Acre
Idaf prevê vacinação contra aftosa em 2,6 milhões de animais no Acre
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf) inicia nesta quinta-feira, 1, a campanha de vacinação contra a febre aftosa, doença viral contagiosa que afeta bovinos de leite e de corte e suínos. A meta é imunizar 98% do rebanho acreano.
De acordo com Jefferson Cogo, diretor-presidente do Idaf, estima-se que sejam imunizados 2,6 milhões de animais até o dia 31 de maio, data que se encerra a campanha no Acre.
“Pedimos que os criadores vacinem seus animais e se registrem nos escritórios dos municípios. Isso é muito importante, porque garante a qualidade do nosso rebanho”, declarou Cogo.
O diretor-presidente ressalta que em 2005 o Acre foi reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa, graças à política do governo estadual, por meio do Idaf. Cogo adiantou que na região do Vale do Juruá está sendo programada uma logística diferenciada por haver municípios isolados. “Estamos traçando uma estratégia especial para que nossa meta vacinal seja alcançada.”
FoAgência Acre
Comentários
Acre
Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado
Acre
Idosa de 78 anos é atropelada ao atravessar a Avenida Ceará, em Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo craniano moderado e foi encaminhada ao pronto-socorro após atendimento do Samu
A idosa Terezinha da Silva, de 78 anos, foi vítima de atropelamento na manhã deste sábado (24), ao tentar atravessar a Avenida Ceará, no bairro Tangará, em Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, Terezinha estava nas proximidades de uma parada de ônibus quando tentou cruzar a via e acabou sendo atingida por um veículo modelo Hilux, de cor prata, que trafegava no sentido bairro–centro.
Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo um corte profundo com sangramento ativo. Após a queda, ela ficou desorientada e apresentou traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.
O motorista permaneceu no local e acionou o Policiamento de Trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. Após ser imobilizada e protocolada, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Na unidade hospitalar, Terezinha foi submetida a exames de tomografia para avaliação da gravidade da lesão na cabeça.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para a realização da perícia. Concluídos os procedimentos de praxe, o veículo envolvido no atropelamento foi liberado.

























Você precisa fazer login para comentar.