Idoso que tinha marca-passo exposto faz cirurgia em Rio Branco

‘Agora está tudo normal, porque já trocaram o marca-passo’, diz paciente.
Raimundo deve continuar fazendo acompanhamento em Rio Branco.

G1

Após reportagem do G1, idoso foi encaminhado para cirurgia em Rio Branco (Foto: Vanísia Nery/ G1)

Após ficar pouco mais de um mês com o marca-passo parcialmente fora do seu corpo, o idoso Raimundo Henrique de Araújo, de 66 anos, morador de Cruzeiro do Sul (AC), conseguiu passar pela operação em Rio Branco (AC) através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), no último dia 8. O idoso recebeu um aparelho novo e agora deve continuar recebendo acompanhamento médico na capital.

O idoso é portador de marca passo há seis anos e, desde o mês de julho, aguardava encaminhamento do TFD, após o aparelho ter saído parcialmente de seu corpo. No dia 25 de julho, Raimundo falou com reportagem do G1 e, segundo ele, na semana seguinte após a publicação da matéria, recebeu encaminhamento para Rio Branco, onde fez a cirurgia.

Raimundo diz que após a cirurgia se sente bem (Foto: Vanísia Nery/ G1)

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) alegou, na época, que a peça de uma máquina necessária para cirurgia estava quebrada e que por esse motivo, a cirurgia não havia sido realizada, mas garantiu que o idoso seria encaminhado pelo TFD para outro estado, através da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC). De acordo com Raimundo, não foi necessário esse encaminhamento para fora do Acre.

“Agora está tudo normal, porque já trocaram o marca-passo, depois que fiz a reportagem tudo foi agilizado, já tirei até os pontos. Depois da entrevista tudo apareceu, máquina que não funcionava ficou boa, passagem. Teve tudo, só por conta da entrevista. Depois fui para Rio Branco passei oito dias para ser operado. E tenho que fazer o acompanhamento dia 8 novamente”, falou.

De acordo com o gerente da Sesacre em Cruzeiro do Sul, Charles André, o idosos deve continuar sendo acompanhado pelo TFD até o fim do tratamento.“Ele é paciente do TFD e, enquanto ele não estiver 100%, nós continuaremos com ele como nosso paciente, sendo acompanhado. Automaticamente ele será encaminhado, com o retorno já marcado pelo médico”, explicou.

Matéria relacionada:

Marcapasso sai do corpo de idoso no interior do Acre «

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima