioeconomia na Amazônia Legal; mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa Mulheres Mil; e ensino médio articulado com a educação profissional e tecnológica, tudo dentro das ações do ministério para todo o país.

Equipe do Ieptec trata sobre ações de interesse do Acre com técnicos do MEC. Foto: Wesley Moraes/Seplan

A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 21, na sede do MEC, em Brasília. Mara, que representou o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, reuniu-se com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica daquele ministério, Getúlio Marques Ferreira, juntamente com a diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Carla Jardim, e o coordenador-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação, Pierry Teza. “Estamos em fase de planejamento das nossas ações, e elas precisam estar coerentes com as ações do ministério”, explicou Mara.

Recursos e programas

De acordo com a diretora Carla Jardim – que participou de forma virtual – o MEC deverá investir no país cerca de R$ 70 milhões para fomentar 60 mil novas vagas de ensino médio articulado com a educação profissional e tecnológica, dentro do programa da escola em tempo integral. Antes, será feito um diagnóstico da situação de cada estado.

Na tela, a diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Carla Jardim. Foto: Wesley Moraes/Seplan

Carla Jardim disse haver previsão orçamentária para a continuidade dos cursos em bioeconomia na Amazônia Legal e para a retomada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) prisional, além do programa Mulheres Mil, este último com novidades a serem anunciadas em março. A ideia, disse, é ter “ações de impacto e com escala” junto a esse público.

Diretora de Ensino do Ieptec, Mara Lima, trata de ações de educação profissional e tecnológica no MEC. Foto: Wesley Moraes/Seplan

A diretora do Ieptec do Acre aproveitou para relatar ações já desenvolvidas no Estado e a possibilidade de ampliação, com o apoio do MEC, a exemplo do Mulheres Mil que, adiantou, será iniciado dia 11 de março no estado. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição no estado. “A gente tem confiança, porque sabe quais as instituições que nos ajudam a construir um desenho em que a sociedade começa a acreditar na educação”, disse.

Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques, em reunião com equipe do Acre. Foto: Wesley Moraes/Seplan

O coordenador de Incentivo à Cooperação e à Inovação do Ministério, Pierry Teza, reforçou o convite para a equipe do Acre participar do II Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação na Educação Profissional e Tecnológica, que vai acontecer em maio, em Brasília, “onde trataremos de ações e iniciativas no âmbito da inovação e do empreendedorismo”.

Coordenador de Incentivo à Cooperação e à Inovação do MEC, Pierry Teza, em reunião com a equipe do Ieptec/Acre. Foto: Wesley Moraes/Seplan

Também participaram da reunião a chefe do Departamento de Planejamento e Orçamento do Ieptec do Acre, Aldenice Ferreira, e Klinger Cruz, chefe do Departamento de Relações Federativas da Secretaria de Planejamento – a representação do governo do Estado em Brasília.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco deve ter máxima de 34ºC e Cruzeiro do Sul 32ºC, aponta previsão

Publicado

em

Nesta segunda-feira (7) o tempo quente com sol e nuvens vão predominar no Acre, Rondônia, Amazonas (sul e sudoeste), Mato Grosso, Bolívia (planícies) e Peru (região de selva). A informação é do pesquisador meteorológico Davi Friale.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 21ºC e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre continua em queda em Rio Branco e registra 9,83 metros nesta segunda

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O Rio Acre registrou nova queda em seu nível nas últimas 24 horas, conforme dados divulgados pela Defesa Civil de Rio Branco. Na madrugada deste domingo (06), o rio marcava 10,36 metros às 3h, mas apresentou redução progressiva ao longo do dia, chegando a 10,06 metros às 18h.

Nesta segunda-feira (07), a medição às 5h25 indicou 9,83 metros, mantendo a tendência de baixa. O volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas foi de 0,00 mm.

Segundo o boletim, a cota de alerta é acionada a partir dos 13,50 metros, enquanto o transbordo ocorre a partir dos 14,00 metros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é empurrado de barranco após briga em Boca do Acre e é levado em estado grave para Rio Branco

Publicado

em

Sebastião Vieira da Silva, 50 anos, sofre traumatismo craniano e passa por atendimento de urgência; suspeito fugiu e ainda não foi identificado

Na tarde deste domingo (6), Sebastião Vieira da Silva, 50 anos, foi agredido e empurrado de um barranco na Praia do Gado, em Boca do Acre (AM), após uma discussão com um homem ainda não identificado. Testemunhas relataram que o agressor fugiu do local sem prestar socorro.

Populares socorreram Sebastião e o levaram ao Hospital Regional Maria Geny Lima. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido de ambulância para o Pronto Socorro de Rio Branco (AC), onde foi diagnosticado com Traumatismo Cranioencefálico (TCE) moderado. Seu estado é considerado estável, mas com risco de piora.

A polícia deve investigar o caso para identificar e prender o suspeito. Até o momento, ninguém foi detido em relação à agressão.

Comentários

Continue lendo