Conecte-se conosco

Acre

Idaf intensifica Campanha de Vacinação contra a Aftosa na fronteira

Publicado

em

Nas propriedades de fronteira, todos os rebanhos são vacinados duas vezes ao ano (Foto: Angela Peres/Secom)

Nas propriedades de fronteira, todos os rebanhos são vacinados duas vezes ao ano (Foto: Angela Peres/Secom)

Agência Acre

Manter os rebanhos do Acre livres da febre aftosa. Esse é o foco das ações do Instituto de Defesa Animal e Agroflorestal (Idaf), que tem intensificado cada vez mais a campanha de vacinação nos municípios fronteiriços com Peru e Bolívia. A primeira fase da imunização se encerra no dia 31 deste mês.

O diferencial para as propriedades da fronteira é que não há idade vacinal específica por etapa da campanha para imunizar os animais, e todos devem receber a vacina duas vezes ao ano, ao passo que no restante do estado a obrigatoriedade da vacina em sua primeira fase só abrange o gado que possui de zero até dois anos.

Na tarde de segunda-feira, 19, foi a vez de o produtor Augusto Araújo Lopes, proprietário de terra na fronteira com a Bolívia, vacinar todo o seu rebanho. Segundo ele, o rebanho sadio é a certeza de um mercado consumidor garantido. “Eu tenho plena convicção da minha responsabilidade como produtor e sei dos benefícios que ela me traz. Bom seria se todos tivessem a mesma consciência”, frisou.

Além de vacinar, Augusto não deixa de registrar a imunização no escritório do Idaf de Epitaciolândia. “Sem a vacinação ninguém pode emitir Guia de Trânsito Animal [GTA] nenhuma, o que impede qualquer movimentação no rebanho”, completou o produtor.

Campanha em parceria

Os veterinários do Idaf em Epitaciolândia, Fábio Pires, e do Ministério da Agricultura, Alexandre Maximiano, acompanharam o processo de vacinação na propriedade de Augusto. “Sempre que possível, o Ministério da Agricultura acompanha e reforça o apoio às ações do Idaf”, afirma Maximiano.

De acordo com Fábio, há aproximadamente três anos o Acre realiza ações em conjunto com a Bolívia, haja vista que o país vizinho busca o status de zona livre de aftosa. “O Ministério da Agricultura pediu ao Idaf que reforçasse o acompanhamento do processo nas regiões de fronteira, e nós temos tido essa parceria”, comentou.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

“Vou poder escolher”: Bocalom descarta desistência e diz que definição sobre partido sai na próxima semana

Publicado

em

Prefeito de Rio Branco descarta desistência e diz que negociação com os tucanos está em fase avançada após negativa do PL

Bocalom reforçou que segue trabalhando para confirmar sua candidatura. A expectativa, segundo ele, é que a definição sobre a filiação ocorra até a próxima semana. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, voltou a afirmar nesta quinta-feira (12) que pretende disputar o governo do Acre em 2026 e descartou a possibilidade de desistir da pré-candidatura por falta de partido. A declaração foi feita durante a solenidade de reinauguração de uma quadra de grama sintética no bairro Manoel Julião.

Questionado sobre especulações de que poderia recuar do projeto político caso não encontrasse uma nova legenda, o prefeito foi direto ao negar a possibilidade.

“Eu vou ter partido, eu vou poder escolher. Acontece que, graças a Deus, a gente está numa conversação muito boa com o PSDB e eu acredito que na semana que vem a gente acaba de fechar a conversa com o PSDB”, afirmou.

Saída do PL

Bocalom busca uma nova sigla desde que o Partido Liberal (PL) decidiu não apoiar sua possível candidatura ao governo do Estado. A decisão foi comunicada ao prefeito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, após conversas com o senador Márcio Bittar.

Na ocasião, o prefeito afirmou que recebeu a decisão com tristeza, mas disse respeitar a posição do partido.

Nos bastidores da política acreana, surgiram especulações de que o gestor poderia desistir da disputa caso não conseguisse viabilizar uma filiação partidária. No entanto, ao ser questionado sobre o assunto, Bocalom reforçou que segue trabalhando para confirmar sua candidatura.

A expectativa, segundo ele, é que a definição sobre a filiação ocorra até a próxima semana.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deracre fortalece missão do Navio de Assistência Hospitalar da Marinha que leva atendimentos às comunidades ribeirinhas do Vale do Juruá

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), acompanhou na quarta-feira, 11, da missão do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, que está levando consultas médicas, exames e pequenos procedimentos às comunidades ribeirinhas do Vale do Juruá. A ação integra a 26ª Operação Acre (2026), iniciativa que amplia o acesso à saúde em localidades de difícil acesso na região. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, conheceu de perto o trabalho realizado pela equipe da Marinha nas comunidades atendidas.

Operação leva serviços essenciais de saúde a famílias que vivem às margens dos rios.Foto: Gabriel Freire/Deracre

“Quando a gente fala em cuidar das pessoas, é disso que estamos falando. Ver esses atendimentos chegando às comunidades ribeirinhas, onde muitas vezes o acesso é difícil, mostra a importância de levar o poder público cada vez mais perto de quem precisa”, destacou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

A operação leva serviços essenciais de saúde a famílias que vivem às margens dos rios e que, muitas vezes, enfrentam longas distâncias para acessar atendimento médico. A presença do navio hospitalar permite a realização de consultas, exames e pequenos procedimentos diretamente nas comunidades. Segundo Sula, a iniciativa reforça o compromisso do governo do Acre em ampliar o alcance das políticas públicas no interior do estado, em parceria com instituições federais e forças armadas.

Operação Acre, realizada pela Marinha do Brasil, percorre comunidades ribeirinhas da região do Juruá. Foto: Luy Andriel/Deracre

“A pedido do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza, seguimos fortalecendo ações que levem dignidade, serviços essenciais e presença do Estado para as comunidades mais distantes”, afirmou.

A Operação Acre, realizada pela Marinha do Brasil, percorre comunidades ribeirinhas da região do Juruá com equipes multidisciplinares de saúde, promovendo atendimentos médicos e ações de cidadania ao longo da missão.



The post Deracre fortalece missão do Navio de Assistência Hospitalar da Marinha que leva atendimentos às comunidades ribeirinhas do Vale do Juruá appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Sebrae recebe homenagem na ALEAC por seus 35 anos de atuação no Acre

Publicado

em

Sessão solene destacou contribuição da instituição ao desenvolvimento dos pequenos negócios do estado

O Sebrae no Acre foi homenageado durante uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado (ALEAC), nesta quinta-feira (12), em reconhecimento a seus 35 anos de atuação em prol dos pequenos negócios acreanos. A sessão solene foi uma proposição dos deputados José Luis Tchê e Eduardo Ribeiro.

Fundado em 1991, o Sebrae se destaca nas ações de apoio ao empreendedorismo no Acre, na geração de oportunidades para diversos setores e nas iniciativas para o desenvolvimento econômico do estado.

O diretor-superintendente, Marcos Lameira, agradeceu a honraria e ressaltou a missão do Sebrae em seu discurso na tribuna. “Só temos a agradecer por essa sessão solene, esse reconhecimento por uma instituição tão valorosa como essa, o Sebrae é apaixonante. Uma instituição que se preocupa não somente em fortalecer os pequenos negócios, mas que se preocupa com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que estão em nosso estado”.

Em seu pronunciamento, o deputado José Luis Tchê destacou a relevância da atuação do Sebrae para os pequenos negócios. “Nos momentos difíceis, dias de crise, não importa o cenário, a primeira porta que se abre é do Sebrae. Seja um MEI, uma indústria ou um sonhador, o Sebrae está lá de portas abertas com uma solução na mão. Viva o Sebrae, viva o empreendedor acreano”.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Assuero Veronez, do diretor técnico Kleber Campos, do diretor administrativo e financeiro, Vandré Prado, conselheiros e colaboradores do Sebrae, representantes de instituições de classe, além de parlamentares.

O reconhecimento reafirma o compromisso institucional do Sebrae com o crescimento sustentável, a inclusão produtiva e o fortalecimento do ambiente de negócios no estado.

Comentários

Continue lendo